Escola Berthalina

Fotografia preto e branco

A imagem a preto e branco está envolta numa certa nostalgia, que deriva não só de memórias de fotografias antigas, mas também dos primórdios da televisão. De fato, a imagem em preto e branco é bastante eficaz em enfatizar as formas e tons de um motivo. O preto e branco permite criar uma imagem poderosa de um motivo que poderia ter menos impacto em cores.

As paisagens de Inverno adequam-se perfeitamente à fotografia em preto e branco. Nesta altura do ano, é normal haver pouca cor – não existem verdes vivos e vemos apenas poucas flores em tons de vermelho ou amarelo. Uma paisagem coberta de neve já é maioritariamente monocromática. Concentre-se nas formas das árvores despidas de folhas, paredes de pedra e edifícios. A composição e o contraste tornam-se elementos fundamentais da imagem.

“Ver” em preto e branco 
Não precisa fotografar em preto e branco; pode fotografar a cores e, quando tiver transferido o arquivo para o computador, copiar e converter a imagem para preto e branco. Mas lembre-se de que o efeito de uma cena a cores pode não ser o mesmo que em preto e branco – e vice-versa.

Por exemplo, quando fotografadas a cores, as flores vermelhas destacam-se num fundo verde. Mas quando o mesmo motivo é fotografado em tons monocromáticos, o vermelho e o verde convertem-se em tons de cinzento semelhantes.

A prática ajudá-lo-á a “ver” em tons monocromáticos, mas pode acelerar a sua aprendizagem. De um modo geral, aperceber-se-á de que as imagens em preto e branco requerem mais contraste do que as imagens a cores do mesmo motivo. Fotografe o mesmo motivo duas vezes, primeiro a cores e, em seguida, em preto e branco.

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