Desde 2016, O Coletivo Educador Ambiental de Taquara, CEATAQUARA, tem buscado, o diálogo da Agenda 21 escolar com a Agenda 2030 norteando todos os projetos e programas de Educação Ambiental, e efetivando os princípios da igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. As práticas desenvolvidas nos espaços, são publicadas pelos integrantes do CEATAQUARA e podem ser acompanhadas neste site, em HOME.

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deveriam ser realizados até 2015, culminando com o fim da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Com base no relatório destas duas importantes iniciativas mundiais, além de outros documentos, em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU e lançaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que contemplam 17 Objetivos e 169 metas.

Com o objetivo de auxiliar as Nações Unidas no alcance dos 17 ODS foi lançada a Agenda 2030, um plano de ação que envolve não apenas os governos e as organizações da sociedade civil, mas também cada cidadão.

O lema dos ODS é: “Ninguém pode ficar de fora!”, por isso eles foram construídos contemplando cinco áreas de importância crucial para a humanidade e o planeta: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta, que são chamados de os 5 P’s da Agenda 2030.

O Coletivo Educador Ambiental de Taquara, acredita que os ODS podem contribuir para o enraizamento da educação ambiental nos espaços e instituições participantes, assim como, colaborar na jornada de transição à Espaços Educadores Sustentáveis, vivenciada pelas escolas participantes.

Realização:

Apoio: