A proposta da COM-VIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola surgiu a partir de demandas da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente (CNIJMA) em 2003, atendendo as premissas da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) de 1999, instituída pelo Órgão Gestor, Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A Política Nacional busca desencadear processos permanentes de Educação Ambiental (EA) formal, não-formal e difusa, visando ao enraizamento com ações estruturantes, dentre elas, a COM-VIDA, que objetiva a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar através da Agenda 21 escolar.

A COM-VIDA é uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da COM-VIDA é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade.
A COM-VIDA vem envolver a comunidade escolar para pensar nas soluções dos problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, ela tem um grande objetivo: Construir a Agenda 21 na Escola. E tem alguns objetivos específicos como acompanhar a Educação Ambiental na escola; organizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola; promover intercâmbios com COM-VIDA’s surgidas em escolas do município, região ou Estado.

Em Taquara – RS, desde 2013, fomenta-se a COM-VIDA em todas as escolas, de todos os níveis de ensino. O Coletivo educador Ambiental acompanha a COM-VIDA e visa auxiliar para que os objetivos apresentados sejam alcançados.
De acordo com a Cartilha do Ministério da Educação, “Formando COM-VIDA” se começa reunindo quem participou da Conferência de Meio Ambiente na Escola e outras pessoas que se interessam pelo tema. Vale também convidar organizações.

Abaixo, links com documentos gerais e específicos das atividades da COM-VIDA no município de Taquara.

Resumo COM-VIDA

Cartilha COM-VIDA

 

Realização:

Apoio: