Dia da Árvore

O Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, 21 de setembro, convida todos à uma reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. 2020 se apresenta como um ano de muitas queimadas, avanço incomparável do desmatamento em importantes biomas, como a Amazônia e o Pantanal, mas os cuidados com a nossa cidade não podem ser esquecidos.

Próximo da chegada da Primavera, amanhã, Terça-feira, temos todos a possibilidade de contribuir para que tenhamos mais verde e menos cinza. Para isso, te convidamos a plantar árvores!!

Este dia dedicado às árvores, comemorado no dia 21 de setembro, foi escolhido por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul. Dependendo do ano, a estação tem início no dia 22 ou 23 de setembro.

O objetivo da comemoração, é promover a importância da preservação das árvores e das florestas. Esse dia também um ótimo momento também para relembrar às pessoas que as árvores são responsáveis por proporcionar o oxigênio que respiramos, a sombra que nos ajuda a refrescar enquanto caminhamos na rua.

Ceataquara se prepara para participar do Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. 

Este ano, será o primeiro em que Taquara participa através de um grupo constituído. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Dia Mundial da Limpeza de 2020 acontecerá com a realização de ações individuais em casa, onde estaremos cuidando do nosso quadrado para cuidar do nosso planeta, através de atividades como:

Limpeza dentro de casa: Limpeza para eliminação do Foco de Dengue; Limpeza Solidária; Limpeza de Resíduos; Você pode ainda separar e destinar Óleo de cozinha e Resíduos eletrônicos.

Limpeza Digital: O objetivo dessa limpeza é organizar sua vida digital e remover todas as informações dispensáveis. Limpe seus dispositivos como fotos duplicadas, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos e arquivos desnecessários. 

Limpeza Mental: Pratique atividades que possam contribuir para a sua limpeza mental, como por exemplo: Meditação, prática de esporte, música, dança, yoga, leitura, práticas espiritualistas, dentre outros. Realize as atividades como preferir #DentroDeCasa!

Todos podem participar, basta realizar uma das ações, registrar o momento em fotografia ou vídeo, e publicar em suas redes sociais, marcando @ceataquara. As ações dos voluntários estão sendo planejadas no Coletivo Educador Ambiental, com inscrição de liderança de Sabrina Amaral da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e com 38 voluntários, dentre eles professores das seguintes escolas: Ana Paula Mauer – EMEI Harda Liana Muller ; Andressa Hoff – EMEF Rosa Elsa, Andreza Schimitt –EMEF Calisto Eóalio Letti ; Antônio Valdir -EMEF Zeferino Vicente Neves; Bibiana Lia Bobsin –EMEI Vovó Domênica ; Carla Jordana Ronnau –EMEF Tomé de Souza ; Daiana Vidal dos Santos -EMEF Antonio Martins Rangel; Dario Filho –EMEF Dezessete de abril; Debora Cristina – EMEF Dr. Lauro Muller; Eduarda Gheller –EMEF Luis Boes; Eunice Mello – EMEI Tia Paty; Fabiana Pedroso de Moraes –  EMEF  Nereu Wilhelms; Franciele Gelinger –EMEF Salzano da Cunha; Isabel Kirsch –EMEF Getúlio Vargas ; Karen Schein –EMEF Julio Maurer ; Larissa Verneque – Espaço Socioambiental; Laura de Souza Carvalho – EMEI São João; Liceo Piovesan – FACCAT; Luciana de Oliveira Correa –EMEI Alice Maciel ; Luciane de Souza Vargas -EMEF Caramuru; Naiana Barbara Lernmem: EMEF Dona Leopoldina; Najara Meridiano da Silva: EMEF Arlindo Martini; Nara Mattos: Rotary Club; Paloma Coelho –EMEF Emilio Leichtveis; Paloma Lima de Moura Ferraz :Colégio Theóphilo Sauer; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte; Suelen Fernandes Martins -EMEF Dr. Alípio Sperb; Tainá Georgi – EMEF Rudi Lindenmeyer; Thaís de Almeida – Espaço Socioambiental; Valmor Rabello – EMEF 25 de Julho; Vanessa Munari – EE Herminia G Marques e Zeli Fernandes –EMEF João Martins Nunes.

Alunos do Rosa aderem ao #TaquaraLixoZero (PSE) – ODS 4, 11, 12, 14, 15

Durante a realização dos desafios #TaquaraLixoZero, os alunos Igor, Isabeli e Evelyn, das turmas 182 e 171, enviaram produções de materiais feito por eles e publicaram nas suas redes sociais em apoio à redução, reeducação e destinação adequada dos resíduos sólidos.

Estamos na última semana do desafio e apesar de tímidos, os alunos e demais membros da comunidade escolar reagiram bem a ele desde o início do mês de agosto. A divulgação do desafio foi feita por meio do Facebook da escola e no whattsapp, onde professores e equipe diretiva também abraçaram a causa junto com algumas famílias. Não conseguimos ter proporção de famílias atingidas e motivadas pela atividade, mas acreditamos que quase todos os nossos alunos tiveram acesso aos materiais divulgados.

Os alunos que participaram enviando materiais, são membros da COM-VIDA da escola e estão sempre contribuindo com materiais no ponto ecopedagógico da escola, assim como fomentando os debates sobre educação ambiental nas redes sociais e no ambiente escolar.

O ponto ecopedagógico da nossa escola ainda não possui os novos tambores, pois foi uma das primeiras escolas do município a entrar no projeto, mas mesmo assim recebeu vários materiais como vidros, óleo de cozinha e descartes eletrônicos que serão destinados à coleta seletiva da Cooreli, contribuindo para que esses resíduos não cheguem aos aterros sanitários.

CEATaquara#desafiotaquaralixozeroCooreliNosso aluno Igor Machado, membro da COMVIDA da escola e representante da turma 182, preparou esse vídeo sobre a destinação correta dos seus resíduos durante a realização do Desafio Lixo Zero no município de Taquara.Tragam seus recicláveis até a escola e contribuam com o meio ambiente!

Publicado por Rosa Elsa em Terça-feira, 15 de setembro de 2020
Aluno Igor falando sobre o conceito lixo zero e incentivando a comunidade a destinar corretamente seus resíduos.
Aluno Igor sempre levando seus recicláveis até a escola
Dicas e divulgação da aluna Isabeli sobre os resíduos e consumo sustentável
Dicas e divulgação da aluna Isabeli, no instagram, sobre os resíduos e consumo sustentável. Ela utiliza as redes sociais para levantar vários assuntos relacionados à causa ambiental.
Aluna Evelyn relatando nas redes sociais a iniciativa da família em destinar corretamente o óleo de cozinha.

E a Campanha da Dengue continua na Escola Alípio Sperb – PSE e ODS (3, 4 e 6).

Já estamos em Agosto e a nossa Campanha segue firme, pois é sempre bom lembrar que estamos recebendo informações dos avanços da vacina contra a Covid-19, mas que para a Dengue são anos ainda pela frente para termos resultados que apresente uma imunização contra esse vírus.

Nossa escola faz os monitoramentos na pátio e sempre divulga material para a conscientização da comunidade, como as produções dos alunos de memes, CARDs e vídeos da plataforma YouTube. Vale ressaltar que a criação dos alunos é simples devido ao acessos e recursos que utilizam, mas tem seu valor informativo.

Todos juntos contra a Dengue

O vídeo da semana de Ciências da Prof. Suelen é sobre a Dengue. Todo o cuidado é pouco e é sempre bom lembrar deles. Alipio Sperb

Publicado por Com-Vida Escola Alípio A. Sperb em Terça-feira, 25 de agosto de 2020
Vídeo da plataforma digital YouTube – Divulgado pelo FIOCRUZ

ATENÇÃO AMADOS ESTUDANTES!Nossa querida Professora Su Fernandes escolheu este vídeo para vocês.Lembrem-se: Todos temos responsabilidades.

Publicado por Alipio Sperb em Terça-feira, 18 de agosto de 2020
Vídeo da plataforma digital YouTube – Giovana Belinger, Gi Tube.

Você vai deixar o mosquito tomar conta??? (ODS 3, 4, 6)

Neste mês de agosto a reunião do Comvida, da EMEF Júlio Maurer, ocorreu novamente via Watts devido a pandemia. Decidimos que precisamos tocar nossa comunidade sobre os problemas sérios de saúde que o contato mosquito pode trazer. Precisamos mostrar que o risco é real. Para que isso ocorra, o aluno Vítor, propôs que nas próximas postagens sejam com registros de jornal. Todos membros do Convida buscaram ao longo do mês noticias da nossa região e Brasil, sobre os reais riscos, as publicações foram feitas no Facebook da escola.

Atividades divulgadas no Facebook da escola https://www.facebook.com/profile.php?id=100011807522185

Dados do RS
Dados do RS sobre óbitos
Mortalidade infantil associada a Dengue
Para você que acha que é só um mosquitinho

Contra a dengue! Pré 42 e Mater 31 (ODS 2, 4 e 5 PSE)

A turminha do maternal, das professoras Ana Paula e Andriele, começou enviando um vídeo falando sobre dados da dengue no nosso estado, com o objetivo de fazer as famílias perceberem a importância do assunto! Confira no link: https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2602931279964428/2608893132701576/?type=3

Atividade proposta para as famílias realizarem!

A turminha do pré 42, da professora Tamara e professora auxiliar Franciele, enviou as famílias um vídeo bem lúdico e explicativo sobre todos os cuidados que devemos ter em nossa casa para não ter foco do mosquito! Você pode conferir a atividade no link: https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2642435732680649/2649325831991639/?type=3

DEPOIS DE TUDO O QUE VOCÊ VIU QUE NOSSA ESCOLA E COMUNIDADE FEZ, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ FAZER TAMBÉM! BORA TODO MUNDO TERMINAR COM POSSÍVEIS FOCOS AÍ NO SEU ESPAÇO?! 😉

As doenças transmitidas pelo mosquito estão aí e são sérias, podendo levar a morte! Depende de nós, com pequenos cuidados e mudanças de hábitos evitar isso!

Ações contra a dengue pré 41 e 44(ODS 3,4 e 5 PSE)

Na nossa escola, EMEI Harda Liana Muller as turminhas realizaram ações contra a dengue, que foram propostas por nossas professoras no whatsapp no grupo de pais. Os retornos foram bem bacanas e ela fizeram um registro pra gente! 🙂

A professora Michele Pias, do pré 41, propôs que as crianças juntamente com suas famílias fizessem um “mosquitão”. Para ser utilizado na caçada ao aedes e aos possíveis focos!

Você pode ver o vídeo da atividade no link https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2642435732680649/2642437059347183/?type=3

Na turminha do pré I 44, as professoras Gabrielly e professora estagiária Paula, trabalharam com a música “XÔ DENGUE”, e montaram um clipe com as crianças que participaram!

Além da dancinha, as famílias receberam instruções de como exterminar focos e identificar sintomas das doenças que o mosquitinho transmite 😉

O vídeo, você pode conferir no link https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2642435732680649/2642436982680524/?type=3

EES-Parceria no Ponto Ecopedagógico Emei Alice Maciel-ODS 02, 11,12,13,14 E 15.

Após o game nossas famílias contribuem semanalmente com o nosso espaço. Gratidão por essa grande parceira.

Agradecemos essas pessoas maravilhosas que semanalmente contribuem com seus resíduos trazendo para o nosso Ponto Ecopedagógico! Gratidão!CEATaquaraInstituto VitóriaRotary Club de Taquara

Publicado por E.M.E.I. Alice Maciel em Quinta-feira, 11 de junho de 2020
Como o aluno Vicente, do MIB vou levar o “Relixo” na escolinha

Agradecemos a parceria das famílias que continuam contribuindo com nosso Ponto Ecopedagogico…gratidão!!!CEATaquaraRotary Club de Taquara

Publicado por E.M.E.I. Alice Maciel em Sexta-feira, 24 de julho de 2020
Famílias fazendo a diferença no cotidiano dos pequenos

Todos juntos contra dengue(PSE)ODS 03, 04, 06 e 11

Durante os meses de junho e julho, a Comvida juntamente com toda a comunidade escolar vêm trabalhando arduamente no combate ao mosquito da dengue. São feitos post semanalmente pela plataforma do Facebook, com informações e às propostas pedagógicas nas atividades remotas.

#todosjuntoscontradengueCEATaquara

Publicado por E.M.E.I. Alice Maciel em Sexta-feira, 24 de julho de 2020
Atividade remota sobre a dengue

Post contendo informações sobre prevenção

#Todoscontradengue!Nossa Campanha continua!!!!!! Vamos lutar contra esse mosquito!@CEATaquaraInstituto VitóriaRotary Club de Taquara

Publicado por E.M.E.I. Alice Maciel em Sexta-feira, 3 de julho de 2020
Escudo contra o mosquito

Semana do Meio Ambiente

Durante a semana do meio Ambiente, a escola participou do webinário, realizando postagens de conscientização através do Facebook. Durante o período a escola postou um Drops divulgando o Game EcoSolidário, vídeo sobre os cuidados para evitar a dengue e um CARD de conscientização ambiental .

Atualizando a semana do Meio Ambiente

Esta semana foi de suma importância pois foi criado o grupo do whats app dos alunos do COM-VIDA da EMEF 17 de abril com 10 aluno. Todos estão muito empolgados providenciando desenhos sobre prevenção contra o mosquito.

Recebi já o primeiro desenho hoje a tarde dos alunos Gabriel, Lucas, eduarda e Fernando do 6º ano. Estamos muito empolgados pois assim poderemos prosseguir com as nossas atividades semanais.

Dengue

Dando continuidade ao assunto da semana do Meio Ambiente com relevância ao tema Dengue, com dicas sobre prevenção sobre o mosquito, para podermos nos conscientizar nas nossas casas sobre essa doença que nos preocupa a cada dia .

Alertando nossos alunos, pais e comunidade que os cuidados são diários e de cada um não somente para adultos ou escola. Para esta semana e as seguintes COM VIDA da escola 17 de abril iremos dar um foco no combate ao mosquito cada um em suas casas.

Semana do meio ambiente

A semana do meio ambiente na escola E.M.E.F 17 DE ABRIL deste ano de 2020 nos dia 01 a 05 de junho foi incrível, lotado de atrações especiais. Para cada dia da semana de segunda até sexta feira .

O roteiro foi o seguinte : segunda feira ( 01) CARD explicativo sobre a abertura da semana do meio ambiente, terça feira ( 02) DROP vídeo com dicas sobre prevenção da dengue, quarta feira ( 03) VÍDEO EXPLICATIVO dicas para ter uma hortinha sustentável e saudável em casa, quinta feira ( 04) CARD informativo sobre o dia do recolhimento do lixo do Game Educativo Eco solidário e sexta feira (05) VÍDEO INDICATIVO sobre encerramento da semana do meio ambiente com fotos das hortas caseiras dos alunos em suas casas.

Todos Contra a Dengue “PSE”

FIQUE ATENTO!

A melhor forma de combater o mosquito e acabar de vez com os focos é eliminar o acúmulo de água.

  • Elimine água parada de pneus, garrafas, calhas e vasos.
  • Não acumule sacos e copos plásticos, tampinhas e latas abertas.
  • Limpe e mantenha tampada a sua caixa de água.
  • Receba bem o agente de saúde e fique atento às orientações.
#todosContraADengue!!!

O mosquito que mata, não pode nascer! #XôDengue – ODS: 3, 4 e 11. (PSE)

Durante às 3 (três) últimas semanas, a COM-VIDA e toda a comunidade escolar da EMEF Dona Leopoldina vem se empenhando no combate ao Aedes Aegypti (mosquito que transmite a Dengue).

TAREFA 1: Em busca de um maior envolvimento da comunidade escolar no combate à Dengue, a COM-VIDA da nossa escola convidou os professores à incluírem nas atividades remotas da semana, tarefas de combate e conscientização no que refere-se ao Aedes Aegypti. As atividades foram um sucesso!

Alunos realizando as atividades propostas pelas professoras.

TAREFA 2: Sabemos o quanto é importante a divulgação de dicas de prevenção à Dengue. Sendo assim, juntamente das atividades remotas enviadas aos alunos, encaminhamos o folder elaborado pela COM-VIDA, onde alguns métodos de combate ao Aedes Aegypti foram apresentados.

Folder elaborado pela COM-VIDA e encaminhado às famílias.

TAREFA 3: No mês anterior, divulgamos na página do Facebook da escola a seguinte pergunta desafio: quais são os sintomas da Dengue? No mês atual, trouxemos a resposta dela também através da página da escola. Segue o link da postagem: https://www.facebook.com/emefdonaleo/photos/a.151689653214308/151744116542195.

Imagem divulgada junto à postagem, com o objetivo de dar destaque à publicação.

Dengue! Tô fora (ODS 03,04 e 06) Saúde na escola -PSE #PARTE 3

Os alunos da EMEF Antônio Martins Rangel continuam sua missão de informar e conscientizar a comunidade escolar sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti que parece não nos dar trégua. Além da dengue que já se tornou um problema de saúde pública quase que incontrolável, esse mosquito também é responsável por transmitir doenças como a chikungunya e a zika.

Para informar os colegas e comunidade escolar a COM-VIDA organizou um drop e cards que são postados no facebook da escola e no YouTube da professora Daiana Vidal Santos. Também o coletivo educador coloca uma mensagem semanal nas atividades domiciliares.

Estamos no terceiro mês de atividades contra a dengue, um alerta porque a dengue também mata e já fez muitas vítimas esse ano.

#TODOS CONTRA A DENGUE

NÃO PODEMOS ESQUECER DO COVID 19! PSE (ODS 03,04) EMEI SÃO JOÃO BATISTA;

A professora Gisele em parceria da sua colega Adi, realizaram um vídeo muito legal e informativo sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde para evitar a contaminação e o contágio do Corona Vírus.

Divulgamos nas redes sociais da escola.

Estamos vivendo um momento muito delicado em nossas vidas, por isso precisamos estar sempre atento aos cuidados. As Profes Gi e Adi fizeram um lindo vídeo para nos ajudar a lembrar dos cuidados que devemos ter contra o Corona vírus!! Vamos assistir 😉😉🥰🥰CEATaquaraGiseli Marques

Publicado por EMEI São João Batista em Quinta-feira, 23 de julho de 2020
Vídeo sobre o Corona Vírus

Realização:

Apoio: