Alípio Sperb na 3ª Semana Lixo Zero Taquara – ODs (3, 4, 11, 12, 15 e 16).

Na 3ª Semana Lixo Zero Taquara, nossa aluna Taiane do 7 ano fez um vídeo mostrando como faz na sua casa para reutilizar garrafas PETs.

https://www.facebook.com/100816314994213/videos/3415298685256716

Aconteceu também na 3ª Semana Lixo Zero Taquara, a união das COM-VIDAs da Escola Alípio Sperb, Lauro H. Muller e São João Batista que apresentaram um vídeo sobre as bitucas de cigarro.

https://www.facebook.com/100816314994213/videos/1036449113488718

Dengue! Tô fora (ODS 03,04 e 06) Saúde na escola -PSE #PARTE 5

No mês de outubro, a EMEF. Antônio Martins Rangel junto com a COM-VIDA e com o apoio da comunidade escolar continuou suas ações contra a dengue. Nas atividades domiciliares remotas continuou com o informativo semanal para alertar a comunidade escolar a cuidar de seu quintal evitando a água parada e cuidando de sua família. Também foi realizada atividades sobre OS VÍRUS do fascículo LER, com texto interessante sobre as diferenças entre vírus e bactérias, as viroses e a importância das vacinas. Aproveitando esse tema foi trabalhado a DENGUE, mais uma vez enfatizando dos perigos dessa doença que está muito perto de todos nós.

Os alunos também deixaram seus recados através de cartazes com dicas de prevenção e cuidados no dia-a-dia evitando o causador dessa virose.

Dengue! Tô fora (ODS 03,04 e 06) Saúde na escola -PSE #PARTE 4

No mês de setembro, nós da EMEF. Antônio Martins Rangel continuamos nossas ações contra a dengue. Nas atividades domiciliares remotas foi um informativo semanal para alertar a comunidade escolar a cuidar de seu quintal evitando a água parada e cuidando de sua família. Também neste mês tivemos o DIA MUNDIAL DA LIMPEZA e umas das ações era LIMPEZA AMBIENTAL com a eliminação do Foco da dengue.

Os alunos da COM-VIDA e o coletivo educador estão sempre alertando e divulgando os cuidados que devemos ter com o foco do mosquito para que não ocorra a proliferação do mesmo e aumente o número de pessoas infectadas.

# TODOS CONTRA A DENGUE!!

Semana Lixo Zero! #EuReciclo – ODS: 3, 4, 6, 11, 12, 15 e 16.

Na semana do dia 26 ao dia 30 de outubro, nossa escola (a EMEF Dona Leopoldina) participou ativamente da Semana Lixo Zero! O grupo COM-VIDA juntamente com a comunidade escolar engajou-se em atividades propostas com o objetivo de repensar o consumo e produção de lixo.

No dia 28 de outubro, através da página do Facebook de nossa escola, divulgamos dicas com a intenção de promover a reciclagem e atitudes sustentáveis. Para isso, aproveitamos a oportunidade para apresentar os 5 R’s com imagens de nossos alunos e colegas.

Para acessar a publicação, basta clicar nesse link: https://www.facebook.com/emefdonaleo/posts/178112060572067.

Nossos alunos participaram também do DIA D, o dia sem sacolas plásticas! Para incentivar o engajamento, os professores reuniram-se e confeccionaram sacolas retornáveis para os alunos do grupo COM-VIDA, que fizeram uso da mesma nesse ia tão importante.

As imagens com a participação dos alunos estão no link a seguir: https://www.facebook.com/emefdonaleo/photos/a.111670070549600/178175533899053.

PSE- ODS 03, 04, 06 e 11. (setembro) TODOS CONTRA A DENGUE! Lauro Muller

A luta Todos Contra a Dengue Lauto Muller continua, com a colaboração de alguns alunos do segundo (profe Ju) e quinto ano ( profe Gerusa).

Aluna Rebeca do segundo ano fez uma historinha em quadrinhos!
A aluna Evelim , do quinto ano elaborou um card!

FESTIVAL DAS ÁGUAS DE TAQUARA – (ODS 4, 5, 6, 13, 14, 15, 16).

Este evento procura apresentar, através da participação de alunos, professores e comunidade em geral, informações sobre a história, fauna e flora dos cinco rios que perpassam por Taquara, ressaltando as responsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos fomentada pela Carta da Terra e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – OD’s. Nossa escola participou da criação do seguinte episódio:

💦 EPISÓDIO 5: RIO DOS SINOS 💦📌

Assista no link: https://youtu.be/-psfr4mGJwI

Organização do Episódio: EMEF Rosa Elsa Mertins; EMEF Dr. Lauro Muller; EMEI São João, EMEF Caramuru,EMEF Tomé de Souza;EMEF Salzano da Cunha; EMEF Arlindo Martini; EMEF Zeferino Neves; EMEF Dona Leopoldina; EMEF Emílio Leichtveis.

SEMANA LIXO ZERO LAURO H. MULLER- ODS (4, 11, 12, 13, 14 e 15).

Desde 2013, a Semana Lixo Zero é a principal plataforma de mobilização social do Brasil voltada aos resíduos, movida pelo compartilhamento de boas práticas relacionadas à temática Lixo Zero como: redução, gestão de resíduos, reuso, educação para o lixo zero, compostagem, reciclagem, entre outras inovações possíveis .Nossa escola se empenhou em focar nos assuntos : BITUCA É LIXO, Casinhas para PET´s com caixas de leite. Assista os vídeos nos link a seguir:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10224544803634121&id=1429326234

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10224544803634121&id=1429326234

Semana Lixo Zero do Colégio Theóphilo Sauer (ODS – 4, 11, 12, 13, 14 e 15).

Na semana do Lixo Zero o colégio Theóphilo Sauer fez um CONCURSO DE POESIA com alunos do Ensino Fundamental (anos finais). Com o TEMA “Lixo Zero”. A ganhadora do concurso foi a aluno Ana da turma 191. A sua linda poesia foi postada nas redes sociais do colégio e na página do COM VIDA.

A professora de Ciências Paloma Ferraz, fez um vídeo falando sobre ” O que é MINIMALISMO?” que também foi postado nas redes sociais do colégio para que pais e alunos pudessem ter acesso.

Festival das Águas – Rio Padilha (ODS 4, 5, 6, 13, 14, 15, 16).

Foto do Rio Padilha e a professora de ciências Paloma

O colégio Theóphilo Sauer participou da Semana das Águas em Outubro, com o vídeo do Rio Padilha com demais escolas. Foi postado algumas fotos na página COM VIDA do facebook da escola, da professora do Com Vida Paloma Ferraz (prof.de ciências). Que foi até a Padilha para conseguir material para o vídeo.

Semana Lixo Zero da EMEF Rosa Elsa Mertins (ODS – 4, 11, 12, 13, 14 e 15)

Entre os dias 26 e 31 a escola e comunidade do Santa Rosa estiveram participando da Semana Lixo Zero desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero. Foram duas atividades de boas práticas e dois compartilhamentos de divulgação da participação da comunidade escolar, além de um convite para a entrega de materiais recicláveis na escola, que foi divulgada tanto no facebook como no classroom.

Confira nossas atividades durante essa última semana:

A semana Lixo Zero vem como um desafio para novos hábitos com o objetivo de amenizar os impactos gerados sobre o planeta.Convidamos pais, alunos, professores, empresas e demais membros da comunidade a repensar suas ações, seu consumo e a forma como descartam seus resíduos. Para isso, a COMVIDA da escola realizou alguns cards com dicas para começar a agir HOJE.Para iniciarmos a semana, convidamos a todos para aderir à Segunda Sem Carne. Esse único dia sem o consumo de produtos de origem animal pode economizar 3,4 mil litros de água usados no cultivo de grãos e nos abatedouros, sete quilos de soja para ração, 24 metros quadrados de área plantada a evita que 14 quilos de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera.Deixar de usar canudinhos plásticos já é um grande começo! Assim, evitamos que eles parem nos rios e mares, mas você também pode diminuir o consumo de plásticos de modo geral, principalmente os plásticos moles que são utilizados para embalar alimentos.Quando for ao mercado, opte por sempre fazer uso de ecobags ou sacolas retornáveis, para que o uso de sacolas plásticas passe a não ser necessário mais nos estabelecimentos.E por fim, descarte corretamente os resíduos nas lixeiras corretas. Além de agilizar as coletas domiciliares, também evita que os materiais que podem ser reciclados sejam contaminados com outros resíduos, como o orgânico. Desta forma, aproveite para encaminhar seus recicláveis até o ponto ecopedagógico da escola, pois também é uma ótima maneira de evitar que eles vão parar em aterros sanitários, por isso traga-os até nós nos dias que a escola estiver aberta!

Divulgação da interação da comunidade após a postagem das Boas Práticas Lixo Zero:

Compartilhando com a comunidade escolar algumas ações LIXO ZERO realizadas por alunos e professores do Rosa.
– Aluna Gabriely Borges de Andrade, com a confecção de uma ecobag a partir da reutilização de tecidos que possuía em casa.
– Aluna Isabeli Plamer Garcia, com algumas das suas boas práticas Lixo Zero em casa.
– Professores Luciana De Oliveira Correa e Gustavo Martim Fank com a segunda sem carne em família.

A aluna da 182, Gabriely com sua ecobag de criação própria para ir ao mercado!
Confira a publicação completa no link: https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2730306790544622

Convite à comunidade escolar para trazer os recicláveis até a escola:

Convidamos a comunidade escolar para trazer seus resíduos recicláveis nesta sexta-feira, para movimentarmos nosso ponto ecopedagógico. Essa ação faz parte da SEMANA LIXO ZERO e estará garantindo que esses materiais vão ser destinados corretamente à reciclagem e não vão parar nos aterros sanitários. Separe papéis, plásticos e metais, coloque em sacos de lixo ou sacolas bem amarradas e traga até nós. Não se esqueçam que o uso de máscara é obrigatório.Faça sua parte e ajude a minimizar os impactos sobre o planeta!

Acesso à publicação pelo link:
https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2732136787028289

Escola aberta para recebimento de recicláveis no ponto ecopedagógico e a participação de alunos e pais na sexta-feira, 31/10:

Participação da comunidade escolar na entrega de materiais recicláveis ao nosso Ponto Ecopedagógico no dia de hoje.Agradecemos ao aluno Pedro do 9º ano e sua mãe. Aos alunos Nicole do 8º e Fabrício do 7º ano com a mãe Cátia. E aos manos Vinicius e Thomas do 8º e 7º ano, respectivamente pelo exemplo de boas práticas lixo zero ao destinar corretamente os seus resíduos!

Alunos Nicole e Fabrício participando das boas práticas lixo zero.
Para conferir a publicação completa, clique no link: https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2733154703593164

Nossa escola ficou muito feliz com a participação e a aceitação da Semana Lixo Zero por parte da comunidade, principalmente pelo apoio dos pais e alunos que continuam nos ajudando, mesmo nesta época mais conturbada de pandemia e atividades remotas. Aos que estiveram presentes em mais esse desafio, o nosso muito obrigado!

PSE – Combate à Dengue no mês de Outubro, na EMEF Rosa Elsa Mertins (ODS 3, 4 e 6)

Durante o mês de outubro, a EMEF Rosa Elsa Mertins realizou três campanhas de combate à dengue, conforme proposta do calendário anual do coletivo educador.

A primeira campanha contou com a participação do aluno Igor Machado que confeccionou um cartaz para falar um pouquinho sobre como podemos, enquanto sociedade, contribuir para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações que o aluno destacou foram:
– Colocar areia no pratinho dos vasos de plantas
– Tampar bem as caixas d’água
– Trocar a água dos vasos 1 vez na semana
– Colocar os sacos de lixo bem amarrados na lixeira
– Não acumular pneus velhos em casa- Manter os recipientes de água bem vedados
– Não deixar água parada ou acumulada no pátio.
Desta forma, nossos lares estarão seguros o ano inteiro, diminuindo os riscos de dengue no município. Faça sua parte!

Cartaz do aluno Igor, disponível em: https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2720198021555499

A segunda campanha contou com a participação da aluna Sara Henssler do nono ano e também membro da COMVIDA, que desenvolveu um informativo em forma de vídeo. Nesse informativo ela descreve o que é a dengue, como é transmitida, como é o ciclo de vida do mosquito, quais são os principais sintomas da doença, como é feito o tratamento e fala da prevenção. Acompanhe o vídeo e faça sua parte revisando o pátio de casa para não deixar água parada. Não vamos permitir que o mosquito da dengue se prolifere e contamine nossa comunidade!#denguemata#todoscontraadengue

A terceira e última campanha do mês de outubro foi um informativo com um desafio para a comunidade escolar, para que não se esqueçam de fazer a verificação aos arredores de casa e no pátio em busca de objetos ou locais que possam ser um local propício para o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Informativo utilizado para divulgar o desafio.
Para abrir a publicação, basta clicar no link:
https://www.facebook.com/photo?fbid=2733009123607722&set=a.1387797668128881&notif_id=1604085805820712&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

“Hoje lançamos o desafio para os nossos alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar:
Neste final de semana, separe 10 minutinhos para fazer uma inspeção em sua casa e terreno. Verifique sua caixa dágua, vasos de plantas, calhas, ralos e algerosas, veja se há algum objeto que esteja acumulando água, tire fotos e poste marcando a escola.
São apenas 10 minutos do seu dia que irão garantir que o mosquito Aedes aegypti não tenha nenhuma chance de reprodução!”

1º Festival das Águas de Taquara – ODS 4, 6, 11, 14 e 15

O 1º Festival das Águas de Taquara ocorreu no período de 28 de setembro à 02 de outubro e contou com a participação de todo o coletivo educador, professores, alunos e direção para ser concluído, e foi um sucesso!

No dia 02, a EMEF Rosa Elsa Mertins contribuiu para a realização do episódio sobre o Rio dos Sinos. Foram semanas intensas de trabalho juntando materiais entre diversas escolas da rede municipal para que tudo ficasse pronto e fosse exibido para a população.

Confira abaixo a apresentação completa do último episódio e conheça mais sobre esse importante Rio em nosso município, clicando no link:

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fyoutu.be%2F-psfr4mGJwI&h=AT3ZUDzMhR0GwKShnU6itsC3fbSo5u7KHE-JIN2YkgxFfYXumzCplObs6uv-vr3NFpe4LgON15oNN-kpor_4qbuA_x7idKG_Xi58Kt3KDwiJ3tnLvKOLtKmY5kHBMH0dH7Z4&s=1

Dia Mundial da Limpeza (19/09) – ODS 1,4, 12

O Dia Mundial da Limpeza deste ano ocorreu virtualmente, sem aglomerações e com cada um cuidando do seu quadrado. O objetivo dessa data é incentivar a mobilização global e conjunta pela coleta e reciclagem de resíduos.

O Dia Mundial da Limpeza, ou World Cleanup Day, foi organizado aqui no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e pela Teoria Verde. Neste 19/09 foi dedicado um dia inteiro ao recolhimento e destinação correta do lixo em ruas, praças, praias, parques e dentro de casa, individualmente.

Para representar a EMEF Rosa Elsa Mertins e o Coletivo Educador de Taquara, a profª Andressa passou o dia cuidando do pátio de casa e separando roupas e objetos para o Brique da Apata, uma ONG de voluntariado animal que atua em Taquara há mais de 16 anos.

Abaixo, imagens do relato realizado no facebook:

“Aqui em casa passamos a tarde toda limpando os fundos do terreno. Nosso pátio é enorme e com a correria do dia a dia nem sempre damos a devida atenção a ele. Aproveitamos para tirar um tempo pra nós e com os nossos bichos, que ficaram o tempo todo vendo se estávamos trabalhando direitinho…”

🥰
Imagem de divulgação do Dia Mundial da Limpeza
“Limpeza dos canis no fundo do pátio e replantio dos pés de café.”
“Toda forma de vida importa! Alguns inquilinos que fizeram uma breve visita durante a limpeza do terreno.”

https://www.facebook.com/andressa.hoff.1/posts/3426567367394943

Dia Mundial de Limpeza- (ODS- 1,4,12)

No dia 19 de setembro foi realizado o Dia Mundial de Limpeza, as escolas Emef Lauro Muller, Emef Alípio Sperb e a Emei São João Batista realizaram uma limpeza nos arredores da Prainha em Taquara. Foi um momento de reflexão e aprendizado para todos os envolvidos.

FESTIVAL DAS ÁGUAS DE TAQUARA, #GRATIDÃO (ODS 3, 4, 10, 12, 13, 14)

Na semana do dia 28 de setembro a 2 de outubro, foi realizado o Festival das Águas de Taquara, foi um momento muito lindo onde as escolas do munícipio puderam destacar as belezas dos nossos rios.

Foi dividido em 5 rios e durante a semana passaram os vídeos de cada um contando um pouco da história. Rio Rolante, Rio Paranhana, Rio Padilha, Rio da Ilha e o Rio do Sinos, Foi muito lindo e gratificante realizar esse projeto junto com os colegas .

1º Festival das Águas de Taquara (ODS’s 3,4,6,10,12,13,14)

Escolas de Taquara participaram da 27ª Semana Interamericana da Água e 20ª Semana Estadual da Água através do 1º Festival das Águas de Taquara no período de 28 de setembro à 02 de Outubro.

O evento, ocorreu no formato online, pelo o Youtube e no Facebook https://www.facebook.com/ceataquara, visando apresentar através da participação de alunos, professores e comunidade em geral, informações sobre a história, fauna e flora dos 5 rios ( Rio Rolante, Rio Padilha, Ria da Ilha, Rio Paranhana e Rio dos Sinos) que perpassam por Taquara, ressaltando as responsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos fomentada pela Carta da Terra e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS´s.

A EMEF. Antônio Martins Rangel, juntamente com as escolas EMEF 25 de Julho, EMEF Luis Boes; EMEI Harda Muller ficaram responsáveis pelo Rio Rolante. Buscamos muitas informações sobre o Rio através de pesquisas, visitas ao rio, entrevistas com moradores da cidade de Rolante e de moradores próximo ao Rio Rolante na localidade de Olhos D’Água. Também foram realizadas atividades com os alunos da COM-VIDA e demais alunos como escrever poesias e desenhar o rio que querem para o futuro. Com todo esse material foi produzido um lindo vídeo: 1º episódio: Rio Rolante.

Foi muito gratificante participar do 1º festival das Águas de Taquara e principalmente conhecer a história do Rio Rolante.

Desafio Taquara Lixo Zero (ODS’s 3,4,11,12)

Foram 6 semanas, de 05/08 a 17/09/2020 de muito aprendizado e contribuição para que a população taquarense se conscientizassem sobre o tema RESÍDUOS. Os 6 Desafios Taquara Lixo Zero que foram realizados de forma digital pelas redes sociais, compartilhados e curtidos pelas escolas e comunidades escolares foram:

1º) Em Taquara lixo tem dia e hora certa!

2º) Garante o destino correto do seu resíduo reciclável

3º) Orgânico não é lixo. Faça compostagem, adube e plante essa ideia!

4º) Nem pelo ralo nem pelo lixo. Óleo de cozinha usado, a solução é reciclar.

5º) Eletrônicos descartados no lugar certo!

6º) Sem plástico. Reciclar é bom, mas reduzir o volume de resíduos é ainda melhor

Durante esse período, paralelo ao desafio Taquara Lixo Zero, a EMEF. Antônio Martins Rangel realizou diversas atividades remotas sobre CONSUMO CONSCIENTE, como criação de cartazes, história em quadrinhos, “memes”, vídeos e textos para refletir .

Abaixo segue algumas atividades realizadas:

Dia Mundial da limpeza -19/09 (ODS’s- 1,4,12)

# Eu Cuido do meu quadrado.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. 

A COM-VIDA da EMEF. Antônio Martins Rangel junto com os demais alunos e comunidade escolar participaram desta linda iniciativa!

Realização:

Apoio: