Webnário de EA – Encerramento das ações de EA na Ed. Formal

Webnário e conclusão da formação continuada em Educação Ambiental 2020 – Taquara/RS.

Palestrantes:

Adriana Roveda: Assessora de EA na Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS

João Paulo Angeli: Coletivo educador e Carta da Terra de Foz do Iguaçu/PR

Vivian Battaini: Professora Universidade o estado do Amazonas, pesquisadora ESALQ/USP e OCA, educadora ambiental o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental

Mediadora

Sabrina Amaral: Coordenadora de Ed. Ambiental e Científica da Sec. Educação de Taquara- RS; Facilitadora do Coletivo Educador Ambiental de Taquara.

Assista clicando aqui: https://fb.watch/2CVfNWsNCg/

Feliz Natal Lixo Zero

#Repost @coletivolixozerors• • • • • •Natal lixo zero!🎄👉É possível comemorarmos essa data sem gerarmos lixo?Com planejamento e criatividade é possível sim!🎄Para decorar sua casa além de reutilizar as decorações de anos anteriores, evite comprar objetos que não duram mais do que um Natal, como aquelas luzes pisca-pisca que muitas vezes são descartáveis pois deixam de funcionar assim que o Natal acaba então são recicladas.🎅🏽Utilize materiais reciclados que você já tem em casa para criar objetos de decoração lindos, desde guirlandas e porta guardanapos de rolinhos de papel higiênico a pequenas árvores de Natal feitas de galhos.🎁Presenteie com experiências ao invés de coisas, mas se você quer presentear com algomaterial, embale com pedaços de tecidos, papéis reciclados, de rascunho e já incentiveo presenteado a hábitos mais sustentáveis.🍴Para sua ceia planeje com antecedência o que vai preparar e para quantas pessoas,assim compra somente o necessário evitando o desperdício e claro compre a granel com suas embalagens e lembre da sua sacola retornável.🤶🏼Quer mais dicas para um Natal sem lixo? Passa lá no @umavidasemlixo por Cristal Muniz, diariamente ela posta dicas valiosas.Texto e arte: @magdakohanoski @institutolixozerobrasil @lixozeropoa @caxiaslixozero @lixozerosantiago @lixozerohorizontina @lixozeroscs @lixozero_saoleo @lixozerosantamaria @lixozerovt @lixozeronovohamburgo @canoaslixozero @lixozerogramado @lixozero_passofundo @lixozeroch @taquaralixozero #institutolixozer o#ilzb #natallixozero #zerowaste #coletivolixozerors

https://www.facebook.com/ceataquara/posts/219960069629422

Saúde na Escola

Para lembrar que a escola é Educação Ambiental e que a Educação Ambiental é um conjunto de fatores que nos levam a qualidade de vida, a professora Andreza Schmitt de Ciências, trabalhou na COM-VIDA Calisto diversos temas com todos os alunos da escola. Tivemos Rio do Nosso Bairro, COM-VIDA Calisto contra a Dengue, Semana do Meio Ambiente, Semana Interamericana da águas, Semana Lixo Zero e agora neste final de ano os nossos alunos se engajaram nas seguintes causas:

Novembro: Vacinas: os alunos procuraram suas carteirinhas e pesquisaram quais as doenças eles não contraíram devido a vacinação e já aproveitaram para colocar as vacinas em dia.

01/12: Dia Internacional de Luta e Combate ao HIV: os alunos pesquisaram o que é, como prevenir e tratar o HIV.

08/12: Semana Bem Estar Animal: os alunos organizaram as carteirinhas de vacinação de seus animais de estimação e o remédio para vermes.

15/12: Dengue, reforçamos os cuidados que devemos ter em relação ao vetor Aedes.Lembrando que sem educação ambiental e sanitária a qualidade de vida não melhora e sem o apoio e os cuidados da comunidade em parceria com a escola nós não conseguiremos seguir de forma competente. “Juntos somos mais fortes!”

Carteira de vacinação da cachorrinha do aluno Renato, sexto ano.

Cartela de remédios para vermes, desenho sobre os cuidados com a Dengue e trabalho sobre HIV/AIDS.

Semana Lixo Zero

Bom dia!!Você sabe o que é consumo consciente? É quando, quanto e para onde vai o seu consumo. Isso mesmo! Você está consumindo de forma correta, de forma equilibrada sem exageros? Destinando, ou seja, mandando seu resíduo para um local onde ele seja realmente reaproveitado?A dica de hoje na #semanalixozerocalisto #semanalixozerotaquara #semanalixozerors #semanalixozero, aqui da #ComVidaCalisto2020, é o nosso minhocário, que foi reativado e a nossa professora de Ciências e do COM-VIDA Andreza Schmitt está trazendo os resíduos orgânicos de sua casa para alimentar as minhocas. E para nossa alegria, toda hora estão chegando lindos exemplos de nossos alunos, que serão postados durante a semana! Show galera!Vamos juntos nessa?Semana Lixo Zero da Calisto Eolálio Letti#lixozero#semanalixozerotaquara#CeaTaquara#ComVidaCalisto2020#coletivolixozerors#InstitutoLixoZeroBrasil#Taquaralixozero#SemanaLixoZero#Inspiração0:21 / 1:000:12 / 2:36

Sabão feito pelas alunas Linda do nono ano e Alícia do sexto ano

Aluno Luís, do sétimo ano, confeccionando um jogo vai e vem com rolinhos de papel higiênico

Desafio Taquara Lixo Zero! – ODS: 3, 4, 7, 11, 12, 13 e 17.

A EMEF Dona Leopoldina, participou também da semana #DesafioTaquaraLixoZero, onde buscou através de alguns hábitos, promover uma cidade mais sustentável.

Para isso, através da página do Facebook da escola e também grupos de whatsapp das turmas, divulgou-se os 6 desafios propostos pelo CEA Taquara.

Os 6 Desafios Taquara Lixo Zero que foram realizados de forma digital pelas redes sociais, compartilhados e curtidos pelas escolas foram: “Em Taquara lixo tem dia e hora certa!”; “Garante o destino correto do seu resíduo reciclável.”; “Orgânico não é lixo. Faça compostagem, adube e plante essa ideia!”; “Nem pelo ralo nem pelo lixo. Óleo de cozinha usado, a solução é reciclar.”; “Eletrônicos descartados no lugar certo!”; “Sem plástico. Reciclar é bom, mas reduzir o volume de resíduos é ainda melhor!”.

Abaixo seguem alguns registros feitos pela comunidade escolar, participando do Desafio Taquara Lixo Zero:

ALUNA LUIZA FAZENDO A SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS PARA COLETA.
COLETA DE ÓLEO SENDO REALIZADA NA CASA DO ALUNO PEDRO.
MORADORA DE NOSSA COMUNIDADE UTILIZANDO O RESÍDUO ORGÂNICO COMO ADUBO EM SUA HORTA.

Dia Mundial da Limpeza! – ODS: 3, 4, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 16 e 17.

No mês de setembro, a EMEF Dona Leopoldina se engajou e participou ativamente do Dia Mundial da Limpeza.

Toda a comunidade escolar colaborou, enviando registros de sua ação do dia 19. Antes do dia ocorrer, mobilizamos responsáveis e comunidade escolar para a participação. Todos os registros desse dia estão no Facebook de nossa escola: https://www.facebook.com/emefdonaleo/photos.

Professora Ana Beatriz realizando a Limpeza Digital.
Professora Naiana, realizando a limpeza solidária, mental e ambiental.
Aluno Olisses realizando a limpeza mental através da prática de Yoga.

Pelo fim da Dengue! – ODS: 3 e 4 (PSE)

Durante os últimos meses, nossa escola (a EMEF Dona Leopoldina) vem se empenhando para manter o Aedes Aegypti longe de nossa comunidade. Por isso, durante esse período, buscamos alertar semanalmente as famílias, através dos grupos de whatsapp, sobre cuidados indispensáveis para acabar com a Dengue.

Para isso, a professora orientadora do projeto COM-VIDA, juntamente com a direção da escola, buscou resgatar alguns materiais já construídos pelos alunos, outros elaborados pelos professores e enviá-los para a comunidade, sempre solicitando os registros de suas ações de combate.

Um dos últimos materiais enviados no grupo.
Material confeccionado e enviado pela aluna Valentina.
Retorno dado por alguns alunos e responsáveis.

FESTIVAL DAS ÁGUAS DE TAQUARA – (ODS 4,5,6,13,14,15,16)

Evento lindo que aconteceu em nosso município , onde procurou apresentar informações sobre a história, fauna e flora dos 5 rios que perpassam por Taquara. Todas essas informações contadas através da participação de alunos, professores e comunidade em geral.

Foi um momento enriquecedor, de muito aprendizagens ressaltando as responsabilidades no cuidado com a gestão sustentável dos recursos hídricos fomentadas pela Carta da Terra e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Nossa escola, E.M.E.F. Nereu Wilhelm, participou com a apresentação de um trecho da Carta da Terra, no episódio do Rio Padilha.

Você pode assistir ao episódio completo no link: https://youtu.be/pz2j0PSnYC4

Episódio organizado por: EMEF Júlio Maurer; EMEF Nereu Wilhelms; Colégio Theophilo Sauer; EMEF João Martins Nunes

DIA DA LIMPEZA (19/09) – ODS 1,4,12

WorldCleanup Day, Dia Mundial da Limpeza – ação que visa promover mobilização de pessoas voluntárias para a limpeza de sua cidade, bairro , casa. Essa ação simboliza um dia de conscientização da sociedade para o problema mundial de descarte correto dos resíduos.

Primeiro ano em que nossa cidade, taquara, participou. E mesmo vivendo uma pandemia mundial do Coronavirus , o evento aconteceu, onde as ações foram realizadas individuais em suas casas.

No dia 19 de setembro de 2020, aproveitei para realizar uma Limpeza digital, onde o objetivo é organizar a vida digital e remover todas as informações duplicadas, aplicativos não usado, entre outras…. E gente, como tem informações que não utilizamos.

A E.M.E.F. Nereu Wilhelms, procurou incentivar a comunidade a participar através dos grupos de WhatsApp mantidos por turmas.

Muito gratificante participar de um evento Mundial de suma importância para todos os seres.

Professora realizando sua limpeza digital.
Eu cuido do meu quadrado.

LIXO ZERO, inspira TAQUARA (ODS 3,4,6,11,12,15

Lixo Zero ainda é um conceito de vida que nos faz pensar sobre tornar consciente sobre a maneira, o destino que estamos dando aos nossos resíduos antes de descarta- los no lixo.

Presente em várias cidades do Brasil e em outros países do mundo, esse conceito “LIXO ZERO”, consiste em reduzir ou mesmo eliminar, o envio de nossos resíduos para aterros sanitários ou para a incineração.

A E.M.E.F. Nereu Wilhelm, participou da Semana Lixo Zero de Taquara, que ocorreu de 23 de outubro a 1 de novembro de 2020. Participamos com a proposta de duas atividades:

1°- Dia D sem sacolas plásticas: Que consistia em ficar e estimular as pessoas a mudarem seus hábitos e substituírem as sacolas plásticas por material reciclável.

2°- Poesias: estimulando os alunos a escreverem ou desenharem sobre o assunto LIXO ZERO. Foi um momento muito especial, ver nossos alunos desde pequenos sabendo de seu papel no mundo, sendo conscientes sobre os resíduos que geram em suas residências.

Desenho feita por aluna do segundo ano, turno da tarde.
Dia D sem plástico.

PSE – Rosa Elsa no combate à Dengue no mês de novembro (ODS 3, 4 e 6)

Durante o mês de novembro, a EMEF Rosa Elsa Mertins realizou duas atividades sobre a Dengue e uma no início do mês de dezembro. O objetivo era alertar, sensibilizar e engajar a comunidade escolar a cuidar do seu pátio e alertar aos vizinhos sobre a proliferação do mosquito, principalmente durante o verão e dias seguidos de chuva. Essas últimas postagens foram feitas por meio de vídeos, pois notamos ter maior visualização no Facebook e como as férias estão chegando, o intuito é que mais pessoas sejam atingidas!

Na primeira atividade, exibimos um vídeo no facebook da escola:

Nesta semana, a COMVIDA da escola traz para vocês uma animação desenvolvida pela equipe da Coordenação de Multimeios, em parceira feita com o Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. A animação apresenta informações sobre a dengue, enfatizando o número de casos, as medidas de prevenção, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, os sintomas e diagnóstico da doença.Aproveitem o fim da semana para revisar caixas dágua, vasos de plantas, calhas e objetos que possam acumular água e ter a possibilidade do mosquito da dengue se reproduzir!

Você pode conferir pelo link abaixo: https://www.facebook.com/100006959830431/videos/2756446307930670/

Segunda atividade:

Hoje a COMVIDA da escola está trazendo dois vídeos sobre o mosquito Aedes aegypti, reforçando sobre os principais cuidados que a comunidade escolar deve ter para evitar a sua proliferação.Assista abaixo e não se esqueça de revisar o pátio, vasos de plantas e demais objetos em sua casa que possam acumular água. Aproveite que a chuva deu uma trégua e verifique se não ficou nenhum cantinho com água parada!

Você pode conferir pelo link abaixo:
https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2759511904290777

Terceira atividade:

Hoje a COMVIDA da escola traz o último PSE do ano, mais uma vez enfatizando sobre a importância em se ter cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.Nos vídeos abaixo, alertamos sobre os aumentos dos casos de Dengue em todo o país no ano de 2020 e convidamos a todos para cuidarem de suas casas e alertar aos vizinhos.A dengue mata. Cuide da sua família e da sua comunidade!

Você pode conferir pelo link abaixo:
https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2761062817469019

3°Semana Lixo Zero de Taquara EMEI São João Batista ODS (03, 04,12)

Durante a semana do dia 25 de setembro ao dia 04 de outubro foi realizado a Semana Lixo Zero no Rio Grande do Sul, e em Taquara a 3° Semana Lixo Zero, com diversas ações sobre o tema. A EMEI São Batista realizou atividades de cuidado com o Lixo e tratamento da minhocasa. Foi muito gratificante e realizador a participação das famílias nessa atividade. Realizamos Vídeo Aula com dicas sobre os cuidados com o lixo. Também realizamos outro vídeo sobre Dicas de cuidados com a minhocasa e como é fácil ter em casa

https://www.facebook.com/emeisaojoao/videos/670555993834933
https://www.facebook.com/emeisaojoao/videos/666868910637861

Dengue! Tô fora (ODS 03,04 e 06) Saúde na escola -PSE #PARTE 6

E as nossas ações contra a dengue NÃO PARAM.

No mês de novembro, a EMEF. Antônio Martins Rangel junto com a COM-VIDA e com o apoio da comunidade escolar continuou suas ações contra a dengue. Nas atividades domiciliares remotas continuou com o informativo semanal para alertar a comunidade escolar dos cuidados com a água parada e também foi realizada atividades publicadas no facebook da escola, como drop e card alertando sobre o perigo da dengue e informando sobre a prevenção e sintomas da doença. Abaixo segue os links:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3684420088247024&id=100000372075978

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2804908273064031&id=100006346573634

LIXO ZERO inspira Taquara (ODS 3,4,6,11,12,15)

Aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar a eles o encaminhamento correto é o fundamento da política de Lixo Zero. Presente em cidades do Brasil e de outros países do mundo, o conceito consiste em reduzir – ou até eliminar – o envio desses materiais para aterros sanitários ou para incineração.

Pode-se dizer ainda que o Lixo Zero é um conceito de vida, no qual a pessoa passa a refletir e torna-se consciente dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. Nesse contexto, devemos pensar duas vezes antes de jogar alguma coisa no lixo e sempre fazendo a nossa parte.

Nossa escola, a EMEF. Antônio Martins Rangel participou da 3ª Semana Lixo Zero de Taquara junto com as demais COM-VIDAS através de 62 atividades, compartilhadas durante o período de 23/10 a 01/11 com lindas ações de boas práticas.

                Participamos com duas atividades:

1ª) Dicas e informações sobre o Consumo Consciente. Um vídeo onde alunos da COM-VIDA explicam e dão dicas sobre o consumo consciente e os tipos de resíduos e seus descartes corretos. Está no facebook da Escola Antônio Martins Rangel, no link: https://www.facebook.com/100024765787081/videos/807556300079889/

2ª) Concurso de poesias – “SÓ DEPENDE DE NÓS” #LixoZero. O ocorreu com a participação de 11 alunos com lindíssimas poesias, que foram publicadas no link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2782186918669500&id=100006346573634, a poesia mais curtida durante 12 horas (das 9hs até às 21hs) de acordo com o regulamento era a vencedora.

Eucuidodomeuquadrado

Diamundialdalimpeza

worldcleanupday

ceataquara

Mobilização mundial 🌍
@Worldcleanupday.ldiw

Mobilização Nacional 🇧🇷
@teoriaverde
@limpabrasil

Parceiros
@institutolixozerobrasil
@ColetivoLixoZeroRS
@TaquaraLixoZero
@CEATaquara
@OcadeGaia
@GaiaGuria

Nossa Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini, colabora com a separação do resíduo do óleo de cozinha , e com a separação dos recicláveis trazidos pela comunidade.

#DESAFIO TAQUARA LIXO ZERO

Desafio 2.

Divulgação em nossas redes sociais para conscientizar nossa comunidade de como descartar corretamente seus recicláveis em suas casas.

Emef Arlindo MartiniEM AÇÃO #TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUENossa escola está alertando a comunidade que é importante que cada um faça a sua parte no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em sua residência.Aproveitamos o momento da retirada das atividades dos alunos para entregar cartões (com imagens ilustrativas e com mensagens)orientando as famílias na prevenção.#ESCOLA, ALUNOS E FAMÍLIAS CONECTADOS#TODOS NUMA AÇÃO#TODOS NA PREVENÇÃO#DENGUE! AQUI NÃO!CEATaquara

  • Mães de nossos alunos retirando as atividades e com cartão de prevenção contra a #DENGUE junto.

Emef Arlindo MartiniCOMBATE Á #DENGUE

O aluno João Pedro contribuindo para diminuir a proliferação do mosquito da dengue, mesmo estando em casa não podemos parar de conscientizar a todos do perigo que o mosquito pode nos transmitir, com simples ações podemos ajudar no combate #DENGUE.

*O aluno colocando a taquara do jardin com a abertura para baixo.

*E também colocando areia no vaso da folhagem.

CEATaquara

Realização:

Apoio: