Coletivo Educador Ambiental Regional

Observando o Rio dos Sinos (ODS 06)

Com-vida da EMEF Antônio Martins Rangel avaliando a qualidade da água do Rio dos Sinos através de análise dos parâmetros físico-químicos na data de 19 de agosto em 2019.

Oficina dos sonhos!!

Após o diagnóstico realizado na nossa escola, Getúlio Vargas, com os alunos da COM-VIDA, os alunos escolheram quais os sonhos seriam possíveis para realização durante o ano. Será feito uma revitalização da horta da escola, para que as hortaliças sejam utilizadas na alimentação da escola. O segundo sonho é melhorar e arrumar o espaço da pracinha, e proporcionar uma ambiente melhor para os alunos menores. O ultimo sonho é melhorar a consciência dos alunos sobre uma alimentação mais saudável, utilizando a horta da escola e também em casa. os prazos foram estipulados,mas podendo ser alterados, caso seja necessário mais tempo para a realização do trabalho.

Agenda 21: Conscientização sobre a economia da água nos espaços da escola (ODSs 6 e 12)

A ação descrita na Agenda 21 Escolar sobre uso consciente da água nos espaços da escola foi realizada com sucesso. A turma da COM-VIDA realizou uma conversa sobre a economia da água e o seu desperdício nos bebedouros das salas de aula, pois estavam colocando muita água nas canequinhas e o que não bebiam colocavam fora. Confeccionaram plaquinhas com a frase: “Vamos usar o bebedouro sem desperdício… Cada gota d’água é importante!” Após foram nos espaços da escola onde tem bebedouros, explicaram que devemos servir apenas o que iremos beber e colaram os recadinhos.

Animais abandonados (ods15) EMEI Harda Liana Muller- Bem estar animal

No assunto “Bem estar animal”, tratamos do tema: animais abandonados, situação muito encontrada aqui na nossa comunidade, infelizmente! Conversamos sobre os animais que temos em casa e os cuidados que são necessários, de como um animalzinho abandonado por aí deve sofrer… 🙁 este assunto sensibiliza os pequenos! para ilustrar nosso trabalho, fizemos uma “busca por animais abandonados” na pracinha de nossa escola! Foi uma brincadeira lúdica e muito divertida sobre um tema sério e nada legal! Para concluir, deixamos um recado no nosso mural, na entrada da escola! Dentro deste tema, assistimos vídeos e vimos fotos de animais marinhos que sofrem com o resíduo que, de forma errada vai parar no mar! Confirmamos mais uma vez, que as atitudes erradas dos homens, pode acabar com a vida no nosso planeta, é preciso mudança!

Agenda 21: Plantio das hortaliças e manutenção da Horta Escolar (ODSs 3 e 11)

Os alunos da COM-VIDA e os alunos da turma do Maternal II fazem a manutenção da horta escolar semanalmente, onde regam, arrancam os matinhos, plantam, etc. Após serem colhidas as verduras e temperos, os canteiros já são preparados para um novo plantio de mudas e as hortaliças utilizadas na alimentação das crianças.

Vamos Cuidar dos Animais!!(ods15)

A COM VIDA da EMEI São João Batista realizou no mês de julho uma atividade muito legal sobre o Bem Estar Animal. Em uma sessão de cinema assistiram um filme que relatou a importância de se cuidar dos animais, tanto de estimação quanto os silvestres que vivem na natureza. Após realizamos uma visita até a casa de seu Valdir, para observação e orientações de como se deve cuidar e manter os ambientes onde vivem determinados animais.

Oficina de futuro- Arvore dos sonhos/ Pedras no caminho. ( ODS 03, 04 e 15)

No dia 03/05 o COM-VIDA finalizou o questionário ( Espaço Físico), e em seguida já o enviamos. Passou-se alguns encontros e em conversa estamos pensando como concluir a oficina de futuro. então os alunos tiveram a seguinte ideia, criar uma maquete, contendo as Pedras no caminho, e no final do caminho teria a Árvore dos sonhos, e o resultado ficou lindo…

Realização:

Apoio: