Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana de reflexão – Semana do Meio Ambiente (ODS 3, 4, 6, 11, 12, 13, 14 e 15).

Nossa programação da Semana do Meio Ambiente propôs algumas atividades que despertassem a reflexão para esses dias especiais e pensando nisso formamos CARD com mensagens, vídeos com passo a passo da separação de resíduos na casa da Profª Emilena Prauchner, Drops variados com assuntos da Dengue, da Alimentação sustentável, dos 3 verbos da vida sustentáveis e um vídeo com alunos da COM-VIDA e professores lendo poemas bonitos. Em especial, disponibilizamos, um drop com interpretação em Libras. Estamos felizes com a confecção dessas ações, pois esse momento de sensibilização faz com que transformações aconteçam.

COMBATE A DENGUE! (ODS 3,4 e 6) PSE

Nesta segunda semana de ações na escola EMEF Rudi Lindenmeyer enviamos uma atividade aos alunos para ser feita juntamente com sua família. Solicitamos a confecção de um desenho mostrando duas formas de acabar com o mosquito da dengue e assim prevenir em sua comunidade a proliferação. Então, criaram desenhos com dicas de como prevenir a dengue não deixando água parada acumulada em recipientes jogados pelo quintal de casa. Através disso, refletiram sobre o que é correto para combatermos a dengue. Fica a dica deles a todos!! Desenho com dicas de certo e errado para combater a proliferação do mosquito.

Cronograma semana do meio ambiente

A semana nacional do meio ambiente começa no dia 1° de junho e vai até o dia 5 de junho. Estás foram as atividades que nossa escola se programou para realizar nessa semana tão especial:

xô dengue! ODS 3

“Prevenir o Coronavirus é importante, mas não podemos esquecer de lutar contra a Dengue”…Aqui vai um recadinho dos nossos queridos alunos Guilherme e Maicon, para vc! ABRA O LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=2-R4I687QAc

Game transformando “lixo” em comida. ODS 2, 12

Pensando numa forma de mudar a realidade do descarte dos resíduos em nossa comunidade e contribuir para o momento que estamos passando, a nossa escola que faz parte de COM VIDA está participando de uma brincadeira, visando a preservação do meio ambiente e o aproveitamento para a reciclagem. Essa brincadeira se chama Game Eco Solidário, transformando o “lixo” em alimento.

Conhecendo as águas do nosso bairro ods 4,5,14

Dia 17 de março dia Estadual do Rio do Sinos, dia da Preservação e da Conscientização da importância da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.Na manhã de hoje a Com-Vida da escola realizou a visitação ao Rio do Nosso Bairro, constando um ambiente limpo, porém o nível da água estava abaixo do normal. Aproveitando coletou-se amostra da água para a missão 01:Se liga na liga.

Atividades físicas no Dia do Desafio na Alípio A. Sperb! (ODS 3) (PSE)

Dia 27 de maio foi a 26ª edição do Dia do Desafio, que é a maior campanha de incentivo à a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos do mundo. Esse ano o evento foi digital devido a Covid-19 e então todos foram convidados a fazerem atividades em casa, o que foi muito bacana, pois muitas famílias participaram juntas. As redes socias foram tomadas por fotos e vídeos dessa ação. #DiaDoDesafio #DiaDoDesafioDoAlipio #JuntosNoDiaDoDesafio

O Game EcoSolidário que envolve a comunidade. (ODS – 4, 11, 12, 13 e 15).

Indo para mais uma semana do Game EcoSolidário na nossa escola, arrecadamos muito material mais uma vez, mostrando que estamos unidos nessa fase difícil e reagindo com solidariedade e com determinação. Destacamos a querida aluna Bruna Catieli Dias que se envolve muito, motiva a todos e sempre está disposta para qualquer atividade que a escola solicita. Ela que deu início a essa maravilhosa ação com o vídeo de abertura do Game.

Você se mexe e o mundo mexe junto! #DiaDoDesafio – ODS 3 (PSE)

O grupo da COM-VIDA da EMEF Dona Leopoldina se mobilizou no dia do desafio e propôs uma atividade de exercício divertido para toda a comunidade escolar através de um vídeo. Quem cumpre o desafio registra e envia para a escola! LINK DO VÍDEO DO DIA DO DESAFIO: https://www.facebook.com/emefdonaleo/videos/533603207310572

Vira vira, é a solução! Parte 2. #XôDengue – ODS 3, 4, 6 e 14 (PSE).

O grupo COM-VIDA, da EMEF Dona Leopoldina realizou um novo vídeo com novas dicas de como combater e prevenir a Dengue! Parte dos alunos se mobilizou, procurou em sua casa focos de proliferação do mosquito e fez a sua parte no combate do mesmo. Lembrando que para maior divulgação do material produzido, o vídeo está sendo encaminhado para toda a comunidade escolar juntamente com as atividades de vínculo. LINK DO VÍDEO PRODUZIDO PELOS ALUNOS: https://www.facebook.com/107808017602472/posts/124208212629119/?vh=e&d=n

Todos contra a dengue na E.M.E.F. Luís Böes – 2 (PSE) ODS 4, 6, 15

Os professores pediram e os alunos atenderam! Essas são algumas imagens dos alunos da Luís Böes procurando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti! Além da dengue ele também transmite Chikungunya e Zika, por isso é tão importante evitar acúmulo de água em recipientes como pneus, vasos e potes. Além dos cuidados, os alunos também produziram mosquitos utizizando materiais reciclados como papel e papelão, outra forma de trabalhar de forma lúdica o tema e cuidar da natureza.

Lixo é reciclável, tempo não. Promova a transformação!ODS12

Na EMEI Alice Maciel o Game Eco solidário têm trazido um bom envolvimento da comunidade escolar. O ecoponto é um local que às professoras utilizam para suas atividades programadas, reforçando a mobilização. Quando mais cedo o tema for abordado, maior é a educação ambiental. Além disso, reforça-se às dicas de higienização e segurança para o bom andamento da proposta. Bem como a separação dos resíduos.

Todos contra a Dengue! ODS (3, 4 e 6). #PSE

Grande parte dos focos estão dentro das residências e para evitar que o mosquito se prolifere, simples atitudes como virar para baixo garrafas, colocar telas nas janelas, deixar sempre com areia pratos de plantas, manter calhas e vasilhas de animais de estimação sempre limpas, fazem a diferença no combate do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Todos contra a Dengue!ODS 03,04,06 (PSE)

Essa publicação foi feita pela professora Laura, e publicada no Facebook da escola para conscientização e orientação para a importância dos cuidados que devem sempre se ter contra a Dengue. Uma das Ações da escola sobre o tema Saúde na escola. Todos contra a Dengue, Vamos nos proteger, nesse momento não podemos esquecer desse mosquitinho tão perigoso, vamos manter nossos quintais sempre bem limpos e organizados assim não daremos chance para o mosquito!

Dengue! Todos contra…. ODS 3,4 e 6 (PSE)

A EMEF Getúlio Vargas iniciou um projeto contra a dengue. Através de uma postagem no facebook a escola convida a comunidade da escola para se unir contra a dengue, divulgando um vídeo com dicas dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença. Para conseguir atingir nosso objetivo de combate contra a dengue, um panfleto com dicas também foi entregue para os alunos, com dicas práticas para a prevenção. Para a comprovação e divulgação das atividades propostas, pedimos o envio de uma foto. Assim conseguimos divulgar os próprios alunos cuidando e incentivando esse cuidado.

Realização:

Apoio: