Coletivo Educador Ambiental Regional

Oficina reutilizar antes de reciclar – (ODS 4 e 12)

Na última semana o pessoal da COM VIDA da EMEF João Martins Nunes esteve envolvido numa oficina de reutilização de garrafinhas pet que foram trazidas ao EcoPonto da escola. O objetivo é confeccionar vasinhos onde serão plantadas mudinhas, utilizando o adubo das minhocasas.

OFICINA DE FUTURO- Árvore dos sonhos- Pedras no caminho – (ODS 11 e 12)

Após os alunos do COM-VIDA terem concluído o diagnóstico indicadores de sustentabilidade, onde foi lido com calma á eles todas as questões de cada eixo, para que eles pudessem escolher 2, eles chegaram em um acordo e foi escolhido o eixo gestão e o eixo espaço físico, fomos lendo pergunta por pergunta até que fossem concluído todas as questões, e a partir dali já diagnosticamos quais serão as nossas Pedras no Caminho, então cada aluno criou seus sonhos com base a cada pedra que encontramos no caminho, e então assim a gente pode criar nossa Árvore dos sonhos. O grupo COM-VIDA criou uma árvore repleta de sonhos onde cada um decorou como achou melhor seus sonhos, montamos o caminho com as pedras. Para que tudo ficasse lindo, e com o jeitinho deles.

Práticas dos Espaços Educadores Sustentáveis – (ODS 4 e 11)

Quando voltamos as aulas no início do ano, nossos canteiros na frente da escola onde sempre fazemos nossa horta, estava tomado por mato. Logo que a Com vida se organizou começou o processo de limpeza destes canteiros. Foi um trabalho difícil mas feito com muito carinho pelos alunos.      

Pedras no Caminho, Árvore dos Sonhos e COM-VIDA para Ação – (ODS 4, 11 e 12)

Escola Municipal Emílio Leichtveis – EMEL Nesse encontro, os alunos que fazem parte da COM-VIDA fizeram a retomada do que foi pontuado por conta do Diagnóstico dos Indicadores e montaram as Pedras no Caminho e a Árvore dos Sonhos. Para tanto usaram restos de E V A e fizeram o reaproveitamento de um banner que, em outra situação seria descartado na lixeira. Na sequência os alunos fizeram a verificação dos espaços da escola, quanto aos cuidados, ou descuidos e decidiram fazer novos cartazes, os quais foram fixados em um mural do corredor de entrada. Também já haviam rascunhado o cronograma do COM-VIDA para Ação onde, de início, apareceram quatro situações (Pedras)

Bem estar Animal – (ODS 15)

O carinho pelos animais é algo muito forte entre as crianças, percebido claramente em nossas rodinhas de conversa, passeios pelos bairros e até mesmo durante os projetos que envolvem os mais diversos animais. Entre as turminhas tiveram participações especiais o cachorro, um cavalo que despertou curiosidade durante um passeio pelos arredores da escola e até a minhoca, essencial para a horta! Dentre as atividades também teve passeio ao zoológico!      

Mês do Meio Ambiente EMEI Vovó Domênica – (ODS 3 e 11)

Junho foi o mês no qual nossa Escola realizou diversas atividades sobre o Meio Ambiente, envolvendo toda a comunidade escolar. Tivemos pic-nic; preparação de salada de frutas, estimulando o cuidado e o consumo de frutas; construção de uma horta e também uma especial participação das famílias no nosso mutirão em prol da revitalização do pátio da escola.  

Indicadores de sustentabilidade (Diagnóstico) – (ODS 4 e 11)

Pesquisa de Indicadores, Eixo de Gestão e Eixo de Espaço Físico. O grupo COM-VIDA da escola se reuniu para realizar a pesquisa de indicadores de sustentabilidade, eles escolheram os eixos de Gestão e Espaço Físico, algumas das questões conseguiram responder entre o grupo, outras eles foram observar o pátio da escola e a estrutura, e quando ficaram com dúvida os alunos questionaram a diretora , a merendeira e a servente da escola

Fiscais da água – (ODS 4 e 6)

Fiscais da água tem como finalidade cuidar da água, e também cuidar de regar a plantas da escola, como as flores a horta, verificar o desperdício de água em toda a escola participam alunos desdo pré ao 9º ano. Tornando assim alunos mais responsáveis, já estamos colhendo os frutos, em um primeiro momento participam desse projeto alunos responsáveis, em comportamento em sala de aula e em todo o ambiente escolar, a participação dos professores na escolha dos fiscais tem sido criteriosa, temos que valorizar eles em seu dia dia escolar conscientizar desde de ja a terem responsabilidade com os cuidados com meio ambiente, teremos no futuro cidadãos melhores.  

Colheita rabanete dos alunos do 5º ano com a professora Fatima – (ODS 3)

Alunos 5º ano juntamente com sua professora eles realizara o plantio das sementes de rabanete, realizando nesse momento a colheita foi uma festa para eles, conscientizar desde pequenos a valorizar seu trabalho, plantio totalmente orgânico a participação de toda a comunidade escolar é essencial, qualidade de vida não tem preço .

Colheita rabanete dos alunos do 5º ano com a professora Fatima – (ODS 3)

Os alunos do 5º ano juntamente com sua professora fizeram o plantio das sementes de rabanete, nesse momento fazendo a colheita a alegria deles a espontaneidade nessa tarefa de colher, aprendemos com eles, fizeram a colheita com uma naturalidade, depois de feito a colheita as merendeiras fizeram com cervas para a merenda dos alunos, com todo esse trabalho teremos alunos mais conscientes com o cuidado com o meio ambiente terá influencia na qualidade de vida.  

Radio fanzine – (ODS 3, 4 e 15)

radio fanzine~4 Radio vídeo feitos por alunos do com vida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho o Fanzine feito de conscientização dos cuidados com o meio ambiente, assim com a água, alimentação, no ambiente comum todo.  

Atividades mês do meio ambiente EMEF Dona Leopoldina – (ODS 4 e 15)

Durante o Mês de Junho nossos alunos realizaram algumas atividades relativas ao Meio Ambiente.  Plantio de flores em garrafas Pets, mostrando o quanto é possível reaproveita-las, e a beleza que fica.  Reconstrução do canteiro em frente a Escola.  Saída de campo com objetivo de conscientizar a comunidade, em prol do meio ambiente.  

EMEI TIA BETE-Diagnóstico AG-21-Como foi Feito o Relato? Como foi a Oficina do Futuro? – (ODS 4 e 12)

  O Diagnóstico da escola será com base nos Eixos Gestão e Espaço Físico. Como foi feito o Relato? O nosso relato foi feito atrávés de rodinhas de debates entre os alunos em sala de aula, onde a professora conversou com os mesmos a respeito de problemas na escola com o auxílio do diagnóstico realizado pelos mesmos, explicando todo o processo da AGENDA 21, para a realização da nossa Oficina do futuro, os alunos também saíram a campo detectando os problemas mais visíveis em nossa escola. Infra Estrutura- Água- Verificação do nosso medidor; Recolhimento de Lixo nos arredores da Escola- Contribuindo para preservação do Nosso Meio Ambiente. Como foi feita a nossa Oficina do Futuro? Nossa oficina do futuro foi feita através de dinâmicas e empenho das famílias do Pré da Manhã na separação do seu lixo contribuindo com o … Continua

Semana do Meio Ambiente EMEI São João Batista – (ODS 4, 6 e 11)

Na semana entre os dias 11 a 15 de junho nossa escola realizou a semana do meio ambiente, com várias atividades lúdicas visando o bem-estar do nosso Planeta Terra. As atividades envolveram toda a escola, bem como professores e funcionários, os quais se empenharam muito para que os alunos pudessem absorver todo o conhecimento ofertado durante essa semana. Dentre as atividades destacamos a Cerimônia de Abertura onde a COM-VIDA realizou uma linda apresentação artística da música “Água” e a atividade de limpeza dos arredores da escola. As crianças participaram ativamente das atividades propostas, fazendo da nossa semana do meio ambiente um verdadeiro sucesso!

Realização:

Apoio: