Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana do Meio Ambiente na EMEI Leonel de Moura Brizola

Na próxima semana  ocorrerá na EMEI Leonel Brizola a Semana do Meio Ambiente. Todas as atividades foram pensadas com muito carinho para que possamos sensibilizar as nossas crianças e também a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental a partir de pequenos gestos do cotidiano, como a separação do lixo. A COM-VIDA da nossa escola fará uma participação bastante efetiva nas atividades, realizando uma apresentação de dança, distribuindo lixeiras para que em todas as salas de aula o Lixo Orgânico seja separado do Lixo Seco e fazendo uma passeata nos arredores da escola para a distribuição de panfletos informando a comunidade sobre os dias em que ocorre a Coleta Seletiva no nosso bairro.

Semana de Meio Ambiente do Alípio

A Semana de Meio Ambiente da E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb se realizará nos dias 06 a 10 de junho com diversas atividades abertas a comunidade e será também um evento de culminância dos projetos já desenvolvidos na escola na área de educação ambiental. O evento está sendo organizado pela COM-VIDA da escola. 06/06 – Manhã e tarde – Abertura da Semana de Meio Ambiente do Alípio 07/06 – Manhã – Circuito Tela Verde Tarde – Palestra com a Veterinária Roberta Linck Pinto 08/06 – Manhã – Colocação de placas de identificação dos depósitos de resíduos Tarde – Projeto Todo bichinho é meu amiguinho* 09/06 – Manhã – Entrega de fanzines Tarde – Apresentação dos trabalhos do pré ao 4º ano e COM-VIDA 10/06 – Tarde 14h – Apresentação do Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros de POA (Sd … Continua

Semana do Meio Ambiente – EMEF Calisto Eolálio Letti

Semana do Meio Ambiente – Calisto Eolálio Letti 06/06 – Manhã: Mensagem de abertura sobre o Meio Ambiente; Tarde: Caminhada Consciente e entrega de Fanzines (Confeccionados pelos alunos do COM VIDA e participação de toda a escola no concurso do desenho para o fanzine) pelo bairro; 07/06 – Manhã: Palestra com a Professora Andreza sobre resíduos; 08/06 – Manhã: Reativando a nossa horta escolar; Tarde: Vídeos e filmes sobre o Meio ambiente; 09/06 – Tarde: Hora do Conto com a professora Andreza ” A Dona Paca” 10/06 – Encerramento da Semana do Meio Ambiente com apresentações das turmas sobre os trabalhos desenvolvidos.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Programação por turmas *Pré I – História:João Jiló – O caçador de Passarinhos Confecção de árvore com papel crepom e rolinhos de papel higiênico. *Pré II – História: A maior flor do mundo- José Saramago Plantio de flores nas floreiras da escola e vasos de garrafa pet. *1º ano – Hora do conto e confecção de painel sobre o meio ambiente. *2º ano – Saída pela comunidade e confecção de um painel sobre o meio ambiente. *3º ano – Oficina com material reciclável. *4º ano – Vídeo (educomunicação) Plantio de novas mudas na horta. *5º ano – Placas informativas sobre meio ambiente e apresentação nas turmas.

Semana do Meio Ambiente – EMEF. Rosa Elsa Mertins

CRONOGRAMA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EMEF. ROSA ELSA MERTINS 06/06 Abertura – Manhã: *# Ás7:45hs – Palestra com Adilson Rodrigues Tarde # Ás13:45hs Palestra com o Professor Lisandro Melo – Formação Licenciatura em Geografia. # Apresentação musical cantada pelas alunas Camili, Milena e Fernanda. 07/06 Manha e Tarde # Apresentação musical  cantada pelas alunas Camili, Milena e Fernanda. 08/06 # Pedagio consciente com os alunos da COM-VIDA 09/06 # Apresentação de vídeos sobre a temática. 10/06 # Exposição de trabalhos realizados pelos alunos de sexto ao nono ano.    

Programação da Semana do Meio Ambiente E.M.E.F.Getúlio Vargas

CRONOGRAMA SEMANA DO MEIO AMBIENTE  E.M.E.F. GETÚLIO VARGAS DATA                                    ATIVIDADES *06/06   -Abertura da Semana do Meio Ambiente e início da gincana ecológica. -Hora cívica: Mensagem sobre a preservação do Meio ambiente -Paródia Peixe Vivo com a profª Valquiria e alunos do 6º ano. -Teatro com os alunos da COM-VIDA.   07/06 -Exposição dos trabalhos dos alunos. 08/06   -Quiz com os alunos da manhã e brincadeiras com resíduos com os alunos da tarde.   09/06 -Desfile de roupas com material reciclado. *10/06 -Palestra com a profª Andresa sobre resíduos; -Distribuição de fanzines no bairro. -Resultado da gincana do meio ambiente.

Programação Semana do Meio Ambiente

Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini Semana do Meio Ambiente – de 06 a 10 de junho Programação: 06 de junho – segunda-feira Manhã: Início da Manhã                 Tarde: Início da Tarde Apresentação dos alunos do COM-VIDA da poesia “A Natureza” e “Os dez mandamentos da Natureza”; Roda de conversa a partir da poesia e dos mandamentos da natureza sobre o que é meio ambiente; Sorteio de assuntos a serem trabalhados no decorrer da semana por cada turma, para apresentarem no encerramento da Semana do Meio Ambiente. Assuntos (Porque é importante separarmos o lixo; Lixo Seco e Lixo Orgânico; Os 5 R’s; Tempo de decomposição dos resíduos; Quais são os benefícios para a natureza quando reciclamos); Assistir vídeo do Circuito Sala Tela verde e roda de conversa; Cada turma na sua sala produz algo em relação ao vídeo assistido … Continua

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente da EMEF 17 de Abril aborda o tema resíduos   Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da destinação adequada de todos os tipos de resíduos e promover uma mudança de comportamento em relação ao Meio Ambiente, transformando os envolvidos em aliados no processo de redução na geração de lixo, a escola desenvolve entre os dias 06 a 10 de junho uma série de atividades relacionadas ao tema.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Segue abaixo a programação das atividades referentes a Semana do Meio Ambiente que ocorrerá  do dia 06 de junho a 10 de junho, tendo como tema “Resíduos Sólidos  – CIDADÃO CONSCIENTE, SEPARAÇÃO INTELIGENTE”. Acreditamos que é desde o início da caminhada escolar que precisamos conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, pois elas serão os adultos de amanhã.

Cronograma semana do Meio Ambiente EMEF Zeferino

Na semana passada, a Prof Milena responsável pela Com Vida, juntamente com a direção da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho criaram um cronograma para a semana do Meio Ambiente, com início dia 06/06 e encerramento dia 10/06.

COM VIDA para Ação e Oficina do Futuro

Após todas as ações de diagnósticos foi realizada a nossa oficina do futuro onde os alunos colocaram as pedras que eles acharam mais importantes, que relataram em conversa no diagnóstico .         Alunos confeccionando as pedras no caminho   Alunos expondo as pedras no corredor da escola Após expor as pedras os alunos confeccionaram a nossa árvore dos sonhos realizaram a pintura das folhas para exposição dos sonhos escolhidos por eles.   Alunos confeccionando folhas para árvore dos sonhos  

Diagnóstico para a Agenda 21 EMEI São João Batista

No dia 14 de maio a COM VIDA realizou uma caminhada nos arredores da escola, observando as necessidades da escola. Observaram e discutiram quais as necessidades primordiais no momento a escola necessita. Os alunos foram indagados por que a escola tem tão poucas lixeiras e por que tem um grande buraco cheio de água no pátio da escola, puderam ver também como a horta e os canteiros de flores precisam de um cuidado especial.                    Alunos observando o grande vazamento no pátio.           Alunos questionado sobre as lixeiras no pátio.              Observando a horta da escola.                                             Conversa sobre os assuntos observados. … Continua

EMEI TIA BETE X AGENDA 21 / 2016-05-19

  A COMVIDA da EMEI TIA BETE que denomina-se: Os  Defensores da Natureza, realizaram a Oficina do Futuro com uma caminhada pela escola, pátio, salas, e no entorno para elencar as pedras que temos pelo caminho, e logo a  elaboração da nossa Agenda 21. Após a caminhada, retornamos para a sala e debatemos todos os problemas encontrados, construímos um cartaz com uma trilha demonstrando as pedras pelo caminho e a arvore dos sonhos. Vale ressaltar que nossa turminha é composta por dez alunos do PRÉ da manhã, com idade entre quatro e cinco anos, que em sua maioria é o seu primeiro ano na escola, e  eles ficaram encantados em participar deste momento tão importante para a nossa escola.  

Divulgação da Semana do Meio Ambiente

Escola Emílio Leichtveis – EMEL. Nesse encontro os alunos repensaram algumas ações da COM-VIDA PARA AÇÃO e as reformularam em forma de um cartaz, o qual que ficará exposto em uma das paredes do corredor da escola a fim de que possam acompanhar e pintar cada uma das ações conforme sejam concretizadas ao longo do ano. Na sequência, os alunos, que durante a semana já haviam recebido a incumbência de pensar em atividades para a Semana do Meio Ambiente se organizaram para colocá-las no papel e confeccionar mini-cartazes. Como forma de divulgação, os alunos visitaram, tanto na parte da manhã quanto da tarde, as turmas e setores da escola para falar a respeito da Semana do meio Ambiente e das atividades que acontecerão nesses dias.

OFICINA DO FUTURO

       No nosso primeiro encontro(4 horas), com os alunos da com-vida fizeram uma caminhada pelos entornos da escola, para identificar os principais problemas que haviam na escol e na comunidade. Depois debatemos sobre os problemas encontrados e as formas de solucioná-los. Também foi feito a limpeza dos canteiros e afofamos a terra para prepará-los para o plantio das mudas. No segundo encontro com os alunos do com-vida(oficina do futuro) construímos as pedras do caminho, que são os problemas e a árvore dos sonhos.                                        confecção das pedras do caminho caminho das pedras árvore dos sonhos agenda 21

Agenda 21 e Com Vida para Ação

    Durante o mês de abril em nossos encontros os alunos da COM-VIDA caminharam pela escola para descobrir os principais problemas (pedras). Após ter feito nossa caminhada, confeccionamos um cartaz com as Pedras no Caminho, onde o grupo expôs aquilo que decidimos melhorar na escola. No outro encontro, para resolver nossos problemas, criamos outro cartaz com a “Árvore dos Sonhos”, na qual cada folha representa um sonho. Depois de realizar essas etapas, elaboramos a Agenda 21, que apresenta nosso plano de ação durante esse ano.

Juntos Construimos Caminhos e realizaremos nossos Sonhos

Os alunos da Com-Vida da EMEF Rosa Elsa Mertins, Guardiões da Vida Verde, percorreram os arredores e o interior da escola para analisar as pedras no caminho ou seja, selecionaram os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano . Para essa atividade foram divididos em três grupos e os problemas foram numerados.   Depois enumeramos foram elencados os sonhos para cada pedra. Para concluir a atividade os alunos foram convidados  e motivados a montar um mural com as pedras no caminho (que constam os problemas encontrado por cada grupo) e a árvore dos sonhos (atividades que visam restaurar, conscientizar, plantar, limpar, economizar água e luz, entre outros), descrevendo as  de cada. Desta atividade foram elencados os sonhos e definido as nove ações para este ano formando a Tabela de Planejamento: Agenda 21 – COM-VIDA para Ação.  

Realização:

Apoio: