Coletivo Educador Ambiental Regional

MÊS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ARLINDO MARTINI (ODS 4, 11 e 12)

Para o encerramento deste mês, que para todos foi de muito aprendizado e nos proporcionando muito conhecimento e novas informações a respeito deste assunto de tamanha importância. Tivemos neste dia 28/06 nosso cineminha na escola para todos os alunos com vídeos e filmes sobre o Meio Ambiente. Mas, o filme que chamou mais atenção dos alunos foi A HISTÓRIA DAS COISAS, ele explica de maneira simples de onde vem todos as coisas por onde elas passam e para onde elas irão. 

FANZINE! EMEI HARDA – (ODS 4 e 6)

Durante o mês de abril a turminha do PRÉ II, juntamente comigo, professora Michele, realizou a confecção do Fanzine com a temática sobre a água; o mesmo foi reproduzido agora na semana do meio ambiente, para que pudéssemos enviar para as famílias!              

Mês do Meio Ambiente EMEF ARLINDO MARTINI

Neste dia 21/06- Os alunos elaboraram um teatro sobre o lixo, para que pudesse ser de certa forma mais nítido o que devemos fazer e como descartar corretamente o nosso lixo, horários das apresentações as 9:00 horas e as 14:00 horas. Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e portanto devemos produzi-los com muita cautela pois natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser melhor aproveitado e reaproveitado para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade. E nossa turminha do COM-VIDA apoia essa causa. 

Mês do Meio Ambiente EMEF ARLINDO MARTINI – (ODS 4 e 11)

Seguindo nossa agenda proposta. Neste dia 14/06 – Os alunos do COM-VIDA apresentaram para os demais alunos do colégio Arlindo Martini nos horários das 9:00 horas e as 14:00 horas, o tema da apresentação tratava de ações para preservar do nosso Meio Ambiente, querendo desta maneira transpassar a concepção da consciência de respeito e cuidado, sabendo a  nossa necessidade de conservar o Meio Ambiente. As propostas realizadas contribuíram para que as crianças compreendessem a necessidade de preservação e proporcionou informações importantes para todos no âmbito escolar. Após a as apresentações foi entregue á todos marcadores de página , que foram pensados e elaborados por os alunos do COM-VIDA.

Ações da COM VIDA em abril de 2018 – EMEF João M. Nunes – (ODS 11 e 12)

No dia 19, os alunos do COM VIDA realizaram a separação e contagem dos resíduos trazidos pelas turmas da escola. Neste dia, havia muito material para ser separado, pois muitos alunos estão trazendo para o nosso EcoPonto. Porém, havia pote de vidro misturados com os demais materiais, o que é perigoso, pois se quebrar pode causar ferimentos. Com essa preocupação, montamos uma demonstração de como descartar esse material sem trazer risco à saúde e explicamos para as turmas da escola. Foi uma prática muito importante, pois muitos alunos não sabiam como descartar corretamente o vidro e o perigo que pode causar a saúde se estiver misturados com os demais resíduos. Abaixo o link do Vídeo da demonstração:  Demonstração como descartar vidro corretamente.   No dia 26 de abril, a turma da COM VIDA realizou a manutenção das caixas das minhocasas. … Continua

Educomicação – Fanzine – (ODS 4 e 11)

Em 07 de junho a turma da COM-VIDA realizou a produção de um fanzine com atividades e curiosidades sustentáveis. A turma se empenhou muito na confecção e depois de pronto foram feitas cópias, as quais foram distribuídas para todos os alunos e funcionários da escola.

Semana do Meio Ambiente – EMEF CALISTO – (ODS 12)

A semana do Meio Ambiente da EMEF CALISTO EOLÁLIO LETTI ocorrerá de 11 a 15 de Junho, com o Tema: “Consumo e Meio Ambiente em Tempos de Youtubers”. Todas as atividades serão realizadas pelos alunos, ficando com a organização do evento, a nossa Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA. Segue em anexo a programação. Obs: Nossa programação pode sofrer alterações em datas, mas todas as atividades estão confirmadas!

Semana do Meio Ambiente-EMEI TIA BETE – 9ods 4, 6, 11 e 15)

Semana do Meio Ambiente [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=so7aRkI6Epo[/youtube] 05 à 08 de junho EMEI TIA BETE CONVIDA Dia 05/06/2018-  Abertura da Semana do Meio Ambiente Vídeo Explicativo- Cuidando do Planeta- Desenho- O Plano de Salvar o Planeta- Turma da Mônica e os Animais Salvam o Planeta;   Dia 06/06/2018- CONVIDA- Conscientização do Meio Ambiente   Rodas de conversas sobre o Meio Ambiente, mobilização com as turmas em nossa Área Coberta; Plantio de mudas em pneus da escola, integração entre turmas;       Dia  07/06/2018- Gincana Junina- Arraiá Sustentável Tia Bete Arrecadação de recicláveis junto à na comunidade- Metal, Plástico e Papel;      Dia 08/06/2018- Campanha de Conscientização Junto à comunidade. Algumas turmas conscientizando a população da importância de cuidarmos dos nossos recursos hídricos. Cuidando do Rio Paranhana que corre atrás de nossa escola e abastece a comunidade escolar.    

Chamada de Rádio – EMEI Vovó Mathilde – (ODS 4 e 6)

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) está realizando as ações sobre a água, propostas na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola. A ação desenvolvida na última semana de maio foi a chamada de rádio, conscientizando a população que devemos economizar a água, pois ela é nosso bem mais precioso.    

FANZINE ( MÊS DO MEIO AMBIENTE) – (ODS 4 e 11)

Para deixamos registrado as programações deste mês e cumprir nossa agenda de atividades proposta no cronograma: Hoje no dia 07/06- as 9 horas os alunos do COM VIDA se reuniram e planejamos juntos tudo que seria feito durante este mês, e em grupo organizamos um fanzine sobre o Meio Ambiente.                     Após isto fomos organizar nosso minhocário, percebemos que havia um grande volume de chorume, os alunos realizaram a coleta. Notamos que tínhamos muitas minhocas e o espaço estava ficando pequeno para elas, então decidimos colocar mais um minhocário.

Semana do Meio Ambiente na EMEI HARDA LIANA MÜLLER – (ODS 4 e 15)

Durante a nossa Semana do Meio Ambiente realizamos diversas atividades para repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, pois se ter um ambiente saudável é nosso direito, cuidar do planeta é também dever de todos.                     

Semana do Meio Ambiente – (ODS 4 e 12)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL E foi dado início a Semana do Meio Ambiente, conforme planejamento organizado com os alunos que fazem parte da COM-VIDA da escola. Para tanto, elaboraram previamente as atividades, as quais eles pudessem apresentar e orientar aos demais colegas. Durante esse período foram passados vídeos curtos, com a finalidade de chamar a atenção dos colegas, professores e funcionários para as questões do Meio Ambiente, basicamente em função das nossas ações, sejam as prejudiciais e as favoráveis. Animação “O Homem” e “Lixo: responsabilidade de cada um!” Durante a semana também houve criação de textos, confecção de cartazes, limpeza do pátio com coleta e separação de resíduos; verificação da “minhocasa”; Mostra de Trabalhos feitos a partir da reutilização de resíduos sólidos; além da distribuição de panfletos relacionados ao assunto.

Realização:

Apoio: