Coletivo Educador Ambiental Regional

Todos contra o Aedes aegypti (PSE, ODS 3)

Durante o mês de maio, a EMEF João Martins Nunes, aderiu a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola, no dia 22 de maio ocorreu o lançamento da campanha com a publicação do Card do projeto, acompanhado de outro card, orientando sobre algumas medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito e uma paródia Dengue – A zika, música bang da Anita, nas redes sociais https://www.facebook.com/emefjoaomartins.nunes da escola.

Seguimos contra a dengue! Pré 53 e 54 (ods 3,4 e 6) PSE

Nesta semana a turma 53, da Professora Darlene e profe de apoio Denise, recebeu um vídeo de cuidados com a proliferação do mosquito e da doença, “Quem conhece esse mosquito?”. A intenção era divulgar e participar ativamente destes cuidados. A ação também foi compartilhada no facebook da EMEI Harda Liana Muller. https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2602933396630883/2609716225952600/?type=3 A turminha 54, da Professora Franciele e professora auxiliar Bianca, enviaram as famílias um vídeo informativo e pediram que os pequenos respondessem após pesquisar; Quais os sintomas da dengue? Averiguar em seu espaço possíveis focos foi outra parte da atividade! Você pode conferir no link: https://www.facebook.com/100007427444867/videos/a.2642435732680649/2649325735324982/?type=3

Usando “Memes” e CARDs para informar e alertar os perigos da Dengue – EMEF Dr. Alípio A. Sperb (ODS: 3, 4 e 6) (PSE)

Sendo esse um assunto de grande relevância para todos. devemos formar estratégicas que envolvam todos os alunos da escola. As turmas foram desafiadas a criar “memes” para a campanha. Um conteúdo que requer uma interpretação séria através de uma brincadeira das plataformas digitais. Estão surgindo muitas produções para continuarmos nessa campanha positiva para a saúde de todos e aos poucos iremos postando na página da COM-VIDA da Alípio Sperb e no perfil da Escola Alípio Sperb, além dos CARDs também confeccionados por eles.

Rio do Nosso Bairro – Mais ações (ODS 6)

Em continuidade à proposta de conhecer e nos aprofundarmos sobre o Rio do nosso bairro, conhecendo-o e explorando-o (seus arroios, córregos, etc), a COM-VIDA da Escola Hermínia convidou a turma do 4o ano da escola para uma caminhada até a ponte de arame da comunidade, um lugar lindo e cheio de histórias para as famílias da comunidade escolar, realmente um espaço de brincar e se divertir, onde as famílias costumas conviver a muitas gerações!Fica bem pertinho da nossa escola, de fácil acesso e as crianças adoraram este moimento, pois fomos observando, ouvindo histórias, colocamos a mão na água, etc!

COVID-19??? Mas que “bicho” é este? (ODS 3) PSE

No dia 13 de março, nossa turma teve um bate-papo muito interessante que iniciou com uma contação de História proposta pela professora Vanessa Munari, afim de esclarecer algumas dúvidas e discutir sobre a COVID-19, o Coronavírus!Foi muito legal e esclarecedor, pois todos estavam muito apreensivos e assustados e puderam fazer perguntas, esclarecendo dúvidas e aprendendo as principais formas de prevenção em relação ao vírus.No registro, todos munidos de suas garrafinhas individuais e cientes da importância de lavar muito bem as mãos, usar álcool gel e evitar contatos físicos. Na época, não esperávamos que estaríamos na situação de hoje e as máscaras ainda não eram citadas!

GAME COOPERATIVO: ESCOLAS CUIDANDO DAS ÁGUAS! MISSÃO 1 (ODS 6,14,)

No dia 17 de março de 2020 foi dia de cumprir a Missão 1 do Game Cooperativo “Escolas cuidando das Águas, das Escolas do Coletivo Educador Ambiental e as Com-Vidas estavam muito animadas com este game! Um importante projeto desenvolvido dentro do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, que estava programada para acontecer a partir do dia 17 de março! Porém, em função da atual situação de pandemia, este teve que ser cancelado (suspenso). O projeto previa como ponto culminante as atividades desenvolvidas entre os dias 17 de março – dia do Rio dos Sinos; 22 de março – dia mundial da água; 26 de março – dia do Rio da Ilha e 04 de abril – dia do Rio Paranhana. Mas a Com-Vida Hermínia Marques … Continua

RELATO DO INÍCIO DO PLANEJAMENTO ANUAL DA COM-VIDA (ODS 4)

No dia 10/03/2020 foi a primeira reunião do Coletivo Educador Ambiental do ano na FACCAT. Estava muito interessante! A ex professora da nossa Escola, Isabel Rodrigues Munari, palestrou sobre a Bacia Hidrográfica do Rio da Ilha o que foi de muita valia, pois logo em seguida se daria início ao Game do Rio do Nosso Bairro. Já no dia 11/03/2020, os membros da nossa COM-VIDA se reuniram na sala do Nosso Projeto para traçar metas, trocar ideias, sugerir mudanças e dar início ao planejamento das nossas atividades anuais!

Semana do Meio Ambiente na EMEL

Devido ao isolamento social, não foi possível realizarmos atividades presenciais na Semana do Meio Ambiente, mas isso não nos impediu de celebrarmos nem de aprendermos mais! Seguem algumas dicas e orientações para, com pequenas ações, juntos, possamos realizar um grande impacto! Ações divulgadas no Facebook da escola EMEL e no grupo de WhatsApp dos alunos da Comvida. Dicas de filmes da Netflix sobre preservação ambiental: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2672448116376310&id=100008334434498

CAMPANHA DENGUE NA ESCOLA

Na última semana continuamos com as ações para combater a dengue, buscando trazer informações a nossa comunidade sobre a prevenção contra os criadouros do mosquito zika. Na sexta – feira dia 19 de Junho postamos um Card em nossa página do facebook. Elaborado pela professora do COM VIDA. Alertamos para não deixar água parada, assim, evitar a proliferação do mosquito em nossa cidade.

COMBATE A DENGUE

Neste momento de pandemia, não podemos deixar de alertar nossas famílias sobre pequenos detalhes de descuido que contribuem para a proliferação do mosquito, trazendo um risco as pessoas a serem contaminados pelo Aedes aegypti (mosquito). A EMEF ARLINDO MARTINI disponibilizou nas redes sociais dicas práticas para realizar em suas casas, ações pois sabemos que a conscientização é a melhor forma de contribuir para não desencadear a dengue .

GAME ECO-SOLIDÁRIO (ODS 4 -12 – 15)

O Game Eco-solidário vem mobilizando a comunidade da Escola Municipal Nereu Wilhelms para que separem corretamente seus resíduos secos e orgânicos. Os resíduos secos, já separados, limpos e ensacados com o nome da escola, são trazidos até o Eco-ponto da escola para serem recolhidos e os resíduos orgânicos eram utilizados em hortas ou até mesmo colocados nas composteiras feitas pela comunidade em suas residencias. Todas estas ações contabilizaram pontos incentivados pelos desafios das missões do Game. Conseguimos um participação ativa de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários). Com essa ação além de conseguirmos montar algumas cestas básicas que foram repassadas para famílias de alunos carentes de nossa escola, também tivemos a oportunidade de refletir sobre a quantidade de resíduos que produzimos diariamente em nossas residencias, bem como a importância de darmos um destino correto a todo lixo … Continua

MEIO AMBIENTE VIRTUAL (ODS 1 – 2 – 3 – 11)

Devido ao momento em que estamos vivendo, de afastamento em decorrência da pandemia do Covid-19, este ano, a Semana do Meio Ambiente ocorreu de forma virtual, com postagens diárias na plataforma Facebook. Durante a semana, todos os dias eram postadas no facebook da Escola Municipal Nereu Wilhelms cards, vídeos e drops que traziam recados de conscientização principalmente sbre a questão do lixo, tão necessária principalmente no momento atual em que o mundo esta vivendo. Tivemos Card sobre o Meio Ambiente, vídeo explicativo sobre o que é reciclado no lixo de nosso banheiro, drops com dicas sustentáveis da aluna Bárbara, da Com Vida e da professora Fabiana.

DENGUE NÃO (ODS 3 – 4 – 6)

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. Mesmo em tempos de pandemia de Covid-19 não podemos esquecer desse mosquito que nos deixa doentes. Pensando nisso, todas as semanas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nereu Wilhelms, utiliza sua rede social, o Facebook, para conscientizar a comunidade da importância de se ter certos cuidados simples em nossas residências. Em um primeiro momento, tivemos duas alunas que aprenderam direitinho e deixaram seu recados para os demais coleguinhas.

Ação Contra a Dengue Emei São João Batista(ODS 03,04,06) (PSE)

Na Emei São João Batista realizamos uma postagem no facebook da escola e também nos grupos de whatsapp das famílias de um CARD com orientações para os cuidados continuarem sendo redobrados nesse momento. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2577832745770518&id=1508608269359643

II Semana do Meio Ambiente-ODS:3,4,6,11,12, 13,14 e 15.

A Semana do Meio Ambiente ocorreu de forma virtual e atingiu nossa comunidade escolar na Emei Alice Maciel. No primeiro dia tivemos o Drops sobre o meu copo eco com a professora Luciana Relatando os benefícios para o cotidiano e o card sobre dicas de separação de materiais terracycle. O segundo dia contamos com a parceria da professora Janaína sobre dicas de sustentabilidade. Na quarta-feira, tivemos o card da composteira. No quarto dia, o vídeo indicativo com a fala do Sr. Valdir Mariel. Morador do bairro Sta Teresinha falando sobre às práticas sustentáveis no dia a dia. E no último dia, o vídeo sobre separação de resíduos elaborado pelas professoras.

Programação da Semana do Meio Ambiente

01 de junho – 15 horas Cards Informativos 03 de junho – 15 horas Vídeo sobre reciclagem O vídeo conta com à participação da turma Maternal MII B da professora Eunice. O5 de junho – 15 horas Práticas Sustentáveis Passo a passo de como fazer uma composteira no quintal.

#todoscontradengue! ODS 3, 4, 6. Este post está no facebook da escola Theóphilo Sauer.

PREVINA-SE CONTRA DENGUE! Os mosquitos são os animais mais mortais do planeta porque podem se locomover facilmente. Com suas asas eles pousam de indivíduo em indivíduo sugando seu sangue. A partir dessa atividade o inseto promove surtos de doenças. Nem todos os mosquitos são contaminados por vírus ou bactérias, mas isso você só vai descobrir depois de alguns dias da picada.Os sintomas aparecem de 5 a 10 dias, dependendo da doença. São todos bem parecidos, por isso é importante ter ajuda de um médico para identificar qual doença foi contraída. A diferença entre a vida e a morte pode ocorrer nesse momento. É claro que algumas doenças são mais severas do que outras, mas é importante tratá-las prontamente. Claro que a prevenção é sempre o melhor remédio, por isso evite a picada a qualquer custo.CEATaquara#taquaracontradengue

Ações contra a dengue, parte 2!(ODS 3 e 4)PSE

Nesta semana, sexta feira dia 19/06, nossa escola, Harda Liana Muller, realizou uma distribuição de mantimentos a comunidade. Aproveitando a situação, enviamos em cada embalagem, um bilhetinho de lembrete dos cuidados necessários a covid-19 e claro, em relação a dengue! Essa foi mais uma ação de nossa escola contra o mosquito e, não será a última! 😉

Meio ambiente: do Virtual para o real (ODS 1, 2, 3 e 11)

Entre os dias 01 e 05 de junho, realizamos as atividades relativas à Semana do Meio Ambiente. Com o objetivo de levar informações à comunidade no sentido de que venham adotar medidas que possam contribuir para a melhoria na qualidade de vida e a manutenção de um meio ambiente saudável. Devido ao período de afastamento em decorrência da pandemia do Covid _ 19, este ano a escola realizou diversas atividades virtuais, como a divulgação de cards elaborados pelos alunos, vídeo demostrando os benefícios do uso da bicicleta, drops orientando para os cuidados e combate ao mosquito Aedes aegypti, troca solidária numa parceria com o Rotary Clube e programa Saúde na escola , finalizando com um vídeo com a demonstração de de como produzir alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, a baixo custo, com a construção de uma horta em … Continua

Meio ambiente online! (ODS 12, 13, 15)

Mesmo passando por momentos difíceis, não podemos esquecer do Meio Ambiente, e por esse motivo a semana do meio ambiente de Taquara/RS, que aconteceu de 01 de junho até dia 05 de junho, foi toda virtual, contando com a colaboração de alunos professores e escolas do município. A EMEF Getúlio Vargas, fez 4 postagens com dicas para uma postura mais sustentável e que colabore com o meio ambiente. Seguindo a programação proposta, as postagens contam com um vídeo demonstrando como usar jornal no lugar das sacolas plásticas (link para o vídeo: https://www.facebook.com/100015491564643/videos/830652230794488), e um vídeo falando sobre a compostagem caseira, que ajuda a diminuir a quantidade de material que vai para os aterros sanitários ( link para o vídeo: https://www.facebook.com/100015491564643/videos/833584337167944). Dois cards com instruções de separação de resíduos também fizeram parte dessa semana. um deles com orientações para a separação … Continua

Realização:

Apoio: