Coletivo Educador Ambiental Regional

COM-VIDA em Ação – Sustentabilidade – (ODS 11)

Dando continuidade nas ações de Sustentabilidade em nossa Escola, adotamos o sistema de compostagem doméstica, com minhocas californianas (minhocasa), tendo como objetivo a reciclagem do lixo orgânico. Após encontro dos alunos participantes da COM-VIDA, para entender o processo, foi passado nas salas de aula para explicar para os alunos e colocar a disposição dos professores para atividades pedagógicas.      

COM-VIDA em Ação – Aeds – (ODS 3)

  Dando continuidade nas ações de conscientização da comunidade escolar sobre o mosquito Aeds, a COM-VIDA, em parceria com as demais professoras, distribuiu um Fanzine (confeccionado anteriormente através de uma ação realizada com todas as turmas sobre o problema. Após palestra e pesquisa sobre o tema, os alunos realizaram uma produção textual, onde os organizadores escolheram o melhor texto), e proporcionou um momento para refletir sobre as atitudes de cada, em relação ao problema.          

1ª SEMANA DA ALIMENTAÇÃO da Escola Antônio Martins Rangel – (ODS 2)

Na semana do dia 16 até o dia 20 de outubro ocorreu no município de Taquara a 1ª Semana  da Alimentação com o Tema: “Rumo à consciência alimentar”. A Escola Antônio Martins Rangel realizou atividades em sua dependência sobre esta consciência de uma alimentação mais saudável. Nos dias atuais, ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada. No dia 19 de outubro na quinta-feira a merenda escolar foi salada de frutas. No dia 20 de outubro os alunos do 8º e 9º ano olharam um vídeo “Sid alimentação saudável”, após houve um debate do vídeo, ressaltando a importância de uma alimentação saudável. Em seguida houve a construção da pirâmide alimentar pelos alunos. Após todo o trabalho realizado, foi escolhido um grupo de alunos para falar sobre a pirâmide alimentar e a alimentação … Continua

Concretizando sonhos: Dramatização sobre a economia da água – (ODS 6)

Dia 22 de setembro, realizamos na EMEI Vovó Mathilde, o evento Escola e Comunidade e Mostra de Trabalhos. Neste dia a turma da COM-VIDA realizou uma ação da Agenda 21 voltada para a economia de água. Após realizar atividades envolvendo o tema Água, foi organizado e ensaiado um pequeno teatro sobre a economia da água. Os alunos realizaram uma belíssima apresentação sobre o tema para a comunidade escolar, onde foi ressaltada a importância de economizar água, pois ela é um bem precioso e precisamos muito dela no nosso dia-a-dia. As famílias adoraram!      

COM-VIDA para a ação – Palestras nas salas da nossa escola – (ODS 6 e 7)

Nos dias 17 e 24 de outubro a turma da COM-VIDA da EMEI São João Batista, realizou duas palestras para as turmas MIA, MIB, MIIA e MIIB, referente ao consumo consciente dos recurso de água e energia. Estas turmas possuem entre 2 e 3 anos e muitas vezes fazem o uso incorreto da toneira, pois adoram abir a torneira e “brincar”  com a água, assim dispersando este recurso natural tão precioso. A palestra seguiu da seguinte maneira, a COM-VIDA fez um breve relato do porque devemos cuidar da natureza e dos recursos que ela nos concede, e também deu simples exemplos de pequenas atitudes que fazem a diferença, tais como: usar a torneira com moderação e fechá-la após o uso. As turminhas ficaram atentas a cada palavra que escuta ram e se comprometeram de ajudar a cuidar do nosso Planete … Continua

EMEF João Martins Nunes- Preparação para Conferência da Água – (ODS 6)

Os alunos do COM VIDA do João Martins Nunes fizeram uma visita à Corsan ( Companhia Riograndense de Saneamento) do município de Taquara, para conhecer o sistema de tratamento da água que consumimos em nossas residências. A Corsan é responsável pelo abastecimento de água tratada no estado do Rio Grande do Sul. Os alunos viram que a água que é coletada do Rio dos Sinos passa por vários tanques e filtros e são adicionados produtos, como o cloro e o flúor, até que esteja devidamente pronta para consumo, então é encaminha para as residências. Todos ficamos preocupados porque em nosso município não há tratamento de esgoto.A água que é coletada do Rio dos Sinos e que é feito o tratamento na Corsan, para assim chegar às residências, toda a sujeira que é retirada desta água retorna para o rio novamente … Continua

COM-VIDA para Ação – energia parte 3 – (ODS 7)

Depois dos trabalhos realizados sobre energia o grupo COM-VIDA da Escola Antônio Martins Rangel iria passar nas turmas para falar sobre o uso consciente de energia, mas os mesmos resolveram fazer um teatro sobre o tema, pois na opinião deles era uma forma mais interessante de passar o recado. O teatro foi criado pelos alunos e apresentado para todas as turmas da escola. A história contada foi de uma família que estava se descuidando do consumo de energia, o filho mais novo esquecia tv do quarto, video game e a luz sempre ligada quando ia para a escola, os banhos de todos eram bem demorados, usavam muito o ar condicionado entre outras coisas. Esta família se deparou com a conta de luz muito alta. Foram se queixar com o vizinho que a luz estava muito cara e levaram uma lição … Continua

COM-VIDA para ação – energia parte 2 – (ODS 7)

O grupo da COM-VIDA da Escola Antônio Martins Rangel, após a pesquisa realizada nos encontros sobre energia e debates realizados, produziu cartazes para as salas de aula, banheiros, cozinha… com recadinhos para economizar energia. Estes cartazes (lembretes) foram colocados próximos as chaves de luz dos ambientes com recadinhos como: Ao SAIR, DESLIGUE A LUZ!! Com o objetivo de chamar a atenção e diminuir desperdício de energia .    

COM-VIDA para ação – Energia – (ODS 7)

No mês de maio os alunos da COM VIDA fizeram uma pesquisa sobre todos os tipos de energia existentes. Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer… Com a pesquisa vimos que o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Há muitas maneiras de adquirir energia por meio de fontes renováveis ou não renováveis. Na pesquisa encontraram energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica, combustíveis fósseis e energia nuclear, sendo as duas últimas fontes não renováveis que causam diversos problemas ambientais.

1ª Semana Municipal da Alimentação X EMEI TIA BETE – (ODS 2)

No primeiro dia 16 de outubro nossa escola participou da abertura da 1ª Semana  Municipal da Alimentação às 19:00 Horas no Cine Viena, no dia 17/10 nossa Diretora Professora Priscila  e a  Coordenadora Professora Caroline estavam presentes Durante a 1ª Semana Municipal de Alimentação nossa escola participou ativamente em todos os dias conforme segue: 16/10/2017 – Cine Viena – Professora Ana Maria / Coletivo Educador-  participou da abertura; 17/10/2017 – Cine Viena – Formação Diretores, nossa Diretora Profª Priscila e Coordenadora Profª Caroline – participaram; 18/10/2017 – Câmara de Vereadores – Mesa Redonda – Profª Ana Maria – participou; 19/10/2017 – Atividade na escola : Neste dia a COMVIDA da nossa escola organizou duas atividades, um vídeo sobre a importância  da alimentação saudável https://www.youtube.com/watch?v=9wN-UQwFxiM e organizou uma mesa com verduras, legumes e frutas para seus coleguinhas. Logo após entregamos para as … Continua

COM-VIDA em Ação – CISTERNA – (ODS 6 e 11)

Seguindo o planejamento das atividades a ser desenvolvidas durante o ano de 2017, com o objetivo de reduzir o consumo de água, durante os encontros de setembro, os integrantes da COM-VIDA, realizaram uma pesquisa para saber, o que é uma cisterna, como funciona e quais os benefícios que ela proporciona para a comunidade e para o Meio Ambiente. Neste mesmo mês, foi construído a cisterna da escola. A turma da COM-VIDA acompanhou o andamento da construção. A água armazenada será usada para regar as plantas, horta e lavar calçadas.        

Campanha- Cada gota conta (economia de água) – (ODS 6)

  Nossa escola recebeu este ano a Cisterna para reaproveitamento da água da chuva, assim, estamos trabalhando a campanha: Cada gota conta, a fim de conscientizar alunos, pais, professores e funcionários para a importância da água em nossas vidas e como podemos economizar. Na semana do meio ambiente foram feitos muitos trabalhos sobre o assunto, bem como apresentações e discussões. A COM-VIDA achou necessário colar plaquinhas informativas nos banheiros e cozinha para relembrar que é preciso fechar a torneira.        

JÚLIO MAURER: FANZINE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁGUA (ODS 6)

O grupo COM-VIDA da escola Júlio Maurer, no mês de setembro e início de outubro, elaborou um fanzine de conscientização sobre a importância da água, e distribuiu para moradores da comunidade de Padilha, no horário de saída das empresas de calçado situadas na localidade.  

Campanha – Se ligue nessa ideia! ( Economia de energia elétrica) – (ODS 7)

A Turma da Com-Vida está trabalhando para a economia de energia elétrica na escola e na comunidade. O tema se fez necessário após a escola conseguir instalar seus ares – condicionados com a verba do PDDE sustentável. Dessa forma, alertamos a todos para importância do uso correto do ar, bem como outras dicas importantes que podem ajudar a diminuir o valor da conta de luz e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.        

JÚLIO MAURER: Minhocasa – (ODS 11)

O grupo COM-VIDA da escola Júlio Maurer, com auxílio da direção, fizeram a perfuração das caixas e montaram sua própria minhocasa. As minhocas foram doadas por uma professora da escola retiradas de sua própria composteira. Assim que montada a minhocasa, já foi posta em uso para reaproveitar cascas de alimentos que sobravam da merenda como composto orgânico. Alunos efetuando a perfuração Aluno despejando as cascas na minhocasa.

Com-Vida da Arlindo Contra a Dengue – (ODS 3)

Ação de Prevenção contra o Mosquito da Dengue No dia 23 de setembro, Dia da Mostra de Trabalhos Escolares, o Grupo Com-Vida da EMEF Arlindo Martini realizou a Campanha contra o aedes aegyptie. Distribuiu Mimos para as Floreiras e Receita de Repelente: “Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.”

Link para inscrição

O link expira hoje Não esqueçam o  link abaixo é para inscrição no coletivo educador de 2017, para gerar certificado no final do ano. É importante que todos façam sua inscrição porque senão depois teremos dificuldade de gerar os certificados. Link para inscrição no Curso – Coletivo Educador Ambiental de Taquara – Faccat

Realização:

Apoio: