Coletivo Educador Ambiental Regional

COM-VIDA para a ação EMEI São João – (ODS 11)

Um dos tópicos da nossa agenda 21 foi ilustramos em cartazes como queríamos ver nosso bairro, ruas e rios. Visto que ao caminharmos pelas ruas do Bairro Empresa, nos arredores da nossa escola, vimos muito lixo pelo chão e no rio e isto deixou as crianças tristes e pensativas, pois ficavam perguntando o que poderíamos fazer para mudar este cenário ruim. Então realizamos no dia 23 de agosto a produção dos cartazes e no dia seguinte distribuímos pelo bairro, como tentativa de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação do meio ambiente.

COM-VIDA em Ação – Aedes aegypti (ODS 3)

No encontro do dia 25 de agosto, os alunos integrantes da COM-VIDA, deram continuidade no trabalho de conscientização sobre os cuidados que devemos ter com o mosquito Aedes aegypti. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados sobre a propagação do mosquito, a forma de contágio e as consequências. Em um segundo momento foi realizado um trabalho de conscientização em sala de aula e posteriormente lançado um concurso de produção textual e desenho sobre o tema. Encerrando com uma exposição de trabalhos no Mural da COM-VIDA.                  

Inauguração de Ecoponto na EMEF João Martins Nunes – (ODS 11)

No primeiro encontro da COM VIDA em maio de 2017 começamos a trabalhar na escola sobre a questão da destinação correta de resíduos. Quando fizemos uma caminhada por nosso bairro no Projeto Jovens Mapeadores na Redução de Riscos de Desastres Ambientais, verificamos que haviam vários locais onde estavam acontecendo o descarte incorreto de resíduos, atraindo assim, baratas e ratos e em consequência a isso podendo acarretar doenças para as pessoas que moram perto destes locais, além da contaminação do solo e do lençol freático. Fizemos uma pesquisa com os alunos da escola e descobrimos que mais da metade das famílias dos mesmos descartavam seus resíduos dentro de um mesmo recipiente, não fazendo a separação adequada dos mesmos. Após o levantamento de todas estas informações, o grupo da COM VIDA fez um trabalho com todos os alunos da escola sobre a … Continua

COM-VIDA para Ação – parte 6 – (ODS 3 e 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL Nesse encontro, os alunos que fazem parte da COM-VIDA, inicialmente realizaram uma atividade de busca de informações sobre Dengue visando uma futura campanha de conscientização na comunidade local. Após, os alunos se organizaram em duplas para passar nas salas de aula relembrando aos colegas e professores quanto a arrecadação de resíduos recicláveis e também para recolherem as folhas deixadas nas caixas de coleta. Algumas das fotos foram tiradas por eles mesmos. Como finalização das tarefas do dia, novamente organizados e dessa vez em grupos maiores, confecionaram placas informativas quanto a separação de resíduos. Um grupo fez a distribuição e fixação das placas em lixeiras comuns do bairro e outro grupo fez o mesmo nas lixeiras da escola.

COM-VIDA para a ação EMEI São João – (ODS 2 e 11)

Na tarde do dia 16 de agosto a turma da Com-Vida realizou sua primeira colheita na horta da escola. Colhemos alface cada aluno pode levar uma amostra deste alimento delicioso para casa, visando incentivar as famílias para consumirem alimentos naturais e orgânicos. Também colhemos alface e tempero verde os quais entregamos para as merendeiras usarem na cozinha. E então na hora da janta todos os alunos da escola puderam saborear uma deliciosa salada de alface.  

COM-VIDA para a ação EMEI São João – (ODS 2 e 11)

Na tarde do dia 15 de agosto a turma do Berçário IIB, realizou um trabalho de limpeza é cuidados da horta escolar. Os pequeninos adoraram mexer na terra e cuidar das plantinhas. Em nossa escola desde muito cedo as crianças são incentivadas a preservar a natureza e cuidar do meio ambiente, e esta atividade de cuidar da horta além do papel pedagógico traz aos alunos sensação de bem estar e alegria.  

Ações da COM VIDA na EMEF João Martins Nunes- Separação adequada de resíduos – (ODS 11)

No dia 19 de julho, uma das representantes do Rotary no município de Taquara, Mara Mattos esteve em nossa escola no turno da manhã e tarde falando sobre a destinação correta que devemos dar aos resíduos produzidos em nossas casas e das consequências do descarte incorreto dos mesmos para o meio ambiente e para nós mesmos. Mara falou que não devemos tratar os resíduos como lixo, mas sim como um presente, pois o mesmo pode ser reciclado reutilizado novamente, evitando assim, que seja necessário retirar mais matéria prima da natureza. Nestes últimos encontros confeccionamos vasos de flores com reaproveitamento de garrafas pet e utilizando terra das com posteiras feitas por nós. Também acompanhamos o crescimento das mudas de temperos e verduras que plantamos em nossa horta.

COM-VIDA para Ação – parte 5 – (ODS 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL No primeiro momento do encontro dessa manhã os alunos que fazem parte da COM-VIDA confeccionaram 09 caixas de papelão, uma para cada sala de aula e passaram em todas as turmas para orientar colegas e professores a depositarem, ali, folhas de papel (caderno, trabalhos, rascunhos), a fim de que as mesmas possam ser enviadas para reciclagem. Terminada a visitação as salas de aula, também confeccionaram novos folders sobre separação de resíduos, os quais distribuíram na comunidade local. Concluindo as atividades da manhã a gurizada ainda confeccionou lixeiras (a partir da reutilização de resíduos), para descarte exclusivo de material orgânico. Alguns dos integrantes levaram as lixeirinhas para suas casas e outros optaram por colocá-las em pontos específicos da escola, como na sala de professores, visto que revisaram as lixeiras dos setores, também deixando avisos de orientação … Continua

COM VIDA para ação – canteiros – (ODS 2 e 11)

“A nossa Agenda 21 escolar” Plantio de Mudas e sementes. Nos meses de abril a junho os alunos do Com VIDA, fizeram o plantio de algumas mudas e sementes de temperos. Os alunos trouxeram mudinhas de suas casas, e a produção será utilizada na merenda escolar.

COM VIDA para ação – canteiros – (ODS 11)

“A nossa agenda 21 escolar” A Escola Antônio Martins Rangel possui canteiros na frente da escola como atrás, mas todos estavam muito feios e com muitos inços, devido ao período de férias. O Grupo COM VIDA iniciou a limpeza destes canteiros, capinando, e revirando a terra para plantar as mudas. Será plantado mudas de temperos, verduras e chás.

COM VIDA para ação – Lixo – (ODS 11)

“A nossa Agenda 21 escolar” A Escola Antônio Martins Rangel juntamente com o grupo COM VIDA, fez a aquisição de um container para o lixo. Este container foi colocado na frente da Escola, para que o lixo acumulado durante a semana fosse colocado até o seu recolhimento correto pelo caminhão do lixo, pois antes o local em que era colocado o lixo era muito baixo e muitas vezes os animais de rua mexiam e acabava se espalhando pelo chão.

Realização:

Apoio: