Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana da alimentação – (ODS 3)

Semana da alimentação EMEF Júlio Maurer Durante a semana da alimentação a Comvida da escola organizou algumas atividades para que todos os alunos pudessem participar. Primeira atividade: documentário “Muito além do peso”, apenas com os alunos de sexto a nono ano Segunda atividade: os alunos da turma 111 apresentaram o trabalho Alimentação Saudável, que foi premiado na FEJUMA em segundo lugar na categoria e também foi apresentado na Femicta, para todos os alunos da escola. Terceira atividade: os alunos de pré a quinto ano fizeram deliciosas saladas de frutas com seus professores e debateram em sala a importância de inclui-las na sua alimentação. Quarta atividade: os alunos do sétimo ano elaboraram e executaram receitas de alimentos mais saudáveis juntamente com a Professora de Matemática Andrea Ew.    

Ação: utilizando o composto da minhocasa para o ajardinamento da escola – (ODS 11 e 12)

Ação: utilizando o composto da minhocasa para o ajardinamento da escola EMEF Júlio Maurer Durante meses foi depositado nas caixas restos de alimentos orgânicos como cascas de frutas misturados a Terra. Nesse período as minhocas se utilizando destes elementos produziram um excelente composto orgânico além do chorume que também é um fertilizante ainda mais concentrado. Ambos foram utilizados no decorrer do ano para adubar vasos e pequenos espaços verdes da escola.    

Ação da agenda 21: minhocasa – (ODS 11)

Ação da Agenda 21: minhocas EMEF Júlio Maurer Os alunos do pré questionaram a sua professora sobre o que seriam as caixas pretas no fim do corredor. Então a Comvida juntamente com a Professora Melissa elaboraram uma aula prática sobre o que é e para que serve uma minhocasa. Nessa ocasião os alunos observaram as minhocas com lupas é compararam com minhocas dos arredores da escola. Diversos questionamentos surgiram e deuborigem a um trabalho de pesquisa que foi apresentado na FEJUMA, Feira de Iniciação Científica Julio Maurer, na FEMICTA e na MOSTRATEC Júnior.     Alunos analisando as minhocas do minhocario e dos arredores da escola

Semana Municipal alimentação. emef Zeferino Vicente Neves Filho – (ODS 3)

Semana Municipal da alimentação, na EMEF Zeferino Vicente Neves Filho, foi realizado com alunos do 4º ano Juntamente com a professora Cleonice, os alunos fizeram a colheita das saladas e couve flor plantadas por eles na horta da escola, trabalho do com vida foi envolver todos os professores e alunos e comunidade escolar para a importância da alimentação saudável, foi muito gratificante ter tido esse contato com a natureza, deles plantarem e depois eles mesmos colherem, pois o professor educador ambiental é mostrar o caminho, principalmente da alimentação saudável com produtos orgânicos sem defensivos agrícolas.  

FANZINE-EMEI TIA BETE – (ODS 6, 11 e 12)

Confecção do Nosso Fanzine pelos alunos com assinaturas dos mesmos que estão aprendendo a escrever. Recorte do símbolo da CONVIDA. Nosso Fanzine completo com a Conferência das águas, Passeio pela comunidade consciêntizando da importância de cuidar dos nossos cursos de água, como do rio Paranhana que abastece a comunidade e cuidados com o lixo. Plantio de flores nos canteiros de nossa escola. Quebra cabeça do meio ambiente. Nosso ECOPONTO e Prosinos Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Resíduos Orgânicos para uma boa composteira, como a que confeccionamos em nossa escola.

BEM ESTAR ANIMAL II – (ODS 15)

 No dia 27 de novembro os alunos COM VIDA organizaram uma minipalestra para as turmas de 4º anos e 1º ano da tarde. O assunto abordado foi o mesmo definido na organização do FANZINE – O tráfico ilegal de animais silvestres no Brasil. A COM VIDA pensou em abordar o tema com essas turmas, pois elas haviam estudado sobre os animais ao longo do ano. O grupo apresentou animais com riscos de extinção devido à caça, desmatamento e destruição de habitats naturais, comercialização ilegal e conflitos com os seres humanos, como por exemplo a Araucária angustifolia, os gambás, os primatas,  os psitacídeos e passeriformes… Além de explicar o que é o tráfico, como ele atinge a biodiversidade e como acabar com essa prática no nosso município, estado e país. Para cativar a atenção de todos, os alunos COM VIDA sugeriram … Continua

Receitas Saudáveis COM VIDA – EMEF João Martins Nunes – (ODS 3)

A partir da Oficina de preparo de alimentos nutritivos e saudáveis, realizada no dia 12 de novembro, o pessoal da Com Vida da EMEF João Martins Nunes organizou um livrinho com as receitas testadas por eles. Para acessar, clique no link abaixo: receitas com vida EMEF Joao Martins Nunes

Educomunicação: Fanzine, Spot de Rádio e Vídeo / Julio Maurer – (ODS 3, 12 e 15)

Educomunicação: Fanzine, Spot de Rádio e Vídeo EMEF Júlio Maurer Os alunos da COM-VIDA desenvolveram três atividade de educomunicação. Eles confeccionaram um fanzine sobre alimentação saudável, que foi distribuído durante a Semana da Alimentação Saudável da escola. Também fizeram um SPOT de radio sobre a gestão correta dos resíduos. E a terceira atividade foi o desenvolvimento de um vídeo sobre a importância de cuidar dos animais de estimação, dando a assistência básica necessária para o animal. Os alunos gostaram muito de realizar a atividade, tendo em vista que é uma forma diferente de aprender e comunicar o que aprendizado.   .   Vídeo: SPOT DE RÁDIO: FANZINE: fanzine alimentação saudável  

Gestão de Resíduos Dona Leopoldina – (ODS 11 e 12)

Como ainda não temos um ponto de coleta de resíduos em nossa escola, nossos alunos juntamente com suas famílias, guardam o óleo de cozinha utilizado pelas mamães em uma garrafa pet e trazem para a escola. então a Prof leva em um ponto de coleta que fica localizado na cidade de Parobé e troca por sabão, levando então para os alunos entregarem em casa, essa atitude gera bastante empolgação a eles induzindo-os a cada vez mais incentivarem suas famílias a armazenar o óleo usado, para que então os conscientize que se todos fizer a sua parte, o meio ambiente agradece. .   Alunos Brenda, Gelço, Alan e Pedro com o sabão recebido na troca do óleo!

Visita ao Museu da PUC e Jardim Botânico de Porto Alegre – (ODS 4 e 11)

No dia 17/10 os alunos da Com Vida juntamente com a turma 181 (8º ano) da EMEF João Martins Nunes realizaram uma saída de estudos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC e ao Jardim Botânico de Porto Alegre. Nessa saída, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos bem como realizar atividades práticas e ao ar livre. No Jardim, foi realizado um piquenique coletivo com os alunos. A interação com o meio ambiente foi destaque no Jardim, onde os alunos apreciaram muito a vivência em espaço aberto.

FANZINE digital EMEF João Martins Nunes – (ODS 3, 11 e 12)

Ao longo do ano de 2018, os alunos da Com vida foram motivados a realizarem pesquisas e montarem uma Fanzine sobre os temas trabalhados no Projeto. Foi utilizado o site Padlet para criar a fanzine em formato de mural. Para acessar, basta clicar no link https://padlet.com/nathaliasouzabecker/comvida ou pelo QRCODE abaixo: 

Novembro – mês da alimentação saudável EMEF JOÃO MARTINS NUNES – (ODS 3)

No mês de novembro o pessoal da Com vida realizou uma oficina de preparo de alimentos saudáveis, práticos e nutritivos. Durante a oficina, que ocorreu na casa de uma aluna da Com Vida, ocorreu uma conversa sobre higiene no preparo dos alimentos, a importância da alimentação saudável e o uso cada vez maior de alimentos industrializados e processados e seus efeitos na saúde. Para finalizar a oficina, foi organizado um piquenique no jardim da casa, onde puderam aproveitar as receitas de sucos, sanduíches, bolos e doces que eles fizeram.  

Bem Estar Animal – 2 – Alípio Sperb – (ODS 15)

Os alunos Jonathan Gonçalves, Diogo Mooser e Luana Maciel, juntamente com a professora Daiana, criaram e tiraram do papel o projeto  Casinha Solidária. Este projeto tem por objetivo criar casinhas para os cachorros de rua, oferecendo ração e água para os mesmos. Os materiais para a criação das casinhas é fruto de doações de diversos parceiros, e a construção é totalmente por parte dos alunos envolvidos. A escola segue recebendo doações de ração para abastecer as casinhas. A primeira casinha já foi instalada na frente de escola.

Bem Estar Animal – 1 – Alípio Sperb – (ODS 15)

Aconteceu em 2018 o IV Edição do Projeto Todo Bichinho Merece Carinho. Foi uma manhã onde todos os alunos, e até mesmo seus parentes e amigos, foram convidados a levar seus pets para a escola, com o intuito de chamar a atenção das crianças e do público em geral para o cuidado que devemos ter com nossos amiguinhos. Diversas palestras foram realizadas na abertura do projeto. Contamos, inclusive, com a colaboração da vereadora Sandra Café, envolvida diretamente na causa animal na cidade de Taquara. Este projeto começou a ser pensado em 2014 pela Professora Melissa (hoje na escola Júlio Maurer) juntamente com a direção da escola. Projetos como este tornam a escola mais viva, envolvendo a comunidade e dando propósito a profissão que compartilha o conhecimento. Com muitas parcerias e dedicação da escola como um todo, o projeto vem acontecendo … Continua

Atividades sobre bem estar animal – EMEF JOÃO MARTINS NUNES – (ODS 15)

No dia 07/06, durante a semana do meio ambiente, foi realizada uma exposição do Museu Itinerante da universidade Feevale. Esta contou com exemplares de animais encontrados na fauna gaucha e teve o enfoque no conhecimento e presrrva das especies. Nesse espaço, ocorreram conversas sobre alguns mitos, verdades, curiosidades sobre os animais e principalmente sobre tráfico de animais e maus tratos. No dia 17/10 o pessoal da com vida juntamente com a turma de 8° ano 181, visitaram o museu da PUC e o Jardim Botânico de Porto Alegre. Na visita ao Jardim Botânico, os alunos puderam prestigiar a exposição de animais da fauna gaúcha e compreender mais sobre a preservação de seus habitats e também sobre tráfico de animais e cativeiro de animais silvestres. Os alunos interagiram com os ambientes abertos do jardim, observando a fauna e flora do local. … Continua

Realização:

Apoio: