Coletivo Educador Ambiental Regional

EMEI TIA BETE E A SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

Durante a semana de 12 à 16 de outubro de 2015 a COMVIDA da EMEI TIA BETE trabalhou com a comunidade escolar a Semana Interamericana da Água, sempre com o objetivo de alertar para o consumo consciente, porque se não economizar água ela vai faltar! Fizeram parte das atividades: visitas as salas de aulas da escola, visitas as casas do bairro Sta. Maria no entorno da nossa escola, para entregar folders  com alerta para o consumo consciente da água!    

EDUCOMUNICAÇÃO FANZINE EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

O grupo COM VIDA juntamente com todos os alunos e professores da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho pensando no tema da nossa agenda 21 que são os resíduos resolvemos confeccionar um fanzine com o tema “O LIXO QUE É MEU, É SEU, É DE TODOS.” Cada turma e professores contribuíram com suas ideias trazendo material para a montagem do nosso fanzine. Após a confecção do fanzine foram feitas cópias e as mesmas foram distribuídas para os alunos levarem para casa.

EDUCOMUNICAÇÃO CHAMADA DE RÁDIO EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

O COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho reuniu-se para a elaboração da chamada de rádio, eles chegaram ao consenso de que seria interessante falar sobre os 5 R´s, a chamadinha ficou assim: Pratique os 5 R´s, a natureza agradece! Repensar hábitos e atitudes; Reduzir a geração e o descarte; Reutilizar aumentar a vida útil do produto; Reciclar transformando num novo produto; Recusar produtos que agridam a saúde e o meio ambiente. E lembres, não jogue seu lixo no chão e separe seu lixo em casa. COM VIDA da EMEF Zeferino Vicente Neves Filho

SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA EMEF ZEFERINO V.N. FILHO

Durante a Semana Interamericana da Água o grudo do COM VIDA juntamente com suas professoras reuniram-se para falar deste assunto importante que é a economia de água e a sua preservação. Sendo assim os alunos se reuniram na biblioteca da escola para uma melhor pesquisa sobre o assunto e confeccionaram cartazes para exporem nos corredores da escola, com o intuito de sensibilizar os colegas sobre o tema. Após confeccionarem os cartazes os alunos do COM VIDA passaram de sala em sala mostrando eles e apresentando sua pesquisa para seus colegas.

CONSTRUÇÃO FANZINE

Visto a preocupação com a poluição das nossas águas, as turmas do 1 e 2 ano da professora Marli da escola Tomé de Souza tiveram a iniciativa de confeccionar um fanzine, onde irá conter as seguintes ideias de questionar os alunos e a comunidade sobre os cuidados que devemos ter com a água. A partir dai os alunos tiveram as ideias e o titulo á colocar no fanzine e assim poder distribuir para as outras turmas e a comunidade para podermos conscientizar a todos que devemos cuidar da nossa água pois ela é o bem mais precioso que temos.  

EMEI TIA BETE e a EDUCOMUNICACÃO

EMEI TIA BETE Ao longo do ano de 2015 os alunos da COMVIDA realizaram atividades de EDUCOMUNICAÇÃO, sendo Vídeo, Áudio – Rádio e Fanzine: Educomunicação Vídeo: Vídeo publicado na rede social Facebook “https://www.facebook.com/emeitiabete01?fref=ts”. No mês de Junho 2015: Encenamos a música “ Vamos cuidar da natureza”, que foi construída pelos alunos da COMVIDA : Vamos cuidar, vamos cuidar Da natureza, da natureza E dos animais, com certeza Com Certeza, com certeza Nossas matas e os rios Precisam de atenção, Para o futuro da nossa nação Educomunicação ÁUDIO: Para o Áudio, os alunos decidiram que deveríamos enviar para a Rádio a mesma musica utilizada na Educomunicação vídeo, o qual foi encaminhado em 14/10/2015 para Profª Sabrina, para nos auxiliar na publicação na Rádio conforme foto abaixo: Educomunicação Fanzine: Para o Fanzine, no mês de Novembro de 2015 reunimos jornais, revistas, publicações … Continua

Artigo Biodiversidade

COLETIVO EDUCADOR ESCOLAS: E.M.E.F. ANTÔNIO MARTINS RANGEL e E.M.E.F EMÍLIO LEICHTEVEIS TEMÁTICA: BIODIVERSIDADE AGENDA 21 TAQUARA 2015 RESUMO Para a construção da agenda 21 de 2015, duas escolas municipais se reuniram para trabalhar o tema biodiversidade com as COM-VIDAS. Para trabalhar o tema foi pesquisado o que é biodiversidade, as ameaças que vem sofrendo pelas ações do homem e assim envolver os alunos com atividades de conscientização e preservação do meio ambiente. Dentre as atividades foi construído hortas, floreiras, reutilização e reciclagem de resíduos. Essas foram algumas maneiras de mostrar a importância da biodiversidade no nosso dia-a-dia. TRABALHANDO A BIODIVERSIDADE NA ESCOLA As escolas municipais ANTÔNIO MARTINS RANGEL e EMÍLIO LEICHTEVEIS se reuniram para dar continuidade a construção das suas “agendas 21”. Para o ano de 2015 o tema escolhido pelas as escolas foi a BIODIVERSIDADE. Após a apresentação do … Continua

EDUCOMUNICAÇÃO VIDEO

Nós da escola caramuru estamos conscientes da necessidade de cuidarmos da nossa natureza, e termos um planeta sustentável, buscamos alternativa como a retirada de lixo dos arroios e das matas. Durante a caminhada  nós retiremos vários tipos de lixos em locais inadequados e os descartamos em seus devidos lugares. .

EDUCOMUNICAÇÃO FANZINE E RÁDIO

O fanzine foi feito referente a importância que a água tem para todos os seres vivos, de que maneira podemos diminuir o nosso consumo e diminuir a poluição da água e o solo. O nosso tema foi “cuidar da água é responsabilidade de todos nós”.   Educomunicação chamadinha de rádio, continuemos trabalhando um assunto do interesse de todos a água. A mensagem é a seguinte: HEI VOCÊ AI NÃO JOGUE SEU LIXO NO CHÃO SE NÃO ELE VAI PARAR NAS ÁGUAS DOS RIOS.

COM-VIDA para ação: “A nossa agenda 21 escolar”

  Os alunos da EMEF Caramuru, estão felizes por estarem fazendo parte deste trabalho. Segue abaixo COM-VIDA para ação: “A nossa agenda 21 escolar”: e algumas imagens,  serão postada Pedras no caminho Sonhos Ação Quando? Quem? Onde? Horta Fazer os canteiros e o replantio das mudas em nossa horta 1- Limpeza do local 2- Replantio de chás,verduras e legumes 3- Limpeza dos canteiros Março a junho Alunos do Com vida No pátio da escola Sala verde Organizar um lugar para as aulas e reuniões 1- Organizar o local 2- Limpeza do local 3- Pintura de tijolos Março a abril Alunos  do Com vida No pátio da escola Canteiros de flores Refazer os canteiros de flores deixando a escola mais colorida e alegre 1-Pintura de pneus 2- Plantio de flores 3- Pintura de tijolos Março a abril Alunos do Com vida … Continua

Oficina de Educomunicação Áudio EMEI São João Batista

                  Os alunos da COM VIDA realizaram uma oficina de conscientização de economia de energia, onde realizaram a gravação de um áudio, os alunos juntamente com a professora apresentaram um painel para os colegas     .  

Semana Interamericana da Água EMEI São João Batista

Foram realizadas atividades referentes a água com as turmas do Berçário IIA e de maternal I A e maternal I B. Foram feitas atividade de vídeo de conscientização sobre o desperdício de água e um painel coletivo de uma gota de água.  

Semana Interamericana da Água I

Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer ECONOMIA DA ÁGUA: UMA IDEIA QUE DEVE SER PRESERVADA O grupo da Com Vida da Escola Júlio Maurer, se reuniu para conversar sobre o desperdício de água. Como sabemos, não existe muita água potável em nosso planeta, pois apenas 0,002 % de toda água é potável. Então, a estratégia adotada pelo grupo foi a de conscientização da água. Para isso, foi produzido um cartaz ilustrando essa ideia e fixado ao lado dos bebedouros aqui na nossa escola. Uma parte do grupo da Com Vida conversou com os alunos da Escola para conscientizá-los do consumo adequado da água. Cada um ficou responsável de cuidar e manter a torneira sempre fechada. Pois dessa maneira, estamos contribuindo para que esse bem tão precioso não se acabe tão cedo.

Semana Interamericana da água

TER ATITUDE É…..     USAR A ÁGUA COM RESPONSABILIDADE.       Organização: COM – VIDA   *19 á 23 apresentação Rango. Que trata da problemática da água. 19/10 produção de fanzines sobre a água 8º ano.     20/10 Organização do mural com as fazines e com spot de rádio gravado pelos alunos. Wesley Ribeiro, Emile Laurie B.de Oliveira e Volnei Elias da Silva Jaques.   21/10 Palestra com Juliana dos Santos Alves de PROSINOS Atividades que contou com a integração da COM-VIDA João Martins Nunes, Theóphilo Sauer e Nereu Willhians que se fez presente com suas turmas de 5º ano mais a tribo COM – VIDA. Abertura: que apresentou dança contemporânea com pneus.   Turma 171 e professora Bianca Teixeira. Música herdeiros do futuro 2310 Documentários da TVE Sobre a mortandade de peixes no rio dos sinos em … Continua

Educomunicação: ensaiando para o vídeo

EDUCOMUNICAÇÃO: Alguns alunos do grupo  do COM-VIDA da EMEF Arlindo Martini, ensaindo o vídeo sobre a temática resíduos, que tem por título “Reciclando e Reutilizando”.

Educomunicação – Produção de vídeo

Escola Júlio Maurer – Vídeo de conscientização do meio ambiente O grupo da Com Vida da Escola Júlio Maurer, juntamente com a professora Adriana, se reuniram para produzir um vídeo sobre a conscientização do nosso meio ambiente. Com o intuito de conscientizar a comunidade escolar a respeito do destino do lixo produzido, o vídeo produzido pelo grupo da Com Vida simulou uma situação em que um grupo de jovens presenciou dois meninos jogando papel no pátio da escola. Uma menina chamou a atenção dos meninos e uma outra alertou-os que o chão já estava cheio de lixo. Para encerrar, dois alunos falaram a seguinte frase: ” O mundo precisa de pessoas inteligentes! Não jogue lixo no chão!”. Assim, os meninos recolheram os papéis do chão e colocaram na lixeira.

SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA II

E.M.E.F. Nereu Wilhelms Aqui estão as fotos e registros da viagem da gotinha pelas turmas da escola Nereu, bem como o fechamento desta atividade que teve muito êxito e repercutiu com muitas formas de repensar sobre o uso inadequado da água. mais uma ação da Tribo Com-vida da agenda 21. .

TRIBO COM-VIDA E.M.E.F. NEREU WILHELMS: PRODUTO DE EDUCOMUNICAÇÃO

No dia 23 de outubro a Tribo Com-Vida gravou seu vídeo sobre as ações e com a mensagem que todos juntos por uma causa podemos fazer a diferença. Este vídeo foi passado no final da semana Interamericana da água para toda a escola, assim como publicado no face da escola e uma cópia destinada a caixa de materiais para os professores. Assista agora o nosso vídeo: https: //www.youtube.com/watch?v=e_BD6R1FA2c  

ARTIGO SOBRE RESÍDUOS

RESÍDUOS       Adriana Kirsch Schilling[1] Cálida Panzenhagen[2] Joana Laura Conte[3] Luciana Michele Martins Alves[4] Melissa Vilches Pires[5] Solange Teresinha da Silva [6] Resumo:   Este capitulo apresenta reflexões sobre o tema resíduos e suas contribuições na degradação do nosso meio ambiente. Neste tema estaremos apresentando uma abordagem compreensivo-explicativa, realizada com escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Taquara/RS que possuem uma Comissão de Meio Ambiente e qualidade de Vida na escola (COM-VIDA) e um professor coordenador, sendo este ativo no Coletivo Educador de Taquara. Estas comissões possuem encontros semanais com seus professores, destes encontros foi diagnosticado o problema maior destas escolas com os resíduos. Partindo do diagnóstico, cada escola realizou sua oficina de futuro delimitando seus problemas (pedras no caminho) e possíveis resoluções destes problemas (sonhos). Logo cada escola completou sua agenda 21 deixando nela claro suas ações, bem … Continua

LIXO -AG. 21

AQUISICAO DE LIXEIRAS ADEQUADAS –    RECOLHIMENTO DO LIXO ORGANICO-   DIVULGACAO DA CORRETA SEPARACAO

Realização:

Apoio: