Semana da Alimentação EMEF DONA LEOPOLDINA – (ODS 3)

No encontro da com-vida desta semana, os alunos aprenderam sobre a piramide alimentar. Descobriram a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada. Confeccionaram um lindo cartaz com recorte de revistas, organizando cada alimento no seu grupo da piramide.

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO II Dezessete de Abril – (ODS 3)

os alunos da COMVIDA, junto de professores, acompanharam os alunos do Pré de nossa escola, a conhecer um pequeno sítio com muitas árvores frutíferas e uma pequena horta orgânica tiveram a oportunidade de ver o processo de formação das frutas desde a flo, com algumas outras maduras para poderem saborear. Foi um passeio de grandes atividades e múltiplos conhecimentos para todos nós de como ainda é possível termos uma alimentação saudável produzida pelas famílias.

Falando Sobre Alimentação Segura – (ODS 3)

Na quinta-feira dia 18 de Outubro na E. M. Dr. Lauro H. Müller foi realizada a atividade sobre segurança alimentar e alimentos nutritivos. Os alunos participaram fazendo pesquisas referentes a frutas e seus componentes nutricionais, tendo como um dos objetivos abordos a importância destes componentes para a saúde do ser humano. Os alunos do Com-Vida construíram cartazes que foram expostos nos murais da escola e comentaram sobre suas pesquisas. Também, os alunos trouxeram de casa frutas pelos alunos a qual foi feita uma salada-de-frutas que os alunos degustaram durante a aula.  

Cuidando do Ambiente Plantando Novas Árvores – (ODS 11)

Na tarde do dia 16 de outubro de 2018 os alunos da Turma do Com-Vida da E. M. Dr. Lauro H. Müller participou de uma atividade diferente na escola que foi a plantação de algumas mudas de árvores para sombra e frutíferas no pátio da escola, bem como na rua que dá acesso a mesma. Foi trabalhado com os alunos sobre a importância da preservação bem como a reposição de árvores no meio ambiente, pois elas nos proporcionam não apenas uma qualidade no ar, mas também, um clima com temperaturas mais agradáveis no forte do verão, sem contar nos outros benefícios como flores, frutos, sementes entre outros. Foi uma atividade gratificante em poder criar nos alunos um perfil consciente e de grande relevância.  

Bem Estar Animal-POSTAGEM 2 EMEI TIA BETE – (ODS 15)

Curiosidade sobre as tartarugas… As tartarugas são animais muito antigos, que já existiam na época dos dinossauros. Surgiram há uns 300 milhões de anos e mantiveram-se inalteradas, protegidas dos inimigos pela sua «armadura óssea», a carapaça que serve-lhe de abrigo. Quando se sente ameaçada, pode enfiar-se dentro dela quase por completo. No entanto, esta carapaça é muito pesada, impedindo a tartaruga de se deslocar rapidamente. As tartarugas não tem dentes, mas têm um bico afiado e é com este bico que elas colhem e cortam as plantas e frutos de que se alimentam. Durante o período de reprodução, a fêmea escava um buraco, onde introduz os seus ovos, e depois afasta-se. Quando adulta a tartaruga pode medir até 1,2 m de comprimento e pesar mais de 220 kg! Através de diálogos em sala de aula estudamos as tartarugas, recebemos a visita da nossa amiga … Continua

Dia Mundial da Alimentação – Comercialização de Lanche Saudável – (ODS 3 e 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL E na Semana da Alimentação as alunas que fazem parte da COM-VIDA, conforme programado na semana anterior, preparam sanduíches integrais para comercialização na escola. Antes de iniciarem a montagem dos sanduíches, as meninas passaram nas salas de aula e demais setores da escola para averiguar quem tinha interesse em comprar o lanche, a fim de não correrem riscos fazendo a mais ou a menos e também de evitarem filas e enrolação com troco. Concluído o levantamento, elas deram sequência a montagem dos lanches, cada uma fazendo uma coisa. Ao final foram 11 lanches encomendados e vendidos além dos delas!    

Semana da Alimetação – EMEI São João Batista – (ODS 3)

Esta semana na EMEI São João aconteceram diversas atividades destacando a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, buscando incentivar os pequenos a fazerem boas escolhas alimentares desde pequenos. Durante esta semana estaremos abordando este assunto tão importante que é ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Destacamos que em todas as escolas do município de Taquara já é ofertado e consumido diariamente alimentos saudáveis nas refeições, tendo sempre a orientação da nutricionista Lilian Alves, bem como o comprometimento e amor de nossas merendeiras!!

Semana da Alimetação – (ODS 3)

Palestra com as meninas Marcieli e Vitória,  do primeiro ano, que ganharam a Mostra de Trabalhos Científicos na Escola sobre a Alimentação saudável na escola.

Semana da Alimentação Escolar-EMEI TIA BETE – (ODS 3)

Alimentação escolar é parte do processo de aprendizagem É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. Segundo informações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, o Brasil alcançou, nas últimas décadas, importantes mudanças no padrão de consumo alimentar devido à ampliação de políticas sociais nas áreas de saúde, educação, trabalho, emprego e assistência social. Em um país onde a fome e a desnutrição ainda são graves problemas sociais, ao passo que aumentam os casos de obesidade, o tema da educação alimentar e nutricional é central, e a escola é um agente fundamental nesse sentido. Para a nutricionista Vanessa Manfre, as instituições educacionais são um espaço privilegiado, uma vez que acompanham as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, etapa em que começam a se moldar os hábitos … Continua

Práticas de Gestão Ambiental de Resíduos-EMEI TIA BETE – (ODS 11 e 12)

Os alunos da turma do Pré através de uma campanha de conscientização junto as famílias e a comunidade escolar, trouxeram de sua casas resíduos orgânicos e confeccionaram uma mini composteira à qual foi exposta durante a amostra de trabalhos de nossa escola, sendo um dos projetos escolhidos para participação na Femicta; Assim como já colocaram em uma lixeira de resíduos orgânicos que serão reaproveitados em nossa horta escolar.

Semana da alimentação – (ODS 3)

Iniciamos a Semana da Alimentação com uma pequena palestra nas dependências do nosso refeitório, onde as merendeiras tiveram um bate papo com os alunos, respondendo várias curiosidades sobre a merenda escolar, oferecida diariamente. Muitas perguntas pré elaboradas pelos alunos em sala de aula, vieram a tona esclarecendo a todos.

Bem Estar Animal – I – (ODS 15)

No dia 04 de outubro, a Escola Antônio Martins Rangel recebeu a visita da médica veterinária Camila Grassmann para falar sobre a bem estar animal. Na palestra foi falado sobre os dez mandamentos do cuidado com os animais. Da consciência que devemos ter antes de adotar um animal de estimação, pois o mesmo merece ser cuidado com carinho. Os alunos gostaram muito da conversa interagindo com a palestrante muitas vezes.          

Preparando a semana da Alimentação – (ODS 3)

  Escola Emílio Leichtveis – EMEL Após terem realizado a consulta sobre alimentação com os colegas de todas as turmas as alunas acharam importante contabilizar as respostas e montaram gráficos a partir delas, e um gráfico maior foi confeccionado em um cartaz. Elas passaram nas salas para dar retorno aos colegas e professores sobre os resultados observados, bem como o mostraram a direção, merendeira e “tia” do bar explicando que concluíram que a maioria dos colegas não se alimenta de forma saudável, preferindo comprar “besteiras” no bar da escola. Aproveitaram para comunicar sobre a venda de sanduíches naturais na Semana da Alimentação. Terminaram o dia com a coleta de resíduos no pátio da escola.            

Alimentação Saudável – Consulta com colegas – (ODS 4 e 3)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL Pensando na semana da Alimentação, após assistirem a vídeos relacionados ao assunto, as alunas selecionaram imagens por meio do Google e confeccionaram cartazes sobre alimentação. Foi então que resolveram fazer uma consulta com os colegas de todas as turmas, a fim de saber o quê eles pensavam ou sabiam a respeito de alimentação saudável e como se alimentam. Elas também queriam saber sobre a possibilidade de alterações no tipo e qualidade da merenda comercializada no bar da escola. Então formularam algumas perguntas (que a professora digitou) e foram nas salas. Confecção dos cartazes    

COM VIDA EM AÇÃO – (ODS 11 e 12)

  Os alunos da COM VIDA participam ativamente e com entusiasmo de atividades que envolvam o cuidado, a organização e o embelezamento da escola. Assim, os alunos da COM VIDA, unidos, contribuem para deixar nossa escola mais linda e aconchegante.     i

Práticas de Espaço Educador Sustentável – Desfile Cívico – (ODS 11)

No desfile de 7 de setembro, alguns alunos representaram a COM VIDA da escola. A temática toda do desfile foi focada nos 90 anos da instituição de ensino e a implementação da COM VIDA fez parte de um marco muito importante no decorrer desta história. Obs: Os demais representantes da COM VIDA fazem parte da Banda Rosa Elsa Mertins e da Prefeitura Mirim, portanto não estavam conosco.

Práticas de Espaço Educador Sustentável – (ODS 15)

Nossa escola é um local onde a prática diária em educação ambiental é um constante aprendizado, que nunca deve parar!. Pensando nisso, os alunos COM VIDA se sensibilizaram com um casal de Quero-quero (Vanellus chilensis) que estão reproduzindo no gramado próximo à quadra de esportes. Eles decidiram montar um cartaz de alerta aos demais alunos e passaram nas salas das turmas dos anos iniciais para alertar sobre o estresse gerado por nós para com a avifauna da escola. Além da conscientização, falaram da importância de cuidar dos demais seres do nosso planeta tanto dentro como fora da escola.

Realização:

Apoio: