Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana da Alimentação – (ODS 3)

A vida é da cor que você pinta. Alimente-se de forma saudável. Coloque mais cor na sua alimentação. Através de pesquisas os alunos puderam perceber que uma alimentação saudável é primordial para uma boa qualidade de vida.  

Educomunicação – vídeo – (ODS 3)

Após a semana alimentação saudável na Escola Antônio Martins Rangel, foi produzido o vídeo abaixo. Ele mostra as atividades realizadas durante a semana.

Alimentação saudável / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 3)

A COM-VIDA confeccionou cartazes sobre o tema e expuseram no refeitório, demonstrando quais alimentos necessitam ser mais consumidos e aqueles que devem ser consumidos com moderação, destacando também, dicas importantes de saúde em relação a alimentação. Propusemos para algumas turmas, um desafio, no final desta semana realizaremos um piquenique coletivo somente com alimentos saudáveis. Neste dia iremos propor troca de lanches, possibilitando desta forma a oportunidade de criarmos gradativamente hábitos alimentares saudáveis.

Bem estar animal / E.M.E.F. Nereu Whilhelms – (ODS 15)

           A COM-VIDA realizou duas atividades sobre o tema, primeiramente realizamos uma roda de conversa e um levantamento dos animais de estimação que os alunos tem em casa, depois fizemos uma pesquisa referente aos cuidados básicos e necessários para mantê-los com saúde, provendo o seu bem estar. Confeccionamos um informativo com algumas dicas imprescindíveis sobre esses cuidados, demonstrando o quanto atitudes simples contribuem para melhorar a qualidade de vida dos animais, das pessoas e do meio ambiente.         Recebemos nos dois dois turnos a visita da vereadora e voluntária da Apata, Sandra Café, que trouxe o cão “Dimer”. Todos os alunos da escola tiveram a oportunidade de ouvir, aprender e contarem suas vivências, e dessa forma ficou fácil de compreender como a informação e o zelo pelos animais se faz necessário para garantirmos … Continua

Caminhos de Pedra- Árvore dos Sonhos – (ODS 4, 11 e 12)

Caminhos de Pedra-Verificação do medidor da água- Controle mensal de Economia de Água.   Pedras no Caminho- Separação do Lixo/ Brinquedos Quebrados/ Desperdício de Água Árvore dos Sonhos- Lixo/ Água/ Infra-Estrutura Debatendo sobre as pedras no caminho   Árvore dos Sonhos-  Infra-Estrutura na Escola- Pontos para Modificar. Árvore dos Sonhos- Reconstrução da Casinha nº 2 Árvore dos Sonhos- Separação de Recicláveis na Escola

Reutilização de Resíduos Sólidos e Campanha Contra Dengue (parte 3) – (ODS 3, 6, 11 e 12)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL Nesse encontro, as meninas que fazem parte da COM-VIDA, após conversarem sobre algumas questões de higiene confeccionaram porta papel higiênico a partir da reutilização de garrafas pet que elas recolheram no pátio da escola.Também utilizaram restos de materiais de oficinas anteriores. Na sequencia foram ao comércio local a fim de explicar sobre cuidados com a DENGUE e também fixar os cartazes informativos.  

Reutilização de Resíduos Sólidos e Campanha Contra Dengue (parte 2) – (ODS 3, 6, 11 e 12)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL Nesse encontro da COM-VIDA, as alunas que compõe a Comissão confeccionaram Blocos para Anotações  utilizando CDs velhos e restos de E V A, evitando, com isso, que tais resíduos fossem descartados no lixo comum. Fizeram o delas e dois extras para presentear as diretoras da escola no dia 12 de novembro, Dia do Diretor/Gestor (a) escolar. Concluída a atividade as alunas foram de sala em sala mostrando um cartaz sobre cuidados para evitar a DENGUE e explicando aos colegas. Os cartazes foram fixados em algumas salas, visto que a escola funciona com salas temáticas.     Bloco extra para diretoras

Educomunicação – VÍDEO – (ODS 12)

Os alunos Vinicius, João Paulo e Cauã realizaram a gravação do Vídeo da Educomunicação. Eles decidiram falar para a comunidade escolar sobre a separação de resíduos sólidos do Ecoponto da escola. Confira:

Educomunicação – RÁDIO – (ODS 15)

As alunas Nataly e Ágata gravaram o áudio da Rádio COM VIDA. As alunas definiram o tema BEM ESTAR ANIMAL para passar uma mensagem a toda comunidade escolar da EMEF Rosa Elsa Mertins. Confira:

Práticas de Espaço Educador Sustentável – Minhocasa – (ODS 11 e 12)

Em todos os nossos encontros, a COM VIDA da escola realiza a manutenção da minhocasa, que no momento não conta com a vermicompostagem pela ausência de minhocas, mas vem desenvolvendo um trabalho muito bacana com a utilização do material da composteira para o cultivo de verduras e adubação das árvores plantadas no pátio da escola. Ao todo, foram três etapas de plantio de árvores na escola, onde a última contou com uma pré preparação do solo e das mudas com o material da composteira e chorume antes de serem plantadas definitivamente no pátio. Além disso, desde junho já foram utilizadas mais de 8 caixas (duas torres) com a terra pronta para uso oriundas da nossa minhocasa.

FÓRUM MUNICIPAL LIXO ZERO – (ODS 11 e 12)

A Escola Rosa Elsa Mertins participou do Fórum Lixo Zero com os alunos COM VIDA, aproveitando os diálogos das mesas-redondas sobre diversas aplicabilidades dos resíduos sólidos, por diferentes entidades municipais.

Semana da Alimentação – (ODS 3)

Na Semana da Alimentação a COM VIDA da EMEF Rosa Elsa Mertins trabalhou sobre a alimentação saudável e fez seu próprio lanche da tarde: uma salada de frutas deliciosa! Ao longo da preparação, os alunos debateram sobre a importância da alimentação saudável, as problemáticas do uso de agrotóxicos e da qualidade de vida da população urbana. Por fim, as cascas e sementes das frutas utilizadas na salada de frutas foram destinadas à nossa minhocasa, para produção de terra adubada.

Bem Estar Animal – parte II – (ODS 15)

A segunda atividade sobre bem estar animal em nossa escola foi montar no mural um painel com a foto do animal de estimação de cada aluno. Na montagem foi colocado a foto do animal de estimação e ao lado uma pequena história de como este animal chegou em suas vidas e o que ele representa.

Trabalhando Sobre Chás – (ODS 3)

Foi desenvolvido com os alunos do Com-Vida uma atividade sobre os chás medicinais, onde foi plantado canteiros de chás na escola. Os alunos trouxeram mudas de chás de suas casas e também pesquisaram os nomes dos chás e suas principais utilizações. Os alunos confeccionaram um pequeno livrinho sobre os chás e entregaram juntamente com uma pequena lembrança para a comunidade presente em um evento realizado na escola.

Semana da alimentação – (ODS 3)

Nos dias 24, 25, 26 de outubro ocorreu em nossa escola a semana da alimentação saudável. No primeiro dia, a turma da Com Vida passou pelas turmas da escola, explicando a pirâmide alimentar e a importância que devemos dar para nossa alimentação nos dias atuais, salientando o alto consumo de salgadinhos e refrigerantes pelos jovens na atualidade. Neste dia a merenda escolar foi salada de frutas. Alguns alunos contribuíram com a merenda levando frutas que eram produzidas em suas casas. No segundo dia a merenda foi sanduíche natural, onde alguns alunos também contribuíram levando alguns legumes que eram produzidos em suas casas. Os alunos gostaram muito do sanduíche, pedindo que tivesse uma vez por semana este tipo de merenda na escola, o que ficamos muito felizes. No último dia a merendeira preparou um delicioso bolo de legumes.  

Educomunicação – chamada de rádio – (ODS 15)

No mês de setembro os alunos da Com Vida da escola Antônio Martins Rangel construíram a chamada de rádio sobre o bem estar animal. Na chamada eles falaram dos cuidados que temos que ter com nossos animais de estimação, não basta ter, tem que dar carinho e atenção.  

A importância das Plantas na Nutrição – (ODS 3 e 11)

Na tarde do dia 23 de Outubro na EMEF Dr. Lauro H Muller os alunos do Com-Vida realizaram uma atividade sobre o desenvolvimento das plantas e a importância que estas têm para a vida de todos os seres vivos, principalmente a sua alimentação. Foram trabalhados textos e vídeos da internet referente ao assunto. Durante a atividade os alunos puderam comparar os componentes nutricionais das plantas e o quanto elas são relevância para o crescimento, manutenção e reparação do corpo.

Realização:

Apoio: