Coletivo Educador Ambiental Regional

Concretizando sonhos: Produção de Vídeo sobre a energia elétrica – (ODS 7)

A ação proposta na Agenda 21 Escolar sobre a produção do vídeo (Educomunicação) sobre a energia elétrica foi realizada pelos alunos da COM-VIDA. A gravação foi realizada a partir de todo o conteúdo trabalhado ao longo do ano sobre o tema “Energia Elétrica”. O vídeo ficou encantador e foi utilizado como forma de conscientização da comunidade escolar.  

Educomunicação: Vídeo – (ODS 7)

Os alunos da turma do COM-VIDA gravaram um vídeo para conscientizar a todos sobre a economia da energia elétrica. Educomunicação Vídeo

Concretizando sonhos: Troca da fiação – (ODS 11)

Mais uma ação da Agenda 21 Escolar sobre a  energia elétrica foi concretizada. Com a verba do PDDE Escola Sustentável conseguimos contratar um eletricista para trocar toda a fiação da escola. Também substituímos todas as lâmpadas por LED, trocamos os interruptores e tomadas. E adquirimos um sistema de disjuntores por setor. Como era:   Como ficou:

Dengue: continuação… – (ODS 3)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL E na manhã de hoje, mais uma vez aos alunos da COM-VIDA se reuniram para alertar aos colegas sobre os perigos da Dengue. Para tanto, buscaram informações e imprimiram imagens a respeito do assunto, além de confeccionarem mosquitos da Dengue com restos de folhas e cartolinas. Os alunos fizeram cartazes de alerta e fixaram nos corredores principais da escola, a fim de que todos possam ler a aprender sobre as manifestações da doença e como se proteger.

Educominicação – Áudio

No encontro do dia 23 de novembro os integrantes da COM-VIDA desenvolveram atividades relacionadas ao Meio Ambiente. Desenvolveram ações de conscientização com a comunidade escolar (cartazes que foram fixados no mural da COM-VIDA). Entre as atividades foi desenvolvido um áudio (chamada de rádio) com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os cuidados com o espaço onde vivemos.    

Conscientização sobre a economia da água através de cartaz – (ODS 6)

Outra ação descrita na Agenda 21 Escolar foi realizada com êxito pelos alunos da turma da COM-VIDA. Após conversa sobre a importância água e suas utilidades, as crianças confeccionaram um cartaz sobre o assunto e esse foi exposto no mural de entrada da escola como forma de conscientização para a comunidade escolar.    

Minhocasa – (ODS 11)

Preparamos o local para montar nossa minhocasa (a é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos em caixas modulares onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubos de excelente qualidade).   Demostramos aos demais alunos da escola como acontece o processo! Preparamos a matéria -prima para adubar os canteiros e distribui para a comunidade escolar.

Pergolado QG Guardiões da Vida Verde – (ODS 11)

Através de verba do PDDE, conseguimos construir nosso pergolado onde será a sede dos Guardões da Vida Verde. Organizamos da melhor forma possível para se tornar  em um ambiente agradável ao ar livre. . Plantamos mudas para que ainda fique mais lindo! Fizemos um viveiro de mudas para plantarmos em nossos canteiros e distribuir em nosso bairro.  

V Conferência Infanto Juvenil EMEF João Martins Nunes- Cuidando das nossas Águas – (ODS 6)

No dia 26 de outubro aconteceu a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na EMEF João Martins Nunes, o tema a ser trabalhado este ano é: Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas. Os alunos dos Anos Finais participaram de uma palestra sobre a importância da água com os alunos da Feevale Lucas e Mirele. Em um segundo momento apresentaram propostas sobre projetos para serem trabalhadas na escola e no bairro envolvendo o tema água. Ao todo foram apresentadas 5 propostas, das quais os alunos escolheram uma para ser colocada em prática na escola. A proposta mais votada foi a da turma 181, cuja proposta é a de colocação de uma cisterna nos banheiros dos alunos que será abastecida com a água das chuvas através das calhas do telhado, a escola economizaria água com esta ação e na falta … Continua

Educomunicação e COM-VIDA para a Ação – (ODS 6 e 7)

No dia 21 de novembro a Com-Vida da Emei São João realizou uma atividade dupla, um vídeo o qual contempla dois projetos, primeiro a última ação da nossa Agenda 21 e em segundo  a Oficina de Educomunicação. O Vídeo fala sobre cuidados que devem ter para que nossos recursos de Água e Energia não se acabem. As próprias crianças elencaram ações que devem ser tomadas para cuidar destes recursos tão preciosos, tais como: não deixara toneira aberta e ao sair desligar a luz. Em nossa escola este assunto está sempre presente nas rodas de conversas, pois acreditamos que cada um fazendo a sua parte teremos para sempre um lindo planeta Terra. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9Rc-X7KUAbY[/youtube]

COM-VIDA PARA AÇÃO – (ODS 11)

COM – VIDA PARA AÇÃO (2017)     SONHOS   METAS   O QUE   QUANDO   QUEM   ONDE   Lixo no Lixo   Conscientização de que lugar de lixo é no lixo 1-Aquisição de mais lixeiras;   2-Conscientização para colocar o lixo na lixeira adequada;   3-Uso correto das lixeiras.     Ano de 2017 1-COM-VIDA;     2-COM-VIDA demais alunos;     3-Comunidade escolar.     Na escola     Alimentação saudável     Consumo de alimentos saudáveis 1-Reorganização da horta escolar;   2-Plantio e colheita de verduras e legumes;   3-Uso destes produtos na produção da merenda escolar.     Ano de 2017 1-COM-VIDA;     2-COM-VIDA merendeiras;   3-Alunos consumir esta merenda.     Na escola     Minhocasa     Aquisição da Minhocasa 1-Organização minhocasa;   2-Cuidados com minhocasa;   3-Recolhimento e utilização do … Continua

Chamada de Rádio – (ODS 3)

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) realizou algumas atividades relacionadas ao combate do mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele. Também fizeram a chamada de rádio conscientizando sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.    

Juntos combatendo o mosquito Aedes Aegypti – (ODS 3)

A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) e Maternal II realizaram atividades de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças que são transmitidas por ele. As crianças receberam a visita dos mosquitos feitos com sucatas, a partir desse momento iniciamos um diálogo sobre o assunto. Cada criança levou um “tema” para fazer com a família, onde deveriam escrever e/ou desenhar ações que praticam para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Foi realizada uma roda de conversa onde as crianças apresentaram essas ações e posteriormente organizamos um mural com esse material. A turma do Pré I (turma da COM-VIDA) também fez a chamada de rádio conscientizando sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.    

COM-VIDA em Ação: Agenda 21- Sustentabilidade – (ODS 6 e 7)

Dando continuidade na programação para o ano de 2017, foi realizado mais uma ação da Agenda 21, a conscientização sobre o uso consciente da energia elétrica e da água. Primeiramente em nossos encontros semanais foi listado situações do nosso dia-a-dia, em que podemos economizar. Um dos encontros foi dedicado para a construção de um adesivo de alerta para o uso consciente das fontes energéticas e hídricas. Os mesmos foram fixados acima dos interruptores de energia e torneiras. Fechando com a construção de um cartaz de alerta, que foi apresentado para todas as turmas e posteriormente fixado no mural da COM-VIDA.          

Semana da Alimentação Saudável (ODS 2)

O projeto Alimentação Saudável que tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados ao bom hábito alimentar. O tema abordado é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem nossas casas e tornam os hábitos alimentares inadequados. Refletindo sobre o assunto, no dia 19/11, a aluna Evelyn de Abreu, que teve a melhor redação do agrinho, com o tema Alimentação Saudável, juntamente com a aluna Maria Eduardaa M. Hoffmann,   apresentaram para os alunos da turma 141 um pouquinho de conhecimento sobre o assunto. Logo após fiz uma fala sobre a alimentação e a prática de esportes. Cada aluno ainda, ao pedido da profe Mariéli Luz, trouxe uma fruta de sua preferência , onde todos ajudaram a fazer uma deliciosa salada de frutas!    

Horta suspensa: 4 ª Ação da Agenda 21: Colheita de hortaliças – (ODS 2 e 11)

Colheita de hortaliças na horta suspensa E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb   No início do mês de novembro os alunos da COM-VIDA realizaram a primeira colheita de hortaliças na horta suspensa. Foi um momento muito alegre e de grande emoção, em que eles puderam concluir um ciclo, desde o preparo do canteiro, plantio das mudas, manutenção dos canteiros e por último a colheita. A hortaliça coletada, couve, foi utilizada na merenda dos alunos da tarde. A COM-VIDA informou os colegas que aquela couve que estava sendo servida era produto na nossa horta suspensa.  

Semana da Alimentação Saudável – (ODS 2)

  Atividade: Incentivo a alimentação saudável E.M.E.F. Dr. Alípio Alfredo Sperb A COM-VIDA organizou uma atividade de incentivo ao consumo de alimentos sudáveis na escola durante a Semana da Alimentação Saudável Municipal. Primeiramente foi passado um vídeo para todos os alunos em ambos os turnos com informações importantes sobre os benefícios da alimentação saudável. Novamente as turmas foram visitar a horta sob orientação da COM-VIDA onde puderam observar práticas de um horta sustentável. Em sala de aula, do pré ao quarto ano, as professoras fizeram refeições saudáveis com seus alunos, mostrando como é possível se alimentar bem sem perder o sabor. Tendo em vista a consolidação do hábito de alimentação saudável, a partir desta semana não será mais vendido balas, pirulitos, chicletes no bar da escola. Foi montado um cronograma gradual de introdução de alimentos saudáveis. Na primeira semana durante … Continua

Atividade de Combate ao Aedes Aegypti – (ODS 3)

Atividade de combate ao Aedes E.M.E.F. Dr Alipio Alfredo Sperb Público-alvo: todos os alunos   Com a chegada do calor nossa escola voltou a se mobilizar em relação ao combate do mosquito Aedes aegypti. Foi realizado uma palestra pela professora Melissa onde todos os alunos de pré a nono ano assistiram no refeitório da escola. Na palestra foi  reforçado os cuidados que todos os cidadãos devem ter em suas residências para não deixar água parada considerando que o mosquito necessita deste ambiente para se proliferar. O vídeo feito no ano passado sobre o Aedes pela COM-VIDA foi novamente reproduzido para todos os alunos e publicado no facebook para compartilhamento dos alunos e familiares. Os alunos fizeram perguntas e contaram que veem diariamente no bairro diversos depósitos irregulares de resíduos, onde muitos acabam armazenando água. Em sala de aula as professoras … Continua

Realização:

Apoio: