Coletivo Educador Ambiental Regional

EMEI TIA BETE E O RIO DO NOSSO BAIRRO – (ODS 6 e 14)

Nosso Rio é o Paranhana que faz aniversário no dia 4 de abril, o qual fica próximo a nossa escola. Na semana de 03 à 7 de abril 2017 executamos algumas atividades, como sessão cineminha com o filme Dori, Hora do Conto com a Historia do Peixe Dourado e atividades de artes: construímos peixe dourado, gota d’agua e painel sobre o nosso Rio Paranhana. Nossos alunos conseguiram compreender a necessidade cuidarmos dos nossos rios: não desmatar, não jogar lixo fora da lixeira e tratar o esgoto das nossas casas entre outras atitudes. No dia do aniversário participamos da visita a barranca do Rio Paranhana, com a supervisão da nossa Coordenadora Ambiental: Professora Sabrina Amaral.

EMEI TIA BETE – (ODS 11)

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA BETE. Rua: Luís Carniel, 4545 – Bairro Santa Maria – Taquara – RS. Fone: 3542-2804 SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2017 05/06/2017 SEGUNDA – FEIRA – ABERTURA FILME : A FLORESTA FELIZ BERÇARIOS E MATERNAL I FILME : UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA MATER II E PRE MANHÃ E TARDE 6/06/2017 TERÇA – FEIRA COM VIDA : CAMPANHA PARA JOGAR LIXO NO LIXO PLANTAR FLORES NO JARDIM DA ESCOLA 07/06/2017 MASCARAS GOTA D’AGUA/ EDUCAÇÃO AMBIENTAL 08/06/2017 PAINEL: CUIDADOS COM O PLANETA 09/06/2017 COM VIDA: ENTRAGA DE PANFLETOS NA COMUNIDADE: COM DICAS PARA CUIDAR DO PLANETA.

Programação da Semana de Meio Ambiente do Alípio – (ODS 3 e 11)

A COM-VIDA da escola Alípio organizou a semana de meio ambiente de 2017 com uma programação voltada para os impactos ambientais que colocam o bairro em zona de risco e ao combate ao mosquito Aedes. Este ano as atividades referente ao Projeto Todo Bichinho é meu Amiguinho serão apresentadas no mês de Setembro.  

Semana do meio ambiente Theophilo – (ODS 11)

Em construção Postados no blog Horta escolar por problema de login É TRISTE PENSAR QUE A NATUREZA FALA E QUE O GÊNERO HUMANO NÃO OUVE” VICTOR HUGO 13 de junho de 2017 Por silvia PROJETO COM – VIDA THEÓPHILO SAUER INFORMA: Confira abaixo o calendário de podas 2017: Bairros – Empresa: 20 a 22 de maio; – Cruzeiro do Sul: 27 a 29 de maio; – Santa Teresinha: 03 a 05 de junho; – Medianeira e Ideal: 10 a 12 de junho; – Mundo Novo e Tucanos: 17 a 19 de junho; – Petrópolis: 24 a 26 de junho; – Santa Rosa e Km 4: 01 a 03 de julho; – Sagrada Família e Morro da Cruz: 08 a 10 de julho; – Nossa Senhora de Fátima e Fogão Gaúcho: 15 a 17 de julho; – Centro e Morro do … Continua

Leonel Brizola: CRONOGRAMA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE! – (ODS 11)

Trabalhar o Meio Ambiente é de grande importância para que desde pequenas as crianças aprendam a respeitar e valorizar todos os recursos naturais do nosso planeta, bem como, os seres vivos que dele compartilham! Apesar de ser um tema bastante abordado durante todo o ano não apenas pela COM-Vida, mas por todas as turmas da escola, temos uma semana especial todinha para ele: A SEMANA DO MEIO AMBIENTE! Segue abaixo a programação:    

CRONOGRAMA SEMANA DO MEIO AMBIENTE – (ODS 11)

Segue Abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente da EMEF.Rudi Lindenmeyer: 05/06- Caminhada pelas dependencias da escola analisando algumas questões como:lixo,entulhos,organização do patio,plantio,horta e canteiros de chás. 06/06- Os alunos do turno da manhã construirão cartazes visando as melhorias necessárias que foram analisadas no dia anterior e com os alunos do turno da tarde será construída uma maquete. * 07/06- Passeio na Roda d’Água próxima a escola,conscientizando os alunos sobre a importancia da água em nossas vidas.(Pode ocorrer alteração de data no Passeio,devido as condições climáticas.) 08/06- Cada turma deverá criar uma poesia ou uma paródia com o tema:Meio Ambiente. 09/06- Cada turma apresentará para as demais sua poesia ou paródia.

COM-VIDA para a Ação “A nossa Agenda 21 escolar” 2017 – (ODS 11)

EMEF. ROSA ELSA MERTINS COM – VIDA Guardiões da Vida Verde SONHOS O QUE QUANDO QUEM ONDE 1 – Cisterna 1- Realizar a manutenção da Cisterna. 2 – Utilizar a água da Cisterna para a limpeza da Escola e regar as plantas. 3- Apresentar a Cisterna para os alunos e comunidade. 1 – Mensalmente 2 – Diariamente 3 – Setembro 1 – Com-Vida 2 – Funcionários e quem precisar 3 – Com-Vida e alunos 1 – Escola 2 – Escola 3 – Escola 2 – Pergolado para abrigar o QG dos Guardiões da Vida Verde 1 – Criar um Viveiro de Mudas 2- Distribuir algumas mudas do viveiro no Bairro. 3- Plantio de Roseiras (Projeto Rosa pelo Rosa). 1 – Julho 2 – Outubro 3 – Maio 1 – Com Vidas 2 – Com-Vidas e alunos 3 – Com-Vida 1 … Continua

COM-VIDA para Ação EMEI São João Batista – (ODS 11)

“A nossa Agenda 21 escolar”         Após passeios e rodas de conversa, a turma COM-VIDA da EMEI são João elencou alguns problemas, que depois de solucionados tornarão nosso Bairro e nossa escola mais bonitos e sustentáveis. O que mais chamou atenção dos alunos foi o lixo espalhado pelo chão e este será o primeiro problema a se solucionar, através de limpezas e distribuição de folders e cartazes pelo bairro onde moramos.

Leonel Brizola: COM-Vida para Ação 2017 (Agenda 21) – (ODS 11)

A COM-Vida da Leonel já está com a sua “Agenda 21 – 2017” organizada! As ações foram planejadas a partir da aquisição de alguns materiais com o recurso do PDDE Escolas Sustentáveis. Estes materiais contribuirão muito para a conscientização de todos na preservação dos recursos e destinação correta de resíduos, e também na nossa trajetória rumo à uma escola mais sustentável.

COM-VIDA para ação – “A nossa Agenda 21 na Escola” – (ODS 11)

                                                PEDRAS NO CAMINHO                                                                           1. Lixo misturado nas lixeiras                                                                                                                    2.Pracinha com sol na maioria do tempo                 … Continua

Agenda 21/2017- EMEF 17 de Abril – (ODS 11)

Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril COM-VIDA para Ação Agenda 21/2017 Problemas Materiais adquiridos com recursos PPDE Ações Quando Onde Quem       Lixo     – Minhocário   – Lixeiras seletivas Adquirir um minhocário visando a conscientização e a mudança de atitudes sobre a problemática do lixo e suas consequências ambientais.   Ao longo de 2017   Na escola   COM-VIDA  e  Direção Distribuição de lixeiras em locais específicos.   1º semestre de 2017   Na escola COM-VIDA  e Direção Campanha de conscientização sobre os cuidados com o lixo Ao longo de 2017   Na escola   COM-VIDA             Água   – Caixa d’água. – Torneiras temporizadora. – Caixa de descarga. – Cano de PVC. – Cimento. – Cola branca. – Tijolo. – Areia. – Bóia. – Argamassa   Construir um … Continua

COM-VIDA para Ação 2017 – (ODS 11)

O planejamento das ações a serem desenvolvidas pela COM-VIDA nesse ano foram organizadas de acordo com o Plano de Ação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)   .

Realização:

Apoio: