Coletivo Educador Ambiental Regional

Trabalhando a Igualdade e Respeito. ODS 05,10

Através de atividades lúdicas a Emei São João Batista nesta semana realizou atividades referentes aos 16 DIAS DE ATIVISMOS CONTRA A VIOLÊNCIA A MULHER, trabalhando de forma a trazer para os pequenos como é importante o respeito com o próximo.

Desconstruindo frases e construindo novos conceitos – EMEF 17 de Abril (ODS 3, 4, 5, 10, 16).

Na tarde de hoje recebemos as acadêmicas de Psicologia da Faccat, Ana Paula Volkart e Nathália Barth Kleinkauf para um bate-papo sobre a violência contra a mulher com as turma dos 6 anos. Um momento especial de muitas informações e aprendizados. Eles fizeram relatos, conheceram novos conceitos e juntos aprenderam muito. Saímos dessa conversa mais sábios com certeza e sabendo que semeamos nesses pequenos valores para uma sociedade melhor.

Essa escola protege os animais (ODS 16)

Durante a semana do dia 23 de setembro, realizamos na E.M.E.F Júlio Maurer, rodas de conversas referente a Proteção dos animais com o objetivo de desenvolver a sensibilidade dos alunos para repensar valores éticos e humanitários, tais como; empatia, compaixão, solidariedade, respeito, senso de justiça, tolerância as diferenças e cidadania. Para ficar ainda mais rica nossa atividade, a voluntária da Apata, Sandra Schaffer, palestrou para os alunos sobre as necessidades básicas dos animais de estimação.

RESPEITO NÃO TEM COR, TEM CONSCIÊNCIA (ODS 5 E 17)

O dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência Negra que tem como objetivo a reflexão sobre desigualdade racial, sobre a luta dos negros contra o preconceito e a discriminação. Essa data faz referencia a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola morto há mais de três séculos. Diversas atividades com essa temática foram e estão sendo desenvolvidas na E.M.E.F Júlio Maurer com esse intuito.

Sonho 2 realizado (ODS 7, 13 e 15)

Alunos da Com Vida da Escola Júlio Maurer realizam seu segundo sonho. Ter um pátio florido e alegre na escola, para deixar ela ainda mais atrativa.

Minhocasa: Coleta resultante do acúmulo de chorume dos últimos três meses na EMEF Calisto Eolálio Letti. (ODS 3, ODS 8 e ODS 15).

Os alunos do ComVida, juntamente com os alunos do 5° ano, que são os criadores da horta escolar (projeto de iniciação científica realizado pela prof Dani) tiveram um momento de trocas de conhecimento envolvendo a minhocasa e a composteira que eles também fizeram. Os alunos do Comvida explicaram aos alunos do 5º ano como se deu a acumulação do chorume, quais resíduos orgânicos foram coletados, bem como a importância da minhocasa para o cultivo de hortas sustentáveis.

Sonho 1 Realizado (ODS 3 e 15)

Após a análise dos diagnósticos realizado pela Com Vida da Escola Júlio Maurer, os alunos realizaram o primeiro sonho, a construção de um canteiro de chás em espiral, para uso dos alunos e comunidade.

Diagnóstico e oficinas do futuro: pedras no caminho e árvore dos sonhos da Júlio Maurer – (ODS 4 e 11 e 17)

Iniciamos a formação do COM-VIDA   com explicação do que seria a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. Após a conversa, os alunos observaram as dependências da escola e seus arredores para mapear os principais problemas ambientais e estéticos da mesma. Os alunos apontaram as demandas que acharam interessantes trabalhar durante o ano de 2019. O grupo confeccionou uma árvore dos sonhos, onde colocaram seus desejos para melhoria da escola, relacionados à: estética, consumo e produção responsável e cuidados com o meio ambiente em geral. Estes problemas foram levados para a oficina de futuro Pedras no Caminho, onde foi citado: Bebedouros com vazamento; Excesso de lixo jogado no pátio; Lixo orgânico e inorgânico misturados no pátio da escola e no refeitório; paredes sujas computadores estragados Pátio sem jardim Pátio sem canteiros de chás vidros quebrados goteiras e … Continua

Basta de Violência! Emei Vovó Domênica

ODS 05 e ODS 10 O debate sobre a educação ambiental deve ir além da gestão dos recursos naturais, incluindo questões referentes à parte das populações que sofrem com injustiças socioambientais devido a razões financeiras, raciais, étnicas ou de gênero. No dia 25/11, a Professora Luciana responsável pela pauta do coletivo na Emei Vovó Domênica, convidou o educador e gestor da Emei Irmã Valéria em Novo Hamburgo, Eduardo Zanette para um bate-papo com os professores da instituição sobre estes questionamentos que fazem parte do nosso cotidiano. O Mestre e Doutorando pela UFRGS, relatou discussões emergentes, como as questões de gênero, sexualidade, violências contra a mulher, relações étnico raciais e consumo. Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da … Continua

Semeando os canteiros com flores – EMEF. 17 de Abril – (ODS 4, 15).

Além de mantermos o minhocário com os nossos resíduos orgânicos como nossa primeira ação, semeamos muitas flores nesses canteiros. Algumas turmas participaram também plantando girassol. Antes desses momentos adubamos a terra com substrato da decomposição feita pelas minhocas. Peneiramos esse substrato para encontrar as minhocas e recolocá-las no minhocário, e assim distribuímos pela escola toda o adubo como nossa segunda ação.

Valorize a liberdade e a igualdade (ODS 05 e ODS 10)

Ativismo contra violência de gênero A palestra da Mônica Facio foi muito interessante, fez um trabalho de conscientização e empatia. A planta no meio do circulo no tapete (fotos), representou como devemos tratar os seres vivos, o quanto temos que cuidar, respeitar e proteger o próximo. A COM-VIDA, deixa a seguinte mensagem: “Somos todos iguais, porém com ponto de vistas e atitudes diferentes, por isso temos que aprender a conviver com o nosso próximo, aceitando todas as diferenças e divergências, sem julgamentos. Pois só enxergamos nos outros aquilo que também temos e somos. Portanto vamos viver em paz…” Gláucia Silva da Costa

Observando o Rio (ODS 06)

Abaixo está o guia de avaliação da qualidade de Água do Rio dos Sinos na localidade de Olhos D’Água do mês de novembro e foto com parte dos alunos da COM-VIDA da EMEF. Antônio Martins Rangel. Observa-se que a nota final do índice da qualidade da água encontra-se regular com uma pontuação entre 27 e 35 pontos de acordo com a soma dos dados obtidos.

Agenda 21: Ativação e utilização das lixeiras seletivas (ODSs 4 e 12)

A turma da COM-VIDA assistiu a um vídeo sobre a separação de resíduos “Lixo é no Lixo”. Em seguida foi realizado um diálogo sobre o assunto, onde foi explicado sobre os significados das cores das lixeiras e da importância da separação dos resíduos. Os alunos foram até a parte externa da escola, onde foram instaladas as lixeiras seletivas, para analisar as cores e relembrar para que serve cada uma, pontuando a importância da sua utilização em nossa escola.

Realização do sonho 3

Arrumar as janelas com vidros quebrados. Ação 1: Realizamos uma festa junina para arrecadar fundos. ( Nunca tinha sido realizado um festa junina para comunidade). Ação 2: Verificamos os vidros, onde foi contado mais de 18 vidros quebrados. Ação 3: A colocação dos vidros .

A cigarra e a formiga ODS (2 e 4).

A presença de formigas na horta da escola despertou a curiosidade dos alunos, que vem acompanhando o crescimento de sua plantação de feijões. A partir daí um aluno do 3° ano (autista), começou a trazer laranjas, de casa para alimentar as formigas, para que elas não destruam as plantas, pois não devemos mata – las. O interesse dos alunos levou a bibliotecária á fazer uma hora do conto com a história “A cigarra e a formiga”, para a turma da pré escola que depois se dirigiram para a horta da escola, onde com o uso de lupa observaram as formigas em suas atividades.

Realização:

Apoio: