Coletivo Educador Ambiental Regional

Natal da Família Vovó Domênica ODS 12 e 16

Natal é também tempo de refletir às práticas dos espaços educadores sustentáveis. Pensando nisso, às famílias foram envolvidas na construção de enfeites e adornos para os espaços da escola com materiais recicláveis. Sendo uma das principais características do nosso jeito de pensar e viver a educação, a relação entre escola e família contribui diretamente para o sucesso educacional de nossos educandos, uma vez que facilita o estabelecimento de parcerias, acordos e experiências pedagógicas diversas.

Viajar pelo mundo das aves sem sair da escola ODS 04 e 15

No mês de Julho, na EMEI Vovó Domênica recebemos a visita de dois pássaros da espécie jandaia: O Castiel e o Crowley. Eles foram recebidos de forma calorosa pelos alunos, professores, funcionários e equipe diretiva da escola. Com o intuito de sabermos o valor dos animais, aproximar de forma educativa e não como espetáculo. Agradecemos a professoras Andressa Boff por proporcionar essa sensibilização e conscientização para preservação de espécies como às aves.

Sonho 3 (ODS 9, 4 e 17)

Alunos da COM VIDA da E.M.E.F Júlio Maurer realizaram o terceiro sonho. Após a construção do canteiro de chás e de flores, chegou a hora de também deixar a sala de aula mais acolhedora. Precisamos deixar todos os espaços físicos da escola mais atraente e prazeroso.

Ponto Ecopedagógico do Rosa e Confraternização de Natal da COM-VIDA – ODS 3, 4, 11 e 12

Nosso ponto Ecopedagógico esteve a todo vapor durante o ano letivo de 2019. Finalizamos as coletas em clima de comemoração pelos resultados, conseguindo reeducar a maior parte de nossos alunos a fazer a destinação correta dos seus resíduos. Para o próximo ano, a COM-VIDA pretende trabalhar ainda mais para garantir que 100% dos resíduos da nossa escola sejam separados corretamente!

16 dias de ativismo do Rosa em prol das mulheres – ODS 3, 4, 5 e 10

Os 16 dias de ativismo contra a agressão de mulheres e meninas, proposta pela prefeitura municipal de Taquara, ocorreu na EMEF Rosa Elsa Mertins com todas as turmas, intermediado pela COM-VIDA. Foram criados cartazes que ficaram expostos pela escola, criticando os padrões sociais de aceitar a agressão como algo normal, em que não se deve “meter a colher” nos relacionamentos alheios. A COM-VIDA instruiu as meninas a identificar relacionamentos abusivos e a denunciar em qualquer suspeita de assédio ou agressão física e verbal. Também foi feita uma roda de conversa entre os alunos da COM-VIDA para problematizar a visão da mulher na sociedade, com isso, expusemos pela escola 16 mulheres que transformaram o mundo em sua época, lutando pelo reconhecimento e pelos direitos das mulheres ao longo da história.

BEM ESTAR ANIMAL 2º SEMESTRE – ODS 15

Confeccionamos recadinhos de conscientização por todos os alunos para distribuição numa caminhada pela comunidade. Caminhada pela comunidade para entrega dos recadinhos, cada aluno no seu turno. Estas atividades envolveram todos os alunos da escola.

SEMANA DE PROTEÇÃO ANIMAL – ODS 15

Nesta semana, começamos com o vídeo: Madagascar, logo após roda de conversa com todos os alunos sobre o filme e confecção de cartazes em grupo para conscientização sobre animais e cuidados com os mesmo. No segundo dia, confecção de recadinhos de conscientização pelos alunos para distribuição numa caminhada pela comunidade (Atividade pelo Bem Estar Animal). No terceiro dia, caminhada pela comunidade para entrega dos recadinhos (Atividade pelo Bem Estar Animal). Todas as atividades envolveram todas as turmas, nos seus respectivos turnos.

16 DIAS DE ATIVISMO – ODS 02

No dia 21 de novembro, reunimos os alunos por turno, contamos a história de vida da senhora Marilene Wagner, pois a comunidade comentou bastante na época do ocorrido. Logo após, foi feito rodas de conversa e debate sobre o assunto e confecção de cartazes de conscientização.

COM VIDA na ATIVA!

Os alunos tinham o sonho de melhorar a pracinha da escola, porem esse não foi possível para esse ano. Então ele foi substituído por um sonho muito sincero deles, de que a escola tivesse realmente ajuda e que reconhecesse as atividades da COM VIDA, e que fossem mais ativos em várias atividades da escola. Para isso os alunos ajudaram professores em atividades de sala, saíram as ruas para cuidar da comunidade ao redor da escola. Com isso eles conseguiram chamar mais atenção para as ações do grupo e mais ajuda durante o ano para suas atividades.

Meu amiguinho cão!

Para promover a conscientização dos alunos para os cuidados com os animais, os alunos decidiram apresentar um vídeo para os alunos do pré, e conversar sobre os cuidados que devemos ter com nossos animaizinhos. Para concluir a atividade, os alunos deveriam fazer um desenho sobre o vídeo e sobre o seu animal de estimação. Assim eles voltaram sua atenção para os seus animais de estimação e conseguiram entender que os cuidados devem vir deles também.

Resultado na mesa! ( ODS2 e ODS3)

O sonho numero 3 dos alunos da COM VIDA, era ter uma horta na escola, com alimentos diferenciados e que servisse para o refeitório e para a comunidade. Para isso era necessário que o solo fosse tratado, pois era inviável plantar qualquer coisa nele. Contamos com a ajuda da Embrapa, que coletou amostras do solo e nos auxiliou. O segundo passo foi ter mais informações sobre o cultivo de verduras, para isso tivemos uma palestra com engenheiro agrônomo que nos auxiliou em relação ao plantio e o cuidado com a terra. E por fim o plantio de verduras e legumes pelos alunos da COM VIDA. O resultado foi uma horta lindíssima.

Alimentação Saudável!(ODS2, ODS 3 e ODS15)

Preocupados com a alimentação dos alunos da escola e da comunidade, os alunos pensaram no seu primeiro sonho, que era de conscientizar os colegas para uma alimentação mais saudável. A primeira iniciativa foi entrar com a turma do 6 ano no projeto da Diabetes, onde os alunos tem palestras para entender melhor a doença. A conversa com o Dr. Renato Fagondes, que trouxe muitas informações sobre a doença e dicas para melhorar e prevenir a doença. Pois vários familiares dos alunos possuem a doença. O primeiro sonho foi realizado durante o segundo semestre do ano. Esse sonho foi vinculado com o sonho da horta.

Ser Saudável é uma escolha (ODS 3 e 12)

Semana da alimentação da EMEF Júlio Maurer Durante a semana da alimentação a Comvida da escola organizou algumas atividades: Pesquisa sobre os tipos de alimentos e suas funções, assistiram a documentários referente ao assunto; pesquisaram e analisaram as embalagens dos alimentos, apresentaram as pesquisas e suas conclusões para o grupo escolar e para finalizar a semana, prepararam uma salada de fruta bem gostosa e um sanduíche natural

Consumismo na atualidade (ODS 12)

A Com Vida da EMEF Júlio Maurer realizou um um estudo sobre o consumismo, e chegando a conclusão que: a propaganda, muitas vezes, induz as pessoas a hábitos de consumo e de vida não compatíveis com a realidade. Ter mais do que você precisa não é necessário nem sofisticado, é desperdício. É acumular coisas desnecessárias, consumir de forma irracional é estimular o uso predatório dos recursos naturais, numa época em que discutimos aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Baseado no estudo, realizamos uma campanha para a arrecadação de materiais de difícil reciclagem, e o resultado da arrecadação foi espantoso, pois arrecadamos muito material. Após a arrecadação os alunos, realizaram um trabalho de conscientização nas turmas da escola.

Construindo informativos de conscientização – EMEF. Dr. Alípio A. Sperb (ODS 3, 4, 11, 12 e 13).

Nos reunimos para construirmos juntos informativos sobre a separação de resíduos e como isso prejudica o meio ambiente. Cada informativo será colocado nas salas de aula, pois assim os alunos terão acesso. A turma desenvolveu um ótimo trabalho com muita criatividade e dedicação, e junto com esses saberes estudamos mais ainda a respeito do descarte de materiais.

PROMOVENDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

O mês de Outubro, é o mês da Alimentação Saudável, foi realizado atividades voltadas para o tema. Recebemos a visita da nutricionista Fabíola Andriolli e a estagiária Daniela. Na turma Pré 1 A foi realizado uma roda de conversa com os alunos sobre o que e como se alimentam em casa, já que na escola estamos sempre estimulando a diversidade de alimentos no prato dos alunos. Realizaram a brincadeira da amarelinha dos alimentos, todos curtiram.

Bem Estar Animal 2° ODS 15

Nessa semana a EMEI Alice Maciel realizou atividades referentes ao Bem Estar Animal 2. As turmas Maternal 1 A e B, Maternal 2 A e B e o Pré 1 A, assistiram o filme: A Importância dos animais de estimação! Após realizei um bate papo com os pequenos na faixa etária de 2 a 5 anos sobre o tema do filme e observado o interesse extremo de cuidados com seus bichinhos. Recebemos a visita da vereadora Sandra Schaeffer (Apata) e os seus queridos pets que encantaram as crianças, nos direcionando sobre os cuidados e preservação dos animais de estimação. Em agradecimento a escola efetuou uma doação de saco de ração para Apata.

“SONHO 03” realizado – ODS 06

Sabendo da importância de economizar a água, o uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas para o reaproveitamento da água, um bem tão precioso que pode vir acabar se não usarmos com consciência.                 Nossa escola já conta com a instalação da cisterna, porém a mesma precisa de alguns reparos para sua total funcionalidade, e a partir da realização desse sonho por parte das ações da COM-VIDA, nossa escola já faz uso da água da chuva para regar a horta, lavar calçadas e as limpezas em gerais.

OFICINA DE FUTURO – ODS 012 E ODS 015

A COM-VIDA pensando nas ações (práticas dos espaços educadores sustentáveis) para o ano de 2020, organizou a OFICINA DE FUTURO, analisaram as PEDRAS NO CAMINHO e a ÁRVORE DOS SONHOS. Para representar a árvore dos sonhos, a COM-VIDA pensou no pinheiro de Natal ou árvore de Natal que é um dos principais símbolos do Natal. Ela tem o significado de gratidão da humanidade pelo nascimento de Jesus e também de esperança, paz, vida e alegria. E cada sonho foi representado por uma “bola colorida” enfeites da árvore que representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. E é através do significado desses símbolos natalinos que a COM-VIDA que realizar esses sonhos no próximo ano.

Realização:

Apoio: