Coletivo Educador Ambiental Regional

Conscientização da separação do lixo no refeitório – (ODS 11)

Na tarde do dia 19 de julho a turma da Com-Vida da Emei São João confeccionou cartazes ilustrando quais resíduos podem serem descartados em cada lixeira. A nossa escola conta com duas lixeiras no refeitório uma para lixo seco e outra para lixo orgânico, mas infelizmente algumas vezes encontramos as lixeiras com lixo todo misturado, o que inviabiliza a reciclagem. Visando conscientizar nossa escola quanto uma separação correta e consciente, foi que juntos decidimos produzir cartazes ilustrando a prática correta. Quanto mais cedo instruirmos nossas crianças a separação correta dos resíduos, mais rápido teremos um retorno positivo neste sentido.

COM-VIDA para Ação – parte 4 – (ODS 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL No último encontro, antes do recesso, os integrantes da COM-VIDA confeccionaram novos cartazes para colocar no ambiente escolar no sentido de orientar os demais colegas quanto ao descarte de resíduos orgânicos e secos. Para enfatizar essa questão os alunos foram em todas as turmas explicar aos colegas sobre a importância da separação dos resíduos, tanto para a preservação do meio ambiente quanto para facilitar o trabalho das pessoas nas usinas de triagem e/ou reciclagem de resíduos. Eles falaram que uma vez por mês realizam a coleta de resíduos espalhados no pátio da escola e que são os próprios colegas que deixam, apesar de ter várias lixeiras no mesmo espaço. Informaram que na última coleta encheram 04 sacos de resíduos erroneamente descartados por eles (colegas dos dois turnos)! Finalizaram essa atividade “cobrando” a cooperação de todos.

COM-VIDA para a açao. – (ODS 2 e 11)

A horta foi revitalizada a no mês passado por amigos da escola, os quais limparam e plantaram mudas de verduras e legumes,como: alface, couve, beterraba, cenoura e tempero verde. A nossa horta também conta com mudas de chás: cidreira, penicilina e hortelã. No dia 12 de julho a turma Com-vida da Emei São João realizou a limpeza dos novos canteiros da horta escolar.As crianças colocaram a mão na terra pra deixar os canteiros bem limpinhos. Os alimentos plantados na horta são utilizados na merenda escolar assim como podem ser levados pelos alunos para casa.

Encontros da COM VIDA EMEF João Martins Nunes – (ODS 2 e 11)

Os encontros da COM VIDA da EMEF João Martins Nunes tem sido produtivos, os alunos participam de muitas atividades como: identificação de diferentes tipos de solo; confecção de composteira doméstica utilizando garrafas de água de 5 litros, cascas de frutas, legumes e verduras, terra e água; limpeza dos canteiros da escola; plantio de temperos, chás e flores. No dia 7 de julho os alunos da COM VIDA e do 4º Ano da EMEF João Martins Nunes foram conhecer a Usina de Reciclagem localizada no interior do município de Taquara, no Moquém. Essa ação faz parte de um Projeto sobre Separação do Lixo desenvolvido pelos alunos da COM VIDA e do 4º Ano. Os alunos ficaram impressionados com o trabalho feito na Usina de Reciclagem, foi muito importante ver na prática o que está sendo trabalhado em sala de aula. Com … Continua

Fanzine – EMEF 17 de Abril – (ODS 11)

o primeiro encontro dos integrantes da COM-VIDA, após a Semana do Meio Ambiente, foi dedicada para avaliar o desempenho das atividades realizadas e abrangência da mesma. Após foi confeccionado um fanzine com o objetivo dos alunos expressar os seus anseios e preocupações em relação ao Meio Ambiente, o material foi impresso e distribuído na comunidade escolar.              

COM-VIDA para Ação – parte 3 – (fanzine e vídeo) – (ODS 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL No encontro do dia 07 de julho, os alunos da escola que fazem parte da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) realizaram atividades de rua em função de um, dos maiores problemas apontados por eles, que foi a questão do lixo espalhado pela escola e ruas, a não separação dos mesmos e consequentemente, o descarte inadequado. Para tanto, no primeiro momento do encontro eles fizeram um vídeo ensinado a reutilizar garrafas pet, que pode ser acessado no YouTube em: https:youtu.be/5v4dbdi601U. No segundo momento do encontro dividiram-se em 2 grupos. Um grupo foi distribuir folderes (referentes ao tema) para a comunidade local e o outro grupo ficou na escola coletando os resíduos recicláveis espalhados pelo pátio. Finalizando o encontro foi feito um novo vídeo (pode ser visto no facebook da escola) no qual … Continua

EMEI Leonel Brizola: Semana do Meio Ambiente 2017 – (ODS 11)

A COM-Vida da EMEI Leonel Brizola, em parceria com todas as professoras e equipe diretiva da escola, promoveu a “Semana do Meio Ambiente”, que aconteceu oficialmente de 5 a 9 de junho, mas que acabou envolvendo praticamente o mês de junho inteiro!!! Durante o mês todo foram realizadas diversas atividades de enraizamento da Educação Ambiental na escola e na comunidade próxima! A semana começou com a apresentação da turma da COM-Vida sobre as ações já realizadas na escola e também sobre as ações futuras…   Também tivemos uma “Hora do Conto” super legal com a história: Vamos Abraçar o Mundinho…   Depois da história cada turminha recebeu um “Homenzinho” para personalizar… Com eles montamos um lindo painel!         Também tivemos um “Cinema Especial” com dois filmes sobre a importância de preservarmos o Meio Ambiente!   Nossa “Passeata … Continua

Fanzine – E.M.E.I. Vovó Mathilde – (ODS 11)

O Fanzine foi confeccionado pelos alunos da turma do Pré I (representantes do COM-VIDA). A atividade foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente. O material foi enviado para as famílias e entregue para a comunidade como forma de conscientização sobre a Preservação do Meio Ambiente.      

COM-VIDA para Ação: parte 2 – (ODS 11)

Escola Emílio Leichtveis – EMEL Como atividades do COM-VIDA para Ação, nos dias 14 e 29 de junho, os alunos que fazem parte da Comissão confeccionaram fanzines e folderes, cujo assunto foi Meio Ambiente e Separação de Lixo, para posterior distribuição tanto na escola quanto no bairro. Todo o material utilizado na confecção dos fanzines e folderes foi obtido pelos alunos por meio de consultas à internet. No dia 29 de junho, os alunos realizaram uma atividade prática de reutilização de resíduos que eles mesmos haviam recolhido no pátio da escola e fizeram reaproveitamento de outros materiais normalmente utilizados na escola e cujo excedente costuma ir para lixeiras, no caso o E. V. A.

Realização:

Apoio: