Coletivo Educador Ambiental Regional

Observando o Rio dos Sinos (ODS 06)

A COM -VIDA da EMEF Antônio Martins Rangel participa do projeto Observando Rios, realizando monitoramento mensal avaliando a qualidade da água do Rio dos Sinos na localidade de Olhos D’Água.

Aves Livres – Bem-Estar Animal – (ODS 15)

A turma da COM-VIDA da EMEI Vovó Mathilde realizou a primeira atividade referente ao Bem-Estar Animal sobre a liberdade das aves. Inicialmente assistiram ao vídeo: O canto do sabiá (Turma da Mônica), após realizaram um diálogo sobre o que assistiram e sobre a liberdade das aves. Em seguida cada aluno fez o desenho de uma ave. Essas foram usadas para a confecção de um cartaz com o título: “As aves devem viver livres…Não presas em gaiolas!” Esse cartaz ficou exposto no mural da escola. Durante a Semana do Meio Ambiente as famílias confeccionaram comedouros para os pássaros que foram distribuídos pelo pátio da escola.

Árvore dos Sonhos – ODS 03, 04, 12 e 15

A COM-VIDA fez uma sondagem na escola e pôde observar que havia muitas coisas que deveriam ser retomadas, tais como: a separação correta do lixo, a reativação da horta da escola, os cuidados com os jardins, entre outras. Então, voltando para a sala, com a ajuda de todos, foi feita a “A Árvore dos Sonhos”. Nela foram colocadas as pedras que estavam no caminho e quais os sonhos a serem realizados para que essas pedras pudessem ser removidas do caminho. Ficou acertado que todos fariam a sua parte, para que os sonhos pudessem se concretizar.

Cuidando bem dos animais – ODS 15

No dia 02/07/19, a COM-VIDA da Emel, teve um momento de reflexão sobre os cuidados que devemos ter em relação aos animais. Durante esse momento, a professora trouxe para os alunos um texto que falava sobre o bem-estar animal: o que é e o que devemos fazer para colaborar para o bem-estar dos animais. Logo após, a professora apresentou imagens enviadas pelos alunos, de seus animais domésticos. No momento em que a professora ia apresentando as imagens, cada aluno contava a história de seu animal de estimação. No final, os alunos elaboraram um cartaz, enfatizando a importância de estarmos em harmonia com os animais.

Encerramento da Semana do Meio Ambiente – ODS 14

A Semana do Meio Ambiente na EMEI 25 de Julho foi marcada por atividades que envolveram toda a comunidade escolar, desde a direção da escola, passando por Anos Iniciais e Anos Finais. Diversas atividades ocorreram ao longo da semana. Tivemos palestras, exposição de banners, mostras de trabalhos, vídeos e músicas com a tematica Oceanos. O engajamento de todos os setores da escola foi fundamental para o sucesso deste projeto.

RELATO SEMANA DO MEIO AMBIENTE – ALICE MACIEL ODS 4,6,11,15.

Semana do Meio Ambiente 04 à 07 de Junho EMEI ALICE MACIEL junto com A Com-Vida e toda comunidade escolar, trabalhamos diversos temas nessa semana. Dia 04/06/2019.  Abertura da Semana do Meio Ambiente Vídeo Explicativo- Um Plano para Salvar o Planeta- Turma da Mônica; Após reflexão sobre o vídeo a turma Pré I B realizou atividades sobre o descarte correto de resíduos e confeccionaram para a sala lixeiras seletivas com caixas de papelão e reaproveitamento de papel colorido picado.     Dia 05/06/19 no turno da manhã e da tarde ocorreu palestra com a bióloga Sabrina e estagiárias do Cimol do curso Técnico em Meio Ambiente com o tema Cuidando do Meio Ambiente e Observando os Rios enfatizando a importância da mata ciliar; Atividades relacionadas como prevenir o mosquito da Dengue com visita nas redondezas da escola; Cuidando e preservando … Continua

É O FIM DA PICADA- ODS 015

Como atividade do BEM ESTAR ANIMAL 1, os alunos da COM-VIDA da EMEF Antônio Martins Rangel desenvolveram um projeto sobre a importância das ABELHAS para o meio ambiente, sabendo que 75% dos alimentos cultivados no mundo dependem da polinização das abelhas e também o reflorestamento da mata nativa , muito importante para manter o equilíbrio do ecossistema. Mas as más ações dos seres humanos como o desmatamento, as queimadas e o uso incorreto de agrotóxicos,  que causou a morte de mais de 500 milhões de abelhas no Brasil no período de dezembro de 2018 à março de 2019 começa a preocupar, pois a mortandade de abelhas pode causar num futuro próximo um grande impacto ambiental. Os alunos querem sensibilizar as pessoas de que precisamos dizer não ao uso de agrotóxicos que além de nos fazer mal diretamente, também matam as … Continua

(ODS 3, 4, 12 e 15) 2°Semana do Meio Ambiente,”Por onde flor, floresça;Vamos cuidar do nosso planeta!”

Durante os dias 05, 06 e 07 de Junho do vigente ano foram realizadas atividades pertinentes ao Meio Ambiente dentro do contexto da Ed. Infantil, com o intuito de conscientizar sobre a preservação dos nossos recursos naturais. Hora do conto, troca de brinquedos, painel para foto, apresentação de músicos, além das colegas que auxiliaram na organização deste belo evento. Gratidão pelo presente que recebemos: o ECOPONTO. Os alunos do Comvida ensaiaram por semanas para esta ocasião especial além da fala das autoridades presentes e que a comunidade escolar faz bom uso do novo espaço para recolhimentos dos resíduos.

Escola Salzano da Cunha – Bem estar animal (ods 15)

Os alunos da COM-VIDA, realizaram uma pesquisa nas proximidades de suas casas, observando, se, e quais animais estão mais presentes na vida de sua vizinhança. Constataram que na maioria das casas, habitam os cãezinhos como animal de estimação. Partindo dessas informações produziram um vídeo falando dos cuidados que se deve ter com os animais de modo geral, alimentação, higiene, vacinação. Confeccionaram cartazes que estão expostos na escola para socializar com os demais.

Semana do Meio Ambiente (ODS 3, 4, 12 e 15)

Nesta semana tivemos diferentes atividades, envolvendo COM-VIDA e alunos de todas as turmas. Iniciamos no dia 05 de junho, com uma palestra sobre Bem Estar Animal com a funcionária Vera, os alunos adoraram e tivemos até uma mãe que nos relatou que o filho levou seu cachorrinho para dormir com ele, está atividade envolveu toda a escola. Os alunos no dia 06 de junho, realizaram um mutirão para limpeza de nossa horta, assim como colheita de alguns itens e plantio de outros. No dia 07 de junho, assistimos alguns vídeos de conscientização com as turmas, assim como confecção de alguns cartazes. No dia 10 de junho, os alunos do turno da manhã realizaram uma faxina ecológica pelo pátio de nossa escola.

Bem estar animal (ODS 15)

No dia 05 de junho, os alunos foram reunidos por turno para assistir uma palestra com a funcionária Vera Regina Ritzel e sua filha de quatro patas Clarinha, sobre os cuidados que devemos ter com nossos bichinhos, bem como a responsabilidade ao adotar um animal. em seguida, os alunos confeccionaram cartazes sobre o assunto.

BEM ESTAR ANIMAL I (ODS 15) – ALICE MACIEL

O Bem Estar Animal I na Alice Maciel, foi direcionado de uma forma lúdica e com muito aprendizado, a turma do Maternal II assistiu um vídeo – Turma da Mônica e os cuidados com os animais de estimação. Foi possível contato direto com um cachorro que a professora titular Lela levou, demostraram muito carinho e cuidados com o animal. Os alunos utilizaram máscara do seu animal preferido e disseram os cuidados a serem tomados, alimentação essencial para cada animal. Foi um dia de muito aprendizado.

BEM ESTAR ANIMAL I (ODS 15)

Os alunos da COM-VIDA receberam a Veterinária Cristiane Campello, no dia 11/06 para uma palestra aos alunos de pré a quinto ano sobre a importância da castração dos animais domésticos. Nossa palestrante deu várias orientações de como cuidar dos animais, mas principalmente da importância de se levar ao veterinário para vacinas e castração. Tirou várias dúvidas dos alunos a respeito dos cuidados básicos com cães e gatos, além de distribuir materiais didáticos da Inspetoria Veterinária de Taquara, amparada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA EMEF ROSA ELSA MERTINS (ODS 4, 6, 11, 12, 15)

Durante a semana do meio ambiente na escola, os alunos da COM-VIDA do Rosa organizaram as seguintes atividades:Na segunda-feira pela manhã, os alunos dos anos finais tiveram uma palestra sobre a situação dos rios dos bairros do município, por meio da análise bioquímica da água fornecida pela SOS Mata Atlântica. A palestra foi ministrada pelas alunas de estágio em Meio Ambiente do Cimol, juntamente da Bióloga Profª. Ms. Sabrina Amaral. Durante a tarde, os alunos dos anos iniciais prestigiaram uma palestra da voluntária Sandra Café, representando a APATA, para falar sobre Adoção responsável. Além disso, a COM-VIDA recebeu a visita de um morador agrônomo para auxiliar na agilidade da decomposição da Minhocasa, que atualmente se encontra sem minhocas.Na terça-feira pela manhã e tarde os alunos da escola fizeram exposições de trabalhos referente ao meio ambiente e a COM-VIDA espalhou pela … Continua

OFICINA DO FUTURO

Durante o semestre, respondemos os indicadores de qualidade ambiental, espaço físico. Após responder, construímos a árvore dos sonhos! Nossa árvore foi montada na biblioteca da escola, onde durante as horas do conto, a professora mostrará para todos os alunos da escola.

Teatro e Meio Ambiente (ODS 12, 13, 14, e 15)

Para falar sobre BEM ESTAR ANIMAL e preservação do meio ambiente a Turminha do Com-Vida apresentou uma livre adaptação da história “A última flor amarela” de Caulos. Após a apresentação teatral os alunos conversaram sobre como as nossas atitudes diárias podem afetar no ecossistema e influenciar na extinção de determinadas espécies. As máscaras da apresentação foram reaproveitadas para a confecção de um cartas.

O que é Bem estar animal para você? (ODS 15)

No dia 27/05 o COM-VIDA da escola Caramuru se reuniu para realizar a atividade Bem estar animal I, onde tivemos um momento de conversa sobre o tema, assim os alunos falaram o que para eles era cuidar dos animais, depois construímos um cartaz para representar está atividade.

Confirmado Workshop Dietas Sustentáveis ODS 2, 3 e 12

Nossa formação continuada em 2019 reforça processos de ecologia interior, divulgando processos e fortalecendo novas formas de viver e conviver, para uma sociedade em transição à sustentabilidade. Em Estilos de Vida Sustentáveis, nosso primeiro encontro foi sobre Consumo Sustentável, com a Profª Drª em Qualidade Ambiental Sabrina Amaral. O segundo Workshop foi com a Psicóloga Ms. Paula Frapiccini e trouxe reflexões quanto a produtos de limpeza sustentáveis. Aguardado desde março, será em 09 de julho, nosso Workshop sobre Dietas Sustentáveis, com a Nutricionista e Mestranda em Sustentabilidade pela UERGS, Lilian Alves. Lílian já esteve conosco falando de assuntos como segurança alimentar e nutricional, e sempre nos instigou a pensar mais profundamente em nossas escolhas alimentares.

Mês do Meio Ambiente da EMEF Júlio Maurer (ODS 4, 15, 12)

Durante essa semana os professores iniciaram as atividades relacionadas à Semana de Meio Ambiente. Para que as crianças entendam cada vez mais a importância de cuidarmos do Meio Ambiente, a professora Sandy Filmann realizou uma hora do conto utilizando a história “Vamos Salvar o Mundinho?”. Diante disso, os alunos da turma 111 fizeram reflexões sobre atitudes do nosso dia a dia, desde jogar o lixo na lixeira, até reciclar os resíduos que produzimos. Com isso, os alunos confeccionaram o Mundinho Feliz com nossos cuidados e o Mundinho Triste quando as pessoas esquecem dos cuidados. Além disso, cada criança produziu o Mundinho no prato descartável juntamente com suas mãozinhas, para retratar que estamos de mãos unidas para cuidar do Meio Ambiente! Também durante a semana recebemos várias palestras:  “Uso de drone na preservação ambiental”, com André Camargo, Graduado em Gestão Ambiental … Continua

Bem-Estar animal EMEF Júlio Maurer

O Bem-Estar Animal, na Emef Júlio Maurer, foi contemplado pela apresentação do trabalho Anjos de Patas, pelos alunos da EMEF Alipio Sperb e as professoras Thais Haag e Daiana Moller.  

Realização:

Apoio: