Coletivo Educador Ambiental Regional

Mês de outubro com muitas vivências de Educação Ambiental nas escolas de Taquara – (ODS 4, 11 e 12)

Dois temas muito importantes foram vivenciados nas escolas municipais, participantes do Coletivo educador Ambiental de Taquara, A Semana da Alimentação e a Semana do Bem-Estar Animal.

Foram cerca de 38 atividades alusivas ao bem estar-animal, em 27 escolas. Podemos destacar as atividades desenvolvidas na EMEF Antônio Martins Rangel, onde tivemos palestra com a veterinária Camila Grasmann, que trabalhou com os alunos os 10 mandamentos para cuidar bem do seu animal de estimação. Já na EMEF Dr. Alípio ocorreu mais uma edição do projeto Todo Bichinho é meu amiguinho, com visita dos animais de estimação dos alunos.

A EMEI Tia Bete, recebeu visita de uma tartaruga, e confeccionaram ninhos parecidos com os de Quero-quero, observado nos campos próximos da escola. Também sobre quero-quero, a EMEF Rosa Elsa, identificou uma área de reprodução da ave, dentro da escola, e tratou de identifica-la e cerca-la, para preservar as aves.

A EMEF 17 de abril, apresentou sua mascote a PRETINHA (uma cadelinha adotada pela escola) para a comunidade, e na EMEF 25 de Julho tivemos a visita de uma galinha. A EMEF Júlio Maurer iniciou o projeto 4 patas e um coração de ouro, com palestra com a Vereadora Sandra Schaefer, conhecida defensora da causa animal, e com visitas a sítios, e reconhecimento dos animais existentes no distrito de Padilha.

Quanto as atividades da Semana Municipal da Alimentação, as escolas buscaram sensibilizar e fornecer informações, em suas 29 atividades, quanto a alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional.

Na EMEF EMEL, pesquisas e campanha de conscientização chegaram até a cantina, onde lanches saudáveis foram comercializados, a EMEF 17 de Abril, levou seus alunos para saborear frutas direto do pé , e a EMEF Dr. Realizou plantios de árvores frutíferas em seu pátio.

Lanches diferenciados e bate papo com merendeiras foram o ponto alto das ações na EMEI Vovó Domênica, enquanto estudos e degustação de mel, foram momentos deliciosos na EMEF 25 DE Julho.

O tema também foi mote de formação continuada de professores do CEATaquara, que participaram da II Semana Municipal da Alimentação de TAQUARA, na palestra sobre as Panc’s Plantas Alimentícias Não Convencionais, com a Bióloga e Nutricionista Marilia Klein.

Os alunos das COM-VIDA´s foram protagonistas nestas ações, montaram vídeos, paródias, palestras, fanzines, buscando conscientizar seus colegas, num propósito de jovem-educa-jovem e a comunidade escolar,  numa geração aprende com a outra, e desta forma, tornando a escola um espaço educador quanto aos temas de Bem-estar animal e Alimentação saudável.

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: