Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana do Meio Ambiente: aprendizagem, trocas, conquistas, frutos por um mundo melhor…

    Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini

 

Semana do Meio Ambiente  e as conquistas alcançadas

A semana do Meio Ambiente da EMEF Arlindo Martini teve início no dia 1º de junho e se estendeu com atividades até o dia 12 do corrente mês. A programação envolveu todas as turmas da escola (pré ao 5º ano), Mais Educação e COM-VIDA, onde estudamos, trabalhamos e refletimos sobre vários temas voltados ao Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar nossos alunos da importância da preservação ambiental, onde cada um deve fazer a sua parte para que possamos ver os resultados desta causa tão importante e essencial à vida de todos os seres vivos, e também procurando incentivar os alunos de que o que aprenderem durante essa semana possa ser levado para casa, para suas vivências fora da escola.

No primeiro dia conceituamos Meio Ambiente através da construção de cartaz coletivo e roda de conversa. Os alunos do COM-VIDA explicaram, através de uma apresentação de slides, suas funções, quais atividades realizam em prol da Educação Ambiental e da Qualidade de Vida, já que essa é uma atividade que iniciou esse ano em nossa escola. As turmas do Mais Educação da manhã e da tarde também apresentaram através de cartaz e diálogo o que já realizaram e aprenderam na Oficina de Canteiros Sustentáveis. Nesse dia ainda aconteceu o sorteio de temáticas para cada turma, sendo que irão trabalhar no decorrer destas duas semanas e apresentar no último dia da programação para fazer o fechamento da mesma. As temáticas sorteadas foram: reciclagem, poluição e suas consequências, horta, atitudes para conservação do meio ambiente e água e suas utilidades.

No dia 02 de junho, no momento inicial os alunos do COM-VIDA apresentaram um teatro sobre a poesia “Paraíso”, e em seguida conversamos sobre os assuntos abordados na mesma, como a importância de cada um fazer a sua parte para que o mundo se tornasse um paraíso, poluição, desmatamento, animais e imprudência. Após assistimos um vídeo explicativo sobre composteira, como cuidar até formar o composto orgânico, o adubo. Visitamos a composteira da nossa escola, e discutimos o que precisava melhorar acordo com o que tínhamos aprendido no vídeo. Através de questionamentos feitos ao alunos pode-se ver que compreenderam qual a função da composteira, e o porque o uso de adubo orgânico é mais benéfico a nossa saúde. Nesse dia também fomos à horta, onde os alunos que não participam do Mais Educação e do COM-VIDA, que são os que mais tem acesso, tiveram a oportunidade de conhecê-la.

No dia 03 de junho as turmas da manhã e da tarde assistiram no seu respectivo horário de aula, o filme “Conservação da Natureza” da Barsa Hoobs, que tratava de vários assuntos referentes à Educação Ambiental, como: separação do lixo, reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais, utilidade do composto orgânico, desmatamento, equilíbrio entre a natureza e os seres vivos, biodiversidade, ecossistema, sobre o uso correto dos recursos disponíveis na natureza, poluição da água e do ar. A seguir discutimos sobre os assuntos tratados no filme e cada um também relatou algo que aprendeu assistindo o mesmo. Depois os alunos foram para sua sala de aula onde realizaram atividades referentes ao filme de acordo com o ano em que está. A professora de cada turma escolheu os três melhores trabalhos, e estes foram expostos num cartaz no corredor da escola.

No dia 08 de junho foi construído um painel coletivo, onde todas as turmas participaram (pré ao 5º ano). O painel foi passando em cada sala e a professora Camila, participante do Coletivo Educador, junto com as respectivas professoras de cada turma e os alunos foram confeccionando o mesmo, usando sucatas como jornal, restos de diferentes papéis e eva, garrafa pet, caixinhas de ovos, cd velho, isopor, rolo de papel higiênico, onde montamos uma paisagem de um meio ambiente conservado. Os alunos demonstraram gostar de participar da realização da atividade, e o resultado final ficou bem bonito.

No dia 9 de junho foram realizada oficinas de confecção de papel reciclado e construção de bilboquê e boliche com sucata, sendo que os alunos podiam escolher de qual oficina queriam participar. Os alunos demonstraram gostar de participar, sendo que muitos brincaram no horário do recreio com o seu brinquedo confeccionado. Quem fez bilboquê pode levar o seu para casa; o boliche foi confeccionado de forma coletiva, com números de 1 a 10, e ficará na escola para uso das professoras em suas aulas. E o papel reciclado será utilizado para confecção de cartão do dia do amigo no próximo mês.

No dia 10 de junho os alunos tiveram uma palestra com Victor Stumpf e Larissa Alves sobre Composteira, que realizaram o seu trabalho de conclusão do ensino médio sobre esse tema. A palestra foi realizada tendo como recursos uma apresentação de slides, e demonstração de uma composteira feita de galões de água mineral de 20 litros, e também tinham amostra de chorume. Explicaram para as crianças o processo de construção e cuidado da composteira e qual a utilidade do composto orgânico obtido da mesma. Ao final abriram espaço para perguntas, onde as crianças foram bem participativas, e após distribuíram um folheto informativo sobre como construir a composteira em casa como a que eles tinham demonstrado. A palestra foi bem interessante e trouxe contribuições que enriqueceram o que já havíamos trabalhado na semana anterior sobre compostagem.

No dia 11 de junho foi realizada a construção coletiva de um Fanzine, onde cada turma (pré ao 5º ano) contribuiu com algo que estudou na sala de aula, que tivesse relação com a temática sorteada no primeiro dia da programação da Semana do Meio Ambiente (pré: ações para ajudar o meio ambiente; 1º e 2º ano: água e suas utilidades; 3º ano: reciclagem; 4º ano: horta e 5º ano: poluição e suas consequências).   O Fanzine também terá contribuições da Hora do Conto, e na próxima semana o grupo do COM-VIDA fará a finalização. Depois será feita uma cópia para cada aluno, que receberão o Fanzine para levarem para casa.

Neste dia o Mais Educação também apresentou a música “Depende de Nós”. Após refletimos sobre a letra da mesma, e conversamos principalmente sobre a importância de cada um fazer a sua parte e de realmente praticar aquilo que sabe para auxiliar nas causas voltadas ao Meio Ambiente.

No último dia, 12 de junho, cada turma realizou uma apresentação sobre a temática ambiental que estudou em sala de aula com sua professora. Todas as turmas confeccionaram cartazes com um material bem interessante sobre o que estudaram, estes que combinamos que será exposto nos corredores da escola. Usando o s cartazes como recurso explicaram então a temática estudada.

Neste dia também foi solicitado que trouxessem uma mudinha, de flor, chá, tempero, plantada em um vasinho feito com material de reaproveitamento (pet, potes de nata, etc) para fazermos um amigo secreto. Cada aluno trocou sua mudinha com um colega e combinamos que todos iriam levar a mudinha que receberam para plantarem em casa e realizar os cuidados necessários que uma planta precisa.

Conforme bilhete que tinham levado em dia anterior, nesta mesma data também poderiam trazer pilhas e baterias velhas que estaríamos recolhendo para um descarte correto. Em uma roda de conversa, debatemos sobre o porque de não colocarmos esse tipo de resíduo no lixo comum.

E para finalizar os alunos receberam um lápis com enfeite na ponta como lembrança da Semana do Meio Ambiente. O enfeite do lápis(cata-vento) foi confeccionado pela professora Camila, professora responsável pelo COM-VIDA e a aluna Emily Dias também integrante do COM-VIDA, com retalhos de eva e papel reciclado. Ao entregar a lembrancinha explicamos o material usado na confecção da mesma, e destacamos a importância de cada criança desempenhar um papel simbolizando o “cata-vento”, espalhando para as outras pessoas o que aprenderam nessas duas semanas de atividades diárias voltadas ao Meio Ambiente, e que o que aprenderam seja praticado por eles todos os dias do ano, não só em junho na semana do Meio Ambiente.

 

IMG_3001
Papel reciclado
IMG_3003
Alunos brincando com bilboquê feito com pet
IMG_3016
Confeccionando papel reciclado
IMG_3021
1º e 2º ano na produção de papel reciclado
IMG_2720
Apresentação do Mais Educação sobre atividades realizada na Oficina de Canteiros Sustentáveis
IMG_2731
Grupo do COM-VIDA apresentando suas funções para a escola
IMG_2742
Turmas integradas: Pintando figura para construção de cartaz com o conceito Meio Ambiente
IMG_2817
Apresentação da peça teatral “Paraíso” pelos alunos do COM-VIDA
IMG_2822
Alunos visitando a horta da escola
IMG_2825
Alunos visitando a composteira da escola
IMG_2874
Atividade realizada a partir do filme Conservação da Natureza
IMG_2952
Confeccionando animais com sucata
IMG_2977
Oficina de papel reciclado (1º e 5º ano)
IMG_2914
Flores com sucata
IMG_2963
Tartarugas com sucata
IMG_2971
Painel confeccionado com todas as turmas utilizando sucata
IMG_2998
Oficina “Construíndo brinquedos com sucata”
IMG_3306
Hora do Conto: A terra pede socorro
IMG_3092
Palestra sobre Composteira
IMG_3195
Confeccionando o Fanzine
IMG_3021
Produzindo papel
IMG_3033
Turma do pré com seu bilboquê
IMG_3102
Palestra
IMG_3205
Apresentação do pré sobre “Ações que ajudam o Meio Ambiente”
IMG_3215
1º e 2º ano apresentando: Água e suas utilidades
IMG_3192
Construção do Fanzine sobre as temáticas ambientais estudadas
IMG_3271
Mudinhas para troca entre amigos
IMG_3244
Amigo secreto de mudinhas de plantas
IMG_3255
Coleta de pilhas e baterias para descarte correto
IMG_3261
3º ano: Apresentação sobre tempo de decomposição do lixo
IMG_3197
Lembrança da Semana do Meio Ambiente, confeccionado com retalhos de eva e papel reciclado
IMG_3133
Bilboquê
IMG_3223
Apresentação da temática: Poluição e suas consequências, com a turma do 5º ano
IMG_3263
4º ano: Apresentação da temática Horta
IMG_3269
Aprendendo sobre o descarte correto das pilhas

 

 

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: