Coletivo Educador Ambiental Regional

Ponto Ecopedagógico e Iniciativas Lixo Zero do Rosa (ODS 4, 14 e 15)

O Ecoponto da EMEF Rosa Elsa Mertins está cada vez mais movimentado! Muitos alunos tornaram dessa prática uma rotina e estão trazendo seus resíduos para o descarte de forma correta, que é de significativa importância ao nosso ambiente.
Com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo e o descarte incorreto dos resíduos sólidos, os alunos da COM-VIDA estão atuando de forma intensa com as turmas de currículo e área. Foram implantados em cada sala um pote de vidro para a coleta de casquinhas de lápis de cor, que está servindo de adubo nos canteiros de flores do Cantão. Também consta em cada sala uma caixa de papelão para a coleta de papel picado e uma para lacres e tampinhas.Essas caixas estão trazendo um resultado bem positivo, pois os alunos estão colaborando e separando do restante do lixo seco das salas. Além disso, semanalmente a COM-VIDA passa de sala em sala com a caixinha dos materiais de difícil reciclabilidade, onde os gizes de cera usados estão sendo coletados para fabricação de novas unidades e o restante sendo levado ao estabelecimento da Nara Mattos.
Na sala dos professores também já foi posto um recipiente para coleta dos toquinhos de giz utilizados para escrever no quadro. A ideia é transformá-los em vasinhos para decorar o ambiente escolar. E por fim, no Lab. de Ciências temos um recipiente para armazenamento de pilhas, que assim que atingir sua capacidade máxima, faremos a destinação correta.
Aos poucos a COM-VIDA está contribuindo para a mudança dos hábitos de todos os alunos e esperamos em breve ter uma separação eficaz e contínua em todas as lixeiras da escola e só mandar para o caminhão do lixo os resíduos dos banheiros.

COM-VIDA registrando a movimentação do Ecoponto da escola
Registro da movimentação do Ecoponto: uma visão comum na nossa escola

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: