Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana Virtual do Meio Ambiente do Rosa – ODS 3, 6, 11, 12, 14 e 15

A Semana Virtual do Meio Ambiente na EMEF Rosa Elsa Mertins ocorreu diretamente por meio do Facebook e atingiu diversas pessoas da nossa comunidade escolar. Durante o primeiro dia, tivemos um DROP sobre como substituir o uso compulsivo de sacolas plásticas por soluções mais práticas e sustentáveis, principalmente nas idas aos supermercados. Na ocasião, também foi postado um Card de abertura da atividade.
Confira abaixo a publicação do primeiro dia:

Card de abertura da Semana do Meio Ambiente no Rosa.

Publicado por Rosa Elsa em Segunda-feira, 1 de junho de 2020
DROPS sobre o uso de sacolas plásticas e como substituí-las!

No segundo dia, contamos com a parceria do nosso aluno Brandon Corrêa, aluno de nono ano e integrante da COM-VIDA desde 2018. Ele usou o modelo de Drops para fazer dois vídeos curtos com dicas para economizar água e energia elétrica durante a quarentena, já que sabemos que com mais integrantes da família em casa, pode haver um gasto a mais desses recursos, mas que pode ser reduzido ou controlado com simples ações.
Confira:

Publicado por Rosa Elsa em Terça-feira, 2 de junho de 2020
Vídeo 1 do aluno Brandon

Publicado por Rosa Elsa em Terça-feira, 2 de junho de 2020
Vídeo 2 do aluno Brandon

No terceiro dia, a aluna Evelyn Ullmann, que está no sétimo ano e também é integrante da COMVIDA a partir deste ano, gravou um vídeo de passo a passo para a comunidade escolar fazer sua composteira em casa, de forma bem simples e econômica. A iniciativa da composteira é uma ótima opção para que os restos orgânicos não acabem contaminando os demais resíduos produzidos em casa, já que a maioria das pessoas não tem o hábito de fazer a seleção e mandar para a lixeira apenas os rejeitos.
Confira o tutorial abaixo:

Publicado por Rosa Elsa em Quarta-feira, 3 de junho de 2020
Vídeo da aluna Evelyn ensinando a fazer uma composteira

No quarto dia, a COMVIDA elaborou um vídeo indicativo sobre como armazenar e destinar à escola os materiais recicláveis que vão compor o Game Ecosolidário. Para trazer até a escola, foi sugerido primeiramente separar os materiais em casa em rejeito, orgânico e recicláveis. Depois, fazer a higienização dos recicláveis, ensacá-los e levar até a escola, em horário normal de aula usando máscara e álcool em gel.
Confira:

Semana Virtual do Meio Ambiente do Rosa Hoje, trazemos para a nossa comunidade um vídeo com dicas de como armazenar os seus resíduos durante a quarentena e como trazer os recicláveis até a escola, de forma segura, para contribuir com o meio ambiente e com o Game Ecosolidário. Confiram: #SemanaVirtualdoMeioAmbienteTaquara #SMA2020Taquara CEATaquara Prefeitura Municipal de Taquara Cooreli Rotary Club Taquara

Publicado por Rosa Elsa em Quinta-feira, 4 de junho de 2020
Vídeo indicativo de como separar os resíduos e destiná-los à escola.

No quinto e último dia de programação, alguns alunos da escola participaram da realização de um vídeo indicativo para deixar uma mensagem para a comunidade escolar, encerrando as atividades.
Confira:

Semana Virtual do Meio Ambiente do RosaHoje, encerramos a semana do meio ambiente na escola, para isso, deixamos um vídeo reflexivo que contou com a ajuda de nossos alunos. Confira:CEATaquara Prefeitura Municipal de Taquara #SemanaVirtualdoMeioAmbienteTaquara #SMA2020Taquara

Publicado por Rosa Elsa em Sexta-feira, 5 de junho de 2020
Mensagem final dos alunos da EMEF Rosa Elsa Mertins

Uma última atividade referente à Semana do Meio Ambiente foi publicada na página do facebook da escola na segunda-feira (08/06), devido a um erro no arquivo do vídeo recebido pelo convidado João Lobo. A atividade estava prevista para o dia 03/06, na quarta-feira. Esse vídeo conta com dados sobre as abelhas nativas e fala da importância delas para a preservação global dos ambientes.
Confira:

O Jõao Lobo, integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais e criador de abelhas nativas tem um recadinho para a nossa comunidade escolar. No vídeo, ele fala da importância desses insetos (abelhas) para o ambiente.Confira:CEATaquara Prefeitura Municipal de Taquara #SemanaVirtualdoMeioAmbienteTaquara #SMA2020Taquara

Publicado por Rosa Elsa em Segunda-feira, 8 de junho de 2020
João Lobo em sua fala sobre as abelhas nativas

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: