Coletivo Educador Ambiental Regional

Semana Lixo Zero da EMEF Rosa Elsa Mertins (ODS – 4, 11, 12, 13, 14 e 15)

Entre os dias 26 e 31 a escola e comunidade do Santa Rosa estiveram participando da Semana Lixo Zero desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero. Foram duas atividades de boas práticas e dois compartilhamentos de divulgação da participação da comunidade escolar, além de um convite para a entrega de materiais recicláveis na escola, que foi divulgada tanto no facebook como no classroom.

Confira nossas atividades durante essa última semana:

A semana Lixo Zero vem como um desafio para novos hábitos com o objetivo de amenizar os impactos gerados sobre o planeta.Convidamos pais, alunos, professores, empresas e demais membros da comunidade a repensar suas ações, seu consumo e a forma como descartam seus resíduos. Para isso, a COMVIDA da escola realizou alguns cards com dicas para começar a agir HOJE.Para iniciarmos a semana, convidamos a todos para aderir à Segunda Sem Carne. Esse único dia sem o consumo de produtos de origem animal pode economizar 3,4 mil litros de água usados no cultivo de grãos e nos abatedouros, sete quilos de soja para ração, 24 metros quadrados de área plantada a evita que 14 quilos de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera.Deixar de usar canudinhos plásticos já é um grande começo! Assim, evitamos que eles parem nos rios e mares, mas você também pode diminuir o consumo de plásticos de modo geral, principalmente os plásticos moles que são utilizados para embalar alimentos.Quando for ao mercado, opte por sempre fazer uso de ecobags ou sacolas retornáveis, para que o uso de sacolas plásticas passe a não ser necessário mais nos estabelecimentos.E por fim, descarte corretamente os resíduos nas lixeiras corretas. Além de agilizar as coletas domiciliares, também evita que os materiais que podem ser reciclados sejam contaminados com outros resíduos, como o orgânico. Desta forma, aproveite para encaminhar seus recicláveis até o ponto ecopedagógico da escola, pois também é uma ótima maneira de evitar que eles vão parar em aterros sanitários, por isso traga-os até nós nos dias que a escola estiver aberta!

Divulgação da interação da comunidade após a postagem das Boas Práticas Lixo Zero:

Compartilhando com a comunidade escolar algumas ações LIXO ZERO realizadas por alunos e professores do Rosa.
– Aluna Gabriely Borges de Andrade, com a confecção de uma ecobag a partir da reutilização de tecidos que possuía em casa.
– Aluna Isabeli Plamer Garcia, com algumas das suas boas práticas Lixo Zero em casa.
– Professores Luciana De Oliveira Correa e Gustavo Martim Fank com a segunda sem carne em família.

A aluna da 182, Gabriely com sua ecobag de criação própria para ir ao mercado!
Confira a publicação completa no link: https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2730306790544622

Convite à comunidade escolar para trazer os recicláveis até a escola:

Convidamos a comunidade escolar para trazer seus resíduos recicláveis nesta sexta-feira, para movimentarmos nosso ponto ecopedagógico. Essa ação faz parte da SEMANA LIXO ZERO e estará garantindo que esses materiais vão ser destinados corretamente à reciclagem e não vão parar nos aterros sanitários. Separe papéis, plásticos e metais, coloque em sacos de lixo ou sacolas bem amarradas e traga até nós. Não se esqueçam que o uso de máscara é obrigatório.Faça sua parte e ajude a minimizar os impactos sobre o planeta!

Acesso à publicação pelo link:
https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2732136787028289

Escola aberta para recebimento de recicláveis no ponto ecopedagógico e a participação de alunos e pais na sexta-feira, 31/10:

Participação da comunidade escolar na entrega de materiais recicláveis ao nosso Ponto Ecopedagógico no dia de hoje.Agradecemos ao aluno Pedro do 9º ano e sua mãe. Aos alunos Nicole do 8º e Fabrício do 7º ano com a mãe Cátia. E aos manos Vinicius e Thomas do 8º e 7º ano, respectivamente pelo exemplo de boas práticas lixo zero ao destinar corretamente os seus resíduos!

Alunos Nicole e Fabrício participando das boas práticas lixo zero.
Para conferir a publicação completa, clique no link: https://www.facebook.com/rosa.elsa.50/posts/2733154703593164

Nossa escola ficou muito feliz com a participação e a aceitação da Semana Lixo Zero por parte da comunidade, principalmente pelo apoio dos pais e alunos que continuam nos ajudando, mesmo nesta época mais conturbada de pandemia e atividades remotas. Aos que estiveram presentes em mais esse desafio, o nosso muito obrigado!

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: