Coletivo Educador Ambiental Regional

Desenvolvimento Práticas Resíduos na Escola Getúlio Vargas – Educação Ambiental Formal

Desenvolvimento práticas resíduos – Getúlio Vargas – Joana e Cálida

Os temas ambientais têm feito parte das preocupações humanas já há algumas décadas. Qualquer reflexão a cerca dessa temática nos leva a pensar a educação ambiental como estratégia na busca de uma sociedade sustentável em todos os espaços de convivência cotidiana de nossas vidas (REIS, 2006). Dessa forma e educação ambiental vem se consolidando como prática educativa formal no espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, localizada na Rua Adalberto Pereira dos Santos nº 2955, Loteamento Eldorado no município de Taquara/RS, atendendo 218 alunos distribuídos em 10 turmas, entre educação infantil ao 9º ano, além de uma turma de 15 alunos da COM-VIDA, que desenvolvem práticas de educação ambiental na escola.

Sendo assim, a escola realizou algumas atividades através de mutirão de limpeza na rua principal do bairro onde o educandário está inserido e nas margens do Arroio Muller, limpeza e organização dos canteiros do entorno da escola o objetivo da atividade foi de desenvolver o hábito de destinar corretamente os resíduos e também servir como exemplo para os moradores do bairro bem como os demais alunos da escola, também, realizaram práticas de reaproveitamento de resíduos como óleo de cozinha (produção de sabão ecológico) e papel usado (confecção de vasos, técnica da papietagem). As intervenções realizadas visam a continuidade das práticas sustentáveis, tanto por parte dos participantes do COM-VIDA como, e principalmente, dos alunos que participaram da atividade, que passam a exercer seu papel de educadores na transmissão do aprendizado e do conhecimento adquirido aos colegas, familiares e à comunidade onde estão inseridos.

Assim, a educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação. Ela se propõe a atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo e permanente, que procure incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, este é um processo de formação humana amplo, continuo e complexo (PEREIRA et al, 2008)

Bibliografia:

REIS, M. F. C. Metodologias aplicadas á educação ambiental. Curitiba: IESDE, Brasil, 2006

PEREIRA E., FATH F., PRIORI D. Ensino de Biologia nas trilhas da diversidade. Tapejara: Universal, 2008.

IMG_1455
Alunos realizando técnica da papietagem com restos de papeis
IMG_1456
Papietagem com restos de papeis
IMG_1107
Mutirão de limpeza, canteiros e ruas do entorno da escola
IMG_1131
Sabão ecológico produzido pelos alunos
IMG_1129
Produção de sabão ecológico com óleo usado
IMG_1091
Produção de sabão ecológico pelos alunos (reaproveitamento de óleo de cozinha usado)

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: