Coletivo Educador Ambiental Regional

LEITURA COLETIVO EDUCADOR / E.M.E.F. NEREU WILHELMS

Segue abaixo os parágrafos elaborados pela professora Luciana Michele Martins Alves sobre o tema resíduo, este apontado na Agenda 21 da Tribo Com-Vida. Esta fundamentação teórica será abordada em um artigo dentre as escolas com o mesmo tema.

Nos dias atuais o que mais presenciamos são resíduos jogados em qualquer ambiente em que nós estamos, ou até mesmo próximo de uma lixeira, realmente chegamos em um estágio de descaso por maior parte da população, e assim vem gradualmente aumentando o acúmulo de resíduos, e como consequência os problemas antes alertados, hoje vivenciados pela maior parte dos seres humanos e mesmo assim ainda existem muitas pessoas que não se dão conta de suas atitudes diárias. Segundo Díaz ( 2002 p.35) “[…] Temos que promover uma educação que responda precisamente a essa realidade global e complexa, e que dê uma resposta adequada a seus problemas, entre eles, o da crise ambiental.” A ideia de Díaz vem ao encontro com a ideia do coletivo educador, de que através da educação de nossas crianças, possamos sensibilizá-los, e que futuramente possamos colhermos cidadãos mais conscientes e amenizar a crise ambiental que estamos vivenciando.

As escolas bem como seus educadores tem um papel fundamental nesta tarefa, sendo de extrema importância os professores repensarem suas aulas e planejar atividades que busquem melhorar atitudes sociais e repensarem práticas de convívio igualitário, pois segundo Távora e Araújo (2009, p.163) “As relações entre a sociedade, consumo e a geração de resíduos têm sido tratadas erroneamente. Muitos dos problemas ambientais que nossa sociedade enfrenta têm origem nessa relação e, por isso, é necessário que tenhamos uma visão holística relacionada a tal problemática.” Pois os educadores e as escolas devem repensarem que tipo de cidadãos estamos formando, se são seres humanos conteudistas, individualistas e consumistas, ou seres pensantes, igualitários e conscientes, e que estes possam vir amenizar a situação em que vivemos atualmente, e não mais, avistar decorações de sacos plásticos e garrafas pets nas árvores das margens do nossos preciosos rios.

BIBLIOGRAFIA

DÍAZ, A. P. Educação Ambiental como Projeto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TAVORA, M. A; ARAUJO, J. C. de. Consumo de geração de resíduos na sociedadecapitalista. In: MATOS, K. S. A. L.de (Org.). Educação ambiental e sustentabilidade.Fortaleza: UFC, 2009. 212 p.

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