Coletivo Educador Ambiental Regional

Artigo: Energia

INTRODUÇÃO

 

Atualmente, no mundo globalizado a utilização exagerada de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos vem crescendo de modo gradativo.  A energia é muito importante para todos, mas cada dia que passa as pessoas estão cuidando menos e gastando cada vez mais.

Em um mundo altamente competitivo e submetido à globalização dos mercados, a energia elétrica passa a ser uma variável estratégica de desenvolvimento sobre a qual os planejadores podem e devem atuar no sentido de moldar o estilo de crescimento pretendido. E a escolha deste estilo, certamente, terá implicações no sistema de produção de energia elétrica, pois  se encontra presente em todos os aspectos do consumo final individual e coletivo, e também como importante fator de produção”. (Borenstein & Camargo, 1999).

 

Observamos que nas escolas essa situação vem se refletindo, pois com o avanço tecnológico aumentou a aquisição de aparelhos com maior potência e com isso a rede elétrica das escolas não estão suportando essa demanda.

Analisamos que nas escolas o maior obstáculo encontrado é o grande número de equipamentos ligados ao mesmo tempo e a pouca potência da rede elétrica, tornando-se cada vez mais perigoso, pois quando se liga o ar condicionado, por exemplo, cai a chave geral.

Também nos deparamos com situações que no momento em que liga o compressor para poço artesiano é necessário desligar outros equipamentos, devido a rede elétrica estar muito velha e com pouca potência.

Foram realizadas atividades relacionadas a energia elétrica, visto que este tema consta na Agenda 21 Escolar como um dos problemas a serem superados em nossas escolas.

 

DESENVOLVIMENTO

O estudo sobre a consciência ambiental dentro das escolas relacionadas aos professores como formadores e conscientizadores de seus alunos está relacionada ao uso da energia elétrica, a contribuição para a discussão e construção de um olhar mais criterioso dos educadores e dos educandos em relação ao uso consciente de energia elétrica dentro das escolas.

O objetivo principal da Educação Ambiental, são atitudes que podem influenciar o meio ambiente, a importância da economia de energia elétrica, o conhecimento sobre a produção  e alguns cuidados relativos ao cuidado com o desperdí­cio  dentro da escola por parte de todos.

No trabalho realizado durante a prática escolar na EMEI São João Batista, foram realizados trabalhos de conscientização com atividades de orientação sobre como economizar energia, apresentando idéias e possibilidades para a economia e menos desperdício dentro do espaço escolar.

Observações no medidor de energia, os alunos puderam observar o quanto de energia é gasto quando os aparelhos estão todos ligados ao mesmo tempo; Realizaram uma conversa onde colocaram as dúvidas sobre o tema e confeccionaram um panfleto de conscientização.

Se a sustentabilidade é preencher a necessidade do presente sem danificar o futuro, é preciso criar estratégias para que haja um consumo de energia pertinente para o presente, onde todos possam contribuir sem prejuízos e alcançando os objetivos desejados, “Numa sociedade sustentável, o progresso é medido pela qualidade de vida (saúde, longevidade, maturidade psicológica, educação, ambiente limpo, espírito comunitário e lazer criativo) ao invés de puro consumo material” (FERREIRA2005).

Pensando em consumo consciente de energia, a EMEI Leonel de Moura Brizola criou um informativo no qual foi distribuído pela comunidade orientando sobre a economia de energia e com a conscientização para evitar o desperdício.

No ambiente escolar também foi trabalhado com atividades de conscientização sobre o consumo de energia, orientando e observando como se dá o consumo dentro da escola, trabalhando diariamente para evitar o desperdício e fazendo com que os pequenos levem suas aprendizagens para casa.

Segundo Maria Lúcia de Castro(2012), com o intuito de diminuir o consumo de energia elétrica e ainda promover a cultura e a educação ambiental algumas mudanças podem ser realizadas:

  • Desligar computadores e aparelhos quando não estão sendo utilizados;
  • Apagar as luzes em ambientes fechados e quando não houver necessidades da permanência de tais luzes acesas;
  • Procurar utilizar lâmpadas e aparelhos elétricos mais econômicos;
  • Instalar lâmpadas que venham equipadas com sensor de presença em ambientes onde não há necessidade de luzes acesas durante todo tempo;
  • Apagar todas as luzes e desligar todos aparelhos elétricos no final do expediente.

Na educação é fundamental “conscientizar” para a mudança, já que, por meio dela, adquiri-se informação e conhecimento.

A Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Mathilde realizou diversas ações referentes ao tema energia elétrica. As atividades de conscientização desenvolvidas envolveram principalmente os alunos da COM-VIDA e esses fizeram um trabalho de enraizamento com a turma do Maternal, professoras, funcionárias e comunidade.

Para trabalhar o tema foram confeccionados cartazes, fanzine, chamada de rádio, lembretes para serem colocados abaixo dos interruptores com o objetivo de lembrar a todos que quando saímos da sala de aula, banheiro, secretaria, etc. devemos desligar a luz.

La Taille (1992) fala que o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Sendo assim, os alunos trazem para a escola uma grande quantidade de informações da sua realidade, assim como também levam os ensinamentos adquiridos no dia a dia escolar para sua família. Por esse motivo torna-se essencial tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente, pois é desde cedo que podemos formar cidadãos conscientes sobre os problemas ambientais que estamos enfrentando.

Na EMEI Tia Bete, os alunos da COMVIDA, realizaram diversas atividades para conscientizar comunidade escolar para o disperdício de energia, para isso foi confeccionado um folder com  dicas de economia de energia. Foi também colocados lembretes nos interruptores de como economizar energia.

Os alunos fizeram uma visita ao relógio medidor de energia, para observar o seu funcionamento durante um dia de atividades, após a visita os alunos da COMVIDA realizaram com as demais turmas da escola uma roda de conversa sobre o tema em questão, onde foi colocado duvidas e reflexões sobre  a economia de energia, conforme Paulo Freire “O “conscientizar” não pode estar desvinculado bem concreta e eficaz”.

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