
Corrida em volta do campo onde no final sentiram Sede!

Água-Vida e Alegria no Semiárido (Poluição dos rios)

Nosso rio, nossa água, nossa vida


Desenhando na areia sobre de onde vem a água que mata nossa sede! As atividades foram iniciadas com a turminha da Tribo COM-VIDA tentando fazê-los perceber a importância da água em suas vidas.



No primeiro momento, os alunos foram desafiados a dar algumas voltas em torno do nosso campo. Ao final foram questionados sobre o que estavam sentindo, e a resposta foi:sede! Logo, desenharam com as mãos na areia algo que representasse de onde vem a água que mata nossa sede. Logo, pediram para lavar as mãos, percebendo mais uma vez a importância da água nas nossas vidas e assim iniciamos a conversa sobre a poluição dos rios.
Ao voltar para a escola, lavaram as mãos, beberam água e assistiram ao vídeo:Água, vida e alegria no Semiárido (Poluição dos Rios), conversando após, sobre os nomes dos rios e arroios da nossa cidade e sobre o arroio Tucanos, que é o arroio do nosso bairro e comentando sobre como os rios ficam poluídos e como isso afeta nossa vida. Em seguida, confeccionaram um cartaz representando um rio poluído e apresentaram nas turmas da escola falando a respeito do perigo que corremos poluindo nossos rios, que é de onde vem a água que usamos para tudo em nosso dia-dia, estimulando a todos a fazerem a sua parte.
Na mesma semana, a Tribo COM-VIDA fez uma visita para conhecer o arroio Tucanos e tiraram fotos segurando plaquinhas de conscientização para a não poluição dos rios. A partir do trabalho do grupo do COM-VIDA, toda a escola se envolveu no tema fazendo trabalhos, cartazes e estudos relacionados.