Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa da COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola (ODS 3).

A partir do Planejamento da Agenda 21 da EMEI Leonel Brizola, a COM-VIDA da escola irá realizar um Projeto de Pesquisa baseado na ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Tornar a horta da escola produtiva foi um dos “Sonhos” escolhidos para serem realizados durante o ano de 2016 e por isso o projeto irá nos auxiliar neste processo.

Projeto de Pesquisa

Dados de identificação:

Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola.

Município: Taquara – RS.

Título do Trabalho: Plantando tudo dá?

Alunos envolvidos: Integrantes da COM-VIDA (Maternal II – 3 a 4 anos).

Professor Orientador: Fernanda Graciela Araujo Pacheco.

Tema:

A inatividade da horta na Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola.

 Justificativa:

A partir de um passeio pela escola com o propósito diagnosticarmos os problemas existentes envolvendo o meio ambiente, este que foi realizado como atividade significativa da “Oficina de Futuro”, a COM-VIDA da EMEI Leonel Brizola deparou-se, entre outros, com o problema da horta inativa da escola, o que ocasionou uma série de questionamentos referentes à falta de “salada” (vegetais) na horta.

Envolver as crianças nesta pesquisa é de grande relevância para que percebam a importância da preservação ambiental e quais elementos da natureza são necessários e precisam estar em equilíbrio para que as plantas (legumes, verduras, temperos e chás) cresçam e se desenvolvam integralmente, gerando alimentos com grandes potenciais nutritivos e importantes à nossa alimentação.

Problema:

Por que não tem “salada” na nossa horta?

Hipóteses:

– Ninguém cuidou as plantas que estavam na horta;

– Ninguém plantou mais nada;

– A terra é muito dura;

– Ninguém molhou as plantas;

– Comeram tudo e não deixaram nada;

Objetivo Geral:

Compreender quais são as necessidades básicas ambientais para que as plantas possam desenvolver-se bem, transformando-se em alimentos saudáveis e nutritivos, bem como, o processo ocorrido do plantio até a mesa.

 Objetivos Específicos:

Conhecer o solo e a sua importância para as plantas;

– Conhecer e identificar as principais partes das plantas e suas funções;

– Conhecer e compreender a importância dos vegetais na nossa alimentação;

– Pesquisar sobre os melhores vegetais para serem plantados na nossa horta;

– Compreender as necessidades básicas para o desenvolvimento das plantas;

– Realizar o plantio de algumas mudas;

– Realizar os cuidados básicos para o desenvolvimento das plantas (regar, adubar, retirar os inços…), envolvendo todas as turmas da escola;

– Observar e registrar o crescimento das plantas.

Referencial Teórico

Trabalhar com a horta escolar é uma grande oportunidade de abordar a educação ambiental de maneira interdisciplinar, proporcionando experiências enriquecedoras aos alunos. Assim como nós, seres humanos, as plantas necessitam de um meio ambiente equilibrado para que possam desenvolver-se integralmente, com isso, é possível desde muito cedo, na educação infantil já, sensibilizarmos as crianças, despertando uma visão holística entre a natureza e todos os organismos que fazem parte e dependem dela.

A horta escolar pode ser utilizada como um laboratório ao ar livre, proporcionando aos professores de todas as etapas da educação básica abordar diversos temas, desenvolvendo todas as áreas e linguagens do conhecimento. A valorização do meio ambiente surge como um dos princípios éticos a ser valorizado na educação infantil, junto de outros como da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum, das diferentes culturas, identidades e singularidades (BRASIL, 2013).

Louredo (2016) destaca que a horta serve como um gerador de situações de aprendizagens de temas diversos como alimentação, nutrição e ecologia, associados aos cuidados que devemos ter com a terra e com as plantas. Aliar a preservação ambiental com a alimentação saudável é muito relevante na educação infantil, considerando que nesta fase as crianças desenvolvem hábitos que podem consolidar-se por toda a vida, dependendo do estímulo e da sensibilização recebidos. Silveira Filho (2013) corrobora:

A horta escolar é o espaço propício para que os estudantes aprendam os benefícios de formas de cultivo mais saudáveis. Além disso, aprendem a se alimentar melhor. Como se sabe, as crianças geralmente não gostam de verduras e legumes. O fato de cultivar o alimento as estimula a comê-los, especialmente quando conhecem a origem dos vegetais e sabem que são cultivados sem a adição de insumos químicos.

Considerando o fato de que vivemos em uma sociedade cada vez mais agitada e que a alimentação representa um reflexo dessa situação, visto que o consumo de comidas prontas e lanches rápidos, conhecidos como “fast-food” é cada vez mais comum na rotina de nossos alunos, a horta representa um significativo instrumento de sensibilização para uma alimentação saudável, aliada aos cuidados com o meio ambiente.

 Metodologia:

Para chegarmos às respostas para o nosso problema, realizaremos uma pesquisa de campo. A mesma será qualitativa e contará com a participação, além da COM-VIDA e das demais turmas da escola, de alguns profissionais como um Técnico Agrícola e uma Nutricionista.

Cada encontro será registrado em um “caderno de campo”, no qual serão realizados textos coletivos, escritos pela professora, visto que as crianças não são alfabetizadas e desenhos.

As abordagens e atividades que serão realizadas no decorrer da pesquisa, bem como, as datas em que irão ocorrer estão  descritas no “Cronograma”.

Cronograma:

1º Momento: 08/08/2016 – Conhecer o espaço disponível para a horta e construir as hipóteses sobre os motivos que a deixaram inativa.

2º Momento: 18/08/2016 – através de um vídeo, conhecer a importância do solo para o desenvolvimento das plantas. Registrar em um texto coletivo o que compreenderam sobre o vídeo. Ir até a horta para realizarmos a observação do solo.

3º Momento: 25/08/2016 – A partir de uma Hora do Conto, conhecer as principais partes das plantas e suas funções. Registrar através de desenhos as novas descobertas. Realizar a limpeza da horta (retirar os inços).

4º Momento: 15/09/2016 – Visita um técnico da Emater  para nos explicar quais as melhores espécies de vegetais são indicadas para plantarmos na nossa horta, bem como, sobre os cuidados necessários para que nossas verduras e legumes cresçam saudáveis.

5º Momento: 22/09/2016 – Realizar o plantio de algumas sementes e mudas nos canteiros da horta.

6º Momento: 29/09/2016 – A partir de algumas imagens, identificar as ações necessárias que devemos realizar para ajudarmos as plantas a se desenvolverem. Montar um painel com as imagens para que sempre possamos nos lembrar.

7º Momento: 06/10/2016 – Conversar com uma nutricionista sobre a importância do consumo de vegetais para a nossa saúde;

8º Momento: A partir do plantio até a colheita – Acompanhar o crescimento das plantas, realizando os cuidados necessários, bem como, fazendo registros semanais do crescimento das mudas/sementes até o momento de colher e consumir.

Recursos:

– Mudas e sementes;

– Ferramentas para o plantio e manutenção da horta;

– Materiais escolares diversos.

 Resultados esperados:

Espera-se com esse projeto de pesquisa, que as crianças envolvidas compreendam como ocorre o desenvolvimento das plantas na natureza e os cuidados necessários para que este desenvolvimento ocorra com sucesso, gerando alimentos saudáveis e nutritivos.

REFERENCIAS:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

FILHO, José Silveira. Horta escolar estimula as crianças a comer melhor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2699> Acesso em: 06 jul. 2016.

LOUREDO, Paula. Construindo uma horta na escola – Brasil Escola. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construindo-uma-horta-na-escola.htm>. Acesso em: 06 jul. 2016.

MANUAL PARA ESCOLAS. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis – Horta. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2016.

PENSAMENTO VERDE. A importância de projetos de horta escolar dentro da educação ambiental. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/importancia-projetos-horta-escolar-educacao-ambiental/>. Acesso em: 06 jul. 2016.

1º Momento da Pesquisa: Analisando o espaço da horta e levantando as hipóteses do projeto.
                                                         1º Momento da Pesquisa:                              Analisando o espaço da horta e levantando as hipóteses do projeto.

IMG_20160809_093117561

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: