Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa

ROTEIRO DE PESQUISA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

NOME DA ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Martini

 

TÍTULO DO TRABALHO: Fruta e Salada: Porque muitas crianças não comem?

 

NOMES DOS ALUNOS E SÉRIE:

Aline Ferreira Hilário da Silva – 5º ano

Anderson Brittes da Silva – 5º ano

Deison Wesley Petersen Martins da Silva – 3º ano

Iuri Demie Gomes – 5º ano

Ketlyn Eduarda Tedesco – 4º ano

Micael Prestes da Silva – 5º ano

Lucas Weschenfelder – 3º ano

Pedro Isaias Saldanha da Silva – 5º ano

Renata Meri de Oliveira – 4º ano

 

NOME DA PROFESSORA ORIENTADORA: Camila Neves da Rosa Baptista

 

Tema: Hábitos Alimentares

 

Justificativa: Ao observar que quando são oferecidas frutas e salada na merenda da escola muitas crianças não comem, e quando questionadas dizem que não gostam ou até que nunca experimentaram, vimos à importância de conhecer o real motivo que faz com que não comam, para que todos possam ter hábitos alimentares mais saudáveis, tendo assim mais saúde. Pois quando se tem uma alimentação saudável e equilibrada, consequentemente terão melhor qualidade de vida, com um número menor de pessoas doentes e que vão precisar utilizar serviços médicos.

 

Problema: Porque muitas crianças não têm o hábito de comer fruta e salada?

 

Hipóteses:

  1. Porque os pais não incentivam.
  2. Porque não tem o hábito de comer no dia-a-dia.
  3. Porque não tem horta em casa.
  4. Porque nunca experimentaram.

 

Objetivo: Descobrir o porquê que muitas crianças não comem fruta e salada, para encontrar meios de incentivá-los a comer, para que tenham boa saúde, não fiquem doentes com facilidade e cresçam saudáveis.

 

Pesquisa Teórica:

A Revista do Professor – Carta Fundamental , Mary Del Priore, A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, edição 46, pg 32 a 35, São Paulo, Editora Confiança, 2013.

 

A Revista do Professor – Carta Fundamental , Mariana Corção, Breve história da mesa brasileira, edição 46, pg 36 a 39, São Paulo, Editora Confiança, 2013.

 

Barsa Hoobs – A Aventura de Aprender, HÁBITOS SAUDÁVEIS.

 

 

Metodologia:

  1. Elaborar entrevistas e questionários.
  2. Realizar pesquisa bibliográfica.
  3. Realizar entrevistas com os alunos da escola e a merendeira.
  4. Enviar os questionários para as famílias.
  5. Conclusão a partir da pesquisa bibliográfica.
  6. Analisar entrevistas e questionários.
  7. Conclusão a partir das entrevistas e questionários.
  8. Conclusão da pesquisa através de gráfico.

 

Cronograma:

Data: Ações a serem realizadas:
23/08/2016 Início da pesquisa em material bibliográfico.

Elaboração do questionário e da entrevista.

06/09/2016 Continuar pesquisa no material bibliográfico.

Fazer as entrevistas e enviar os questionários.

27/09/2016 Continuar entrevistas.

Elaboração de texto com base na pesquisa bibliográfica.

04/10/2016 Análise das entrevistas e questionários.

Construção dos gráficos.

18/10/2016 Conclusão da pesquisa.

 

 

Recursos: Livros, revistas, pesquisa na internet, 58 entrevistas e 49 questionários.

 

Resultados esperados: Descobrir qual é o principal motivo das crianças não comerem fruta e salada.

 

Referências:

A Revista do Professor – Carta Fundamental , Mary Del Priore, A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, edição 46, pg 32 a 35, São Paulo, Editora Confiança, 2013.

 

A Revista do Professor – Carta Fundamental , Mariana Corção, Breve história da mesa brasileira, edição 46, pg 36 a 39, São Paulo, Editora Confiança, 2013.

 

Coleção Barsa Hoobs – A Aventura de Aprender, HÁBITOS SAUDÁVEIS, Editora Barsa Planeta, Tradução e Adaptação: Caravelas Produções Editoriais Ltda.

GRUPO COM-VIDA CONVERSANDO E CONSTRUINDO O ROTEIRO PARA NOSSA PESQUISA
GRUPO COM-VIDA CONVERSANDO E CONSTRUINDO O ROTEIRO PARA NOSSA PESQUISA

 

ELABORANDO O ROTEIRO DE PESQUISA
ELABORANDO O ROTEIRO DE PESQUISA

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: