Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa – EMEI Vovó Mathilde

Dados de Identificação

Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Mathilde

Cidade: Taquara

Título do Trabalho: Desativação e Construção de uma Nova Horta Escolar

Turma: Pré I

Nomes dos Alunos: Turma da COM-VIDA (Cassiano, Flávia, Francisco, Gabriela, Graziela, Guilherme, Isabella, Isabelle, Jenifer, José, Laís, Leonardo, Luan, Matheus, Nicoli, Thiago e William)

Nome do Professor Orientador: Nadia Beatriz Müller dos Santos

 

Tema: A extensão da horta desproporcional a faixa etária dos alunos.

 

Justificativa: Partindo da ideia de que a escola é um espaço que proporciona aos educandos a aquisição de novas aprendizagens, a formação de hábitos e atitudes, sendo necessário estimular uma alimentação saudável e variada e promover um contato direto com o ambiente e com o solo. Para isso, se fez necessário repensar o espaço da horta, pois essa era formada por cinco canteiros grandes, de difícil manejo das crianças da Educação Infantil. Também enfrentamos alguns problemas com o aparecimento de alguns animais peçonhentos.

A partir da construção de uma nova Horta Escolar, possibilitamos aos nossos alunos esse contato e oportunizamos momentos de interação entre as turmas e professoras, através de um trabalho em equipe, despertando o interesse, a participação e a curiosidade de todos durante a construção da horta na escola, visando a preservação do ambiente, a sustentabilidade e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, auxiliando, assim, na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos no projeto e o enriquecimento da merenda escolar a partir da produção das hortaliças.

 

Problema: Por que a horta foi desativada?

 

Hipótese: – Nossa horta era grande ou pequena?

– Os alunos cuidavam de todos os canteiros da horta?

Por que não estávamos indo na horta atrás da escola?

– Quais bichinhos estavam aparecendo perto da horta?

– Qual o problema desses bichinhos estarem ali?

– Quais hortaliças foram plantadas?

– Essas hortaliças são saudáveis?

 

Objetivo: Disponibilizar uma horta escolar de fácil acesso e manejo aos alunos da escola.

 

Pesquisa Teórica:

De acordo com Rodrigues e Freixo (2009), a escola é considerada um espaço social, local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. Através da potencialização de atividades desenvolvidas nesse ambiente, os alunos terão acesso a um novo caminho de saberes e descobertas no processo de aprendizagem. À medida que os saberes são construídos de formas variadas, concomitantemente desenvolve-se nos alunos a capacidade de transformar sua própria realidade. A escola passa a ser assim um local de importância social significativa, contribuindo para a formação de cidadãos envolvidos com a melhoria da qualidade da vida planetária.

Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti: “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.

O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto, aprendizado para as crianças de todas as idades e auxilia no desenvolvimento integral dos envolvidos.

Como observa Morgado e Santos (2008), a horta pode contribuir para o desenvolvimento de novas atitudes e valores, tendo em vista que: “A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em Educação Ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. (MORGADO; SANTOS, 2008, p. 9).

O trabalho com a Horta Escolar faz com que os educandos sejam estimulados a ter uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, sendo que esses são fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, porém é na infância o período mais importante, pois é neste momento que ocorre o estabelecimento de hábitos alimentares adequados, sendo que levarão esses para a vida adulta.

 

Metodologia: Nosso projeto de pesquisa está interligado com a Agenda 21 Escolar, onde realizamos uma pesquisa de campo para definirmos os temas que fariam parte dessa e entre eles surgiu a construção de um nova horta escolar. Para dar continuidade iremos retomar algumas questões sobre a mudança do espaço da horta e sua importância.

A turma da COM-VIDA ficará responsável pela construção do “Diário de Bordo”, onde serão registrados todos os assuntos tratados e desenvolvidos em cada encontro, através de desenhos e descrição do que foi realizado pela professora.

 

Cronograma:

– Abril: Analise da horta localizada atrás da escola; questionamento sobre os motivos por não estarmos cultivando hortaliças; importância de uma alimentação saudável.

02 de maio a 13 de maio: arrecadação dos materiais necessários para a confecção da nova horta (caixas de verdura, tinta, terra para produção das hortaliças (doação), pregos, mudas de hortaliças).

– 16 de maio a 27 de maio: construção da estrutura da horta, pintura, montagem e plantio de mudas.

– Agosto e setembro: trabalhos manuais em sala de aula, hora do conto, brincadeiras.

– Junho a dezembro de 2016: manutenção, plantio de mudas e culinária.

 

Recursos: Caixas de verdura, tinta, terra para produção das hortaliças (doação), pregos, mudas de hortaliças, material de jardinagem para a manutenção da horta, caderno, lápis de cor, hidrocor, giz de cera.

 

Resultados Esperados: Ter uma Horta Escolar de fácil acesso e manipulação para as crianças, onde ocorra a integração entre as turmas e as professoras, assim como oportunizando uma alimentação saudável e nutritiva com hortaliças cultivadas por elas.

 

Referências:

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar e Aprender com Sentido. Novo Hamburgo/RS; Editora Feevale; 2003. p. 1 à 80.

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis. EXTENSIO: Revista Eletrônica de Extenção, Santa Catarina, n. 6, p. 1- 10, 2008.

RODRIGUES, I. O. F.; FREIXOS, A. A. Representações e Práticas de Educação Ambiental em Uma Escola Pública do Município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Rev. Bras. de Ed. Ambiental, Cuiabá, 2009.

Observação e formulação das hipóteses.
Observação e formulação das hipóteses.

Observação e formulação das hipóteses.

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