Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa da E.M.E.F. Getúlio Vargas!

NOME DA ESCOLA: EMEF Getúlio Vargas

CIDADE: Taquara

TÍTULO: De onde veio todo esse lixo?

ALUNOS: Integrantes da Com-Vida da escola/6º ANO

PROFESSORA ORIENTADORA: Cálida Ianca Panzenhagen

TEMA: O excesso de lixo na Rua Adalberto Pereira dos Santos.

 

JUSTIFICATIVA:

Os alunos todos os dias no caminho até a escola passam por trechos da rua em que há uma grande quantidade de lixo descartado incorretamente. Diante desse fato, os alunos resolveram investigar a fim de encontrar respostas para esse descaso com o meio ambiente.

 

PROBLEMA: Por que há tanto lixo descartado incorretamente na rua da escola?

 

HIPÓTESES:

  • Não há lixeiras suficientes para a quantidade de lixo produzida.
  • As lixeiras existentes não são adequadas.
  • Lixeiras quebradas.
  • Lixeiras muito baixas permitindo o acesso de animais.
  • Falta de educação das pessoas.
  • Os moradores não sabem os dias de coleta seletiva.

 

OBJETIVO: Identificar os principais problemas para que possamos através de ações, minimizar a situação.

 

REFERENCIAL TEÓRICO:

O lixo deixado em áreas públicas urbanas é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente. São resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio-ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento anti-social, delituoso e anti-ambiental, caracterizando-se como um problema social. A Psicologia – Ambiental e Social – pode em muito contribuir para a compreensão das bases psicológicas dos comportamentos pró-ambientais e, entre estes, a destinação correta de resíduos sólidos. As pesquisas sobre descarte inadequado de lixo vêm ocorrendo no exterior há quase quatro décadas, principalmente sob o enfoque teórico da ciência do comportamento e normas sociais. No Brasil os estudos são quase inexistentes, pelo menos na perspectiva do comportamento do cidadão.

 Cleide Maria de Sousa

 

METODOLOGIA:

  • Fazer uma caminhada na rua da escola e verificar a quantidade de lixeiras existentes nessa rua.
  • Elaborar um questionário para entrevistar os moradores e os alunos da escola.
  • Confecção de fanzines para serem distribuídos durante a entrevista para os moradores.
  • Entrevista com moradores da rua Adalberto Pereira dos Santos.
  • Entrevista com os alunos da escola .
  • Analise das entrevistas.
  • Conclusão a partir das entrevistas.
  • Confecção de painel para expor os resultados obtidos.

 

CRONOGRAMA:

01/08-Caminhada na rua da escola para a contagem das lixeiras.

08/08-Elaboração dos questionários para as entrevistas.

15/08-Construção dos fanzines.

22/08-Entrevistas com os moradores

29/08-Entrevistas com os alunos da escola e funcionários.

05/08-Conclusão das entrevistas.

12/08-Confecção do painel para divulgar os resultados.

 

RECURSOS: livros, revistas, internet,cartolina, tesoura, lápis, borracha, cola, lápis de cor.

RESULTADOS ESPERADOS: Descobrir o principal motivo de tanto lixo descartado de forma errada na rua da escola.

REFERÊNCIAS:

 

 

 

 

 

 

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