Coletivo Educador Ambiental Regional

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

NOME DA ESCOLA: ESCOLA MUNIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO MARTINS RANGEL

CIDADE: TAQUARA

TÍTULO DO TRABALHO: AS ÁGUAS DE OLHOS D’ÁGUA

ALUNOS: GRUPO COM – VIDA

NOME DOS PROFESSORES ORIENTADORES: DAIANA VIDAL SANTOS E ELIAS FIDELLES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA

Análise da quantidade de água existente em Olhos D´Água nos últimos cinco anos

 

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto justifica-se por observar que algumas regiões do país que nunca tinham sido atingidas pela seca, passam atualmente por uma grande crise hídricae que muitas pessoas enfrentam necessidades e dificuldades para lidar com este problema.

Segundo estudo da NASA, agência do Governo Federal dos Estados Unidos, que é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, a região sudeste do Brasil perdeu 56 trilhões de litros de água entre os anos de 2012 e 2015. Com a perda dessa quantidade de água a situação das regiões atingidas é preocupante tanto para pecuária, lavoura e seres humanos.

A localidade de Olhos d’Água pertence à zona rural da cidade de Taquara e tem alto índice de lavouras que são banhadas com as águas do rio dos Sinos e rio Rolante e a região também tem o maior banhado da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Este banhado tem a função atuar como esponjas que absorvem as águas das cheias e de reservatórios para as épocas da seca.

Ao observar estes dados, pensou-se em desenvolver uma pesquisa na comunidade escolar de Olhos D’Água, interior da cidade de Taquara/RS, para identificar se houve aumento ou redução de água na localidade nos últimos cinco anos e se os moradores estão contribuindo para esta redução ou aumento e como. Como base para o desenvolvimento desse levantamento de dados adquiriu-se o projeto COM – VIDA para ação, que visa investigar os problemas ambientais na escola e comunidade escolar e auxiliar na solução destes.

 

 

 

 

 

PROBLEMA: A quantidade de água existente em Olhos D’água reduziu ou aumentou nos últimos cinco anos? Por quê?

 

HIPÓTESES:

– Sim, porque não tem chovido nos últimos cinco anos na localidade de Olhos D´Água.

– Sim, porque aumentou as lavouras nos últimos cinco anos na localidade de Olhos D´Água.

– Sim, porque há uso inadequado com desperdício na localidade de Olhos D´Água.

– Sim, porque banhados e vertentes estão diminuindonos últimos cinco anos na localidade de Olhos D´Água.

– Não, porque tem chovido bastante e banhados e vertentes aumentaram nos últimos cinco anos na localidade de Olhos D´Água.

 

Objetivo geral:

– Verificar na localidade de Olhos D´Água se houve aumento ou redução das águas existentes nos últimos cinco anos e quais fatores contribuíram para este acontecimento.

 

Objetivos específicos:

– Levantar dados sobre a forma que a comunidade utiliza a água em sua residência;

– Orientar os moradores sobre a atual situação das águas na localidade de Olhos D’Água;

– Investigar com moradores o histórico da localidade sobre seu respectivo nome;

– Destacar ações importantes para conservação e melhoria da localidade;

– Informar a comunidade escolar com oficinassobre dados coletados através de pesquisas, entrevistas e questionários;

– Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.

 

 

 

PESQUISA TEÓRICA:

 

Segundo a reportagem da revista nova escola, no livro Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, o norte-americano Jared Diamond relata por que algumas civilizações deram certo e outras sucumbiram ao longo da história. Para ele, o uso da água e o superaquecimento global são questões que, caso não sejam solucionadas, podem destruir a nossa civilização. Com o foco nessa questão, a ONU criou a Década da Água (que vai de 2005 a 2015). Nesse período, deve haver uma concentração de esforços em reverter o quadro de deterioração do recurso no planeta. O fato é que já se diagnosticaram as causas do problema e as soluções são conhecidas, mas não há um consenso sobre como implementá-las.

Pedro Jacobi lista medidas que poderiam ser tomadas, como a fiscalização da exploração dos aquíferos, leis severas contra a poluição, reciclagem e aproveitamento de águas da chuva e controle do recurso usado na agricultura. Além disso, ele prega uma gestão de recursos hídricos participativa, integrada e descentralizada: “Temos de encontrar tempo para refletir e participar do debate sobre o fato de que até hoje a humanidade tem sido predatória e não pode mais ser assim, pois os recursos são finitos”.

Segundo o site toda matéria, a preservação dos rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida.

A distribuição da água pelo planeta não é regular, sendo que em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem. Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas.

A poluição da água, causada pelo crescimento populacional e pelo mau uso dos recursos hídricos, tem colocado em risco a qualidade da água superficial e subterrânea da Terra. Os agrotóxicos utilizados na agricultura contaminam os rios, o lençol freático e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças e ameaças aos animais aquáticos.

Segundo informação do Jornal NH, os banhados, historicamente, são espaços dizimados pelo homem, vistos por muitos, infelizmente, como grandes criadores de mosquito. Assim, se tornam depósitos de lixo ou acabam desconfigurados, aterrados e com a vegetação destruída. Dessa maneira, a área úmida, habitat de diversos animais e plantas, é vítima da ação do homem e deixa de cumprir seu papel natural em favor do próprio meio ambiente: atuar como esponjas que absorvem as águas das cheias e de reservatórios para as épocas da seca.

O papel do banhado na natureza é o de garantir a sobrevivência de seus ecossistemas vizinhos: quando ocorre uma seca o banhado fornece água ao rio, enquanto que nas cheias auxilia na retenção temporária do excesso d’água, desempenhando o papel de esponja natural. Os banhados são também muito ricos em matéria orgânica, em decorrência da decomposição de juncos e gramíneas. (Jornal Tribuna Rural, 12/12/2003).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA:

– O levantamento de informações e dados será realizado através de um questionário desenvolvido pelos alunos da COM-VIDA e distribuído a comunidade escolar local.

-Saídas de campo para mapeamento e análise dos locais em estudo.

– Entrevista com alguns moradores.

– Pesquisas de mapas (Google).

– Imagens de satélite e drone.

– Oficina de conscientização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA:

 

DATAS AÇÕES
05 DE JULHO APRESENTAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA.
02 DE AGOSTO CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO E DISTRIBUIÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS.
05 DE AGOSTO RECOLHIMENTO DO QUESTIONÁRIO E ANÁLISE
16 DE AGOSTO PESQUISA DE MAPAS NO GOOGLE, SAÍDA DE CAMPO E ENTREVISTA COM MORADORES.
23 DE AGOSTO OFICINA DE CONSUMO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR.
06 DE SETEMBRO SAIDA DE CAMPO PARA FOTOGRAFAR COM O AUXÍLIO DO DRONE.
13 DE SETEMBRO CONCLUSÃO DA PESQUISA.

 

 

RECURSOS: Para realizar a pesquisa será necessário o uso de computador, impressora, folhas de ofício, canetas,cópias digitalizadas, carro e drone.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

 

Espera-se que os moradores da localidade de Olhos D’Água se conscientizem para que nossa localidade permaneça com sua quantidade de água e reflitam sobre o que pode acontecer daqui alguns anos se os banhados e vertentes secarem, com uso inadequado em lavouras ou até mesmo o nível da água dos rios diminuírem e o que pode acontecer com descendentes dessas pessoas tendo que conviver sem água ou ate mesmo com toda a água poluída.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Acesso em: http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2015/05/especial/164907-vegetacao-nos-banhados-e-qualidade-da-agua-contra-a-poluicao.html; no dia 02 de agosto de 2016.

TUNDISI, José Galizia, acesso em:http://novaescola.org.br/ciencias/fundamentos/se-nao-cuidar-agua-ela-pode-acabar-potavel-recursos-naturais-586631.shtml?page=3; no dia 02 de agosto de 2016.

Acesso em: http://novaescola.org.br/ciencias/fundamentos/se-nao-cuidar-agua-ela-pode-acabar-potavel-recursos-naturais-586631.shtml?page=2; no dia 02 de agosto de 2016

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