Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa do Theóphilo Sauer

Neste mês de agosto, os alunos da COM VIDA do Colégio Municipal Theóphilo Sauer juntamente com professores da escola e equipe diretiva, escolheram qual seria o projeto do grupo.

PROJETODE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 

NOME DA ESCOLA: COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER

CIDADE: TAQUARA

TÍTULO DO TRABALHO: APROVEITAMENTO DE ESPAÇOS OCIOSOS NO THEÓPHILO

ALUNOS: GRUPO COM – VIDA

NOME DOS PROFESSORES ORIENTADORES: ADRIANO DOS SANTOS OLIVEIRA

 

TEMA

Otimizando e aproveitando os espaços ociosos no Colégio Municipal Theóphilo Sauer.

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto justifica-se por observar que algumas escolas do país sofrem por falta de espaços como salas, área verde e pátio. Locais na qual os professores poderiam utilizar para ministrarem suas aulas e terem momentos de lazer.

O colégio, por ser grande, possui a necessidade de utilizar melhor os espaços exteriores e interiores para otimizar seus atendimentos aos alunos e comunidade.

Ao observar este diagnóstico, que foi realizado pela Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) da escola, ficou constatado a necessidade de melhorar e aproveitar os espaços ociosos. Por isso justifica-se a importância deste projeto.

PROBLEMA: Como melhorar e aproveitar os espaços ociosos da escola?

 

HIPÓTESES:

– Desocupando locais com entulho.

– Utilizar aqueles espaços como espaços educativos.

– Formar parcerias com a comunidade e entidades para compra e mão de obra para realização de bem feitorias.

 

Objetivo geral:

– Propor utilização de espaços ociosos.

 

Objetivos específicos:

– Realizar pesquisa sobre como utilizar melhor os espaços ociosos;

– Conscientizar alunos da importância de cuidar dos espaços existentes;

– Orçar gastos e verificar disponibilidade de parceiros na realização de mudanças na prática;

– Destacar na mídia local a ajuda dos parceiros e alunos;

 

PESQUISA TEÓRICA:

 

Uma escola participativa e atraente é conhecida por seus espaços exteriores. Onde as estruturas devem ser seguras e que chame atenção do individuo que olha, ou seja, um lugar divertido. Dessa forma a equipe diretiva e professores em parceria com outros órgãos devem desenvolver projetos de manutenção, preservação e recuperação dos espaços exteriores da escola através de um curriculo alternativo.

Segundo Azambuja, “dar maior atenção às características sócio-físicas dos ambientes e às relações entre estes e a criança, garantindo a ela oportunidades de contato com espaços variados, tanto construídos pelo homem quanto naturais, é uma maneira de proporcionar à infância condições plenas de desenvolvimento, gerando a consciência de si e do entorno que são provenientes da riqueza experiencial”.

 

 

 

 

METODOLOGIA:

– O levantamento de informações e dados será realizado através de um questionário desenvolvido pelos alunos da COM-VIDA e distribuído a comunidade interna da escola.

– Entrevista com alguns alunos, professores, funcionários e direção.

– Oficina de conscientização.

CRONOGRAMA:

 

DATAS AÇÕES
02 DE AGOSTO Construção e aplicação do questionário.
09 DE AGOSTO Realização de pesquisa.
16 DE AGOSTO Planejamento e sondagem e metodologia..
23 DE AGOSTO Conscientizando os alunos na hora do recreio.
06 DE SETEMBRO Conclusão do projeto.

 

 

RECURSOS: Para realizar a pesquisa será necessário o uso de computador, impressora, folhas de ofício, canetas,cópias digitalizadas.

 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS:

 

Espera-se que a comunidade escolar seja beneficiada com o uso de todos espaços ociosos possíveis a fim de que a escola seja sempre um lugar agradável e favorável à aprendizagem.

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Realização:

Apoio: