Coletivo Educador Ambiental Regional

Iniciação científica — Lixo

TÍTULO: Degradação do meio ambiente

ALUNOS: Integrantes da Com-Vida da escola/ 5º ANO

PROFESSORA ORIENTADORA: Patrícia Rejane González Müller

TEMA: Lixo

JUSTIFICATIVA:

Em um debate juntamente com os alunos, conversamos sobre os problemas que degradam o meio ambiente; chegando a conclusão de que o principal problema é o lixo, pela falta de conscientização da população em geral que em grande maioria não tem a preocupação em separa o seu lixo para reciclar, nem tem cuidado onde descarta o mesmo; sendo na maioria em lugares inapropriados para descarte, sendo assim poluindo o meio ambiente.

PROBLEMA: Por que há tanto lixo no meio ambiente?

HIPÓTESES:

*As pessoas não respeitam o meio ambiente.

* Por causa do grande aumento da população.

* A falta de conscientização em separar e reciclar o lixo.

* Por descartarem o lixo em lugares inapropriados.

OBJETIVO: Identificar os principais problemas polui o meio ambiente e através de ações, procurar conscientizar os aluno e pais da importância de se preservar o meio ambiente.

REFERENCIAL TEÓRICO:

O lixo deixado em áreas públicas urbanas é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente. São resíduos difíceis de serem captados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio ambiente e cofres do Estado. Jogar lixo no chão pode ser compreendido como um comportamento anti- social, delituoso e anti- ambiental, caracterizando-se como um problema social. A Psicologia – Ambiental e Social – pode em muito contribuir para a compreensão das bases psicológicas dos comportamentos pró- ambientais e, entre estes, a destinação correta de resíduos sólidos. As pesquisas sobre descarte inadequado de lixo vêm ocorrendo no exterior há quase quatro décadas, principalmente sob o enfoque teórico da ciência do comportamento e normas sociais. No Brasil os estudos são quase inexistentes, pelo menos na perspectiva do comportamento do cidadão.

Cleide Maria de Sousa

METODOLOGIA:

*Pesquisa na internet sobre o crescimento populacional e descarte do lixo.

*Elaborar questionário para entrevistar para entrevistar os moradores da localidade e alunos da escola.

*Entrevistas e analises das entrevistas.

*Confecção de fanzines para serem distribuídos na mostra de trabalho da escola.

*Conclusão a partir de pesquisar e entrevistas.

CRONOGRAMA:

08/08—Debate sobre a degradação do meio ambiente, e seus principais causadores.

15/08 – Conversas para concluir as hipóteses e decoração do diário de pesquisa (desenho na capa)

22/08 – Elaboração do questionário para as entrevistas.

29/08 – Analise das entrevistas.

05/09 e 12/09 – Confecção do fanzine.

19/09 – Elaboração de dicas de prevenção e criação de um super  herói do meio ambiente.

23/09 – Pesquisas sobre crescimento populacional e descarte do lixo.

26/09 – Conclusão da pesquisa.

RECURSOS: internet, folhas de ofício e desenho, lápis borracha, lápis de cor, cola tesoura.

RESULTADO ESPERADOS: Descobrir a principal causa da degradação do meio ambiente e soluções de como solucionar o problema.

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: