Coletivo Educador Ambiental Regional

Relatório do Projeto de Pesquisa – EMEI Vovó Mathilde

Resumo: A E.M.E.I. Vovó Mathilde traz em sua proposta pedagógica o trabalho com a Horta Escolar (projeto em parceria com a SMECE), porém observamos que nos arredores dessa começaram a aparecer alguns animais peçonhentos e também que a horta estava desproporcional a faixa etária dos alunos. Por esse motivo iniciamos um projeto de pesquisa buscando respostas para solucionar nosso problema e que nos fizesse prosseguir com o esse projeto, pois partimos da ideia de que a escola é um espaço que proporciona aos educandos a aquisição de novas aprendizagens, a formação de hábitos e atitudes, sendo necessário estimular uma alimentação saudável e variada, promovendo um contato direto com o ambiente e com o solo.

Objetivo Geral: Disponibilizar uma horta escolar de fácil acesso e manejo aos alunos da escola.

Metodologia:

Os alunos da COM-VIDA, juntamente com as professoras realizaram um projeto de pesquisa sobre os problemas que estavam sendo enfrentados ao desenvolver as atividades de manutenção e plantio na Horta Escolar. Após o estudo realizado, percebeu-se a necessidade de construir uma nova horta.

Fizemos uma campanha para arrecadar o material necessário para a construção dos novos canteiros e quando juntamos o que precisava construímos o novo espaço, para que as crianças pudessem dar continuidade as atividades relacionadas ao projeto da Horta Escolar.

Material:

            Durante o desenvolvimento desse projeto de pesquisa utilizamos os seguintes materiais: caixas de verdura, tinta, terra para produção das hortaliças, pregos, mudas de hortaliças, material de jardinagem para a manutenção da horta, caderno, lápis de cor, hidrocor, giz de cera.

Resultados:

            Com base na pesquisa realizada percebeu-se a importância de ter uma Horta Escolar de fácil acesso e manipulação para as crianças, onde ocorre a integração entre as turmas e as professoras, despertando o interesse, a participação e a curiosidade de todos durante a construção da horta na escola, visando a preservação do ambiente, a sustentabilidade e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, auxiliando, assim, na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos no projeto, através de uma alimentação saudável e nutritiva com hortaliças cultivadas por elas e enriquecendo a merenda escolar a partir da produção das hortaliças.

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, porém é na infância o período mais importante, pois é neste momento que ocorre o estabelecimento de hábitos alimentares adequados, sendo que levarão esses para a vida adulta.

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: