Coletivo Educador Ambiental Regional

Compor e decompor

Pessoal hoje, mais do que nunca precisamos de encontrar formas alternativas para destinar corretamente os resíduos orgânicos gerados em nossas casas e escolas. Eu disse orgânicos, aqueles que provém da natureza e não sofrerem grandes transformações ou sínteses por processos industriais, ou seja, tudo aquilo que foi vivo. Produtos refinados, salvo raras exceções, também entram nesta lista. O método para reciclar estes materiais é a compostagem que pode assumir diversas formas como compostagem natural, vermicompostagem ou compostagem industrial.
Compostagem natural: os resíduos orgânicos se decompõe naturalmente num tempo que pode levar de 90 dias a um ano, dependendo do material. A decomposição é deixada por conta da natureza.
Vermicompostagem: a compostagem que é acelerada pela ação de minhocas em especial a Vermelha da califórnia que são capazes de decompor a maioria dos resíduos produzidos na cozinha em aproximadamente 45 dias. A decomposição é orientada e facilitada pelas minhocas.
Compostagem industrial é aquela feita com equipamentos que trituram misturam e aquecem os resíduos para acelerar o processo de decomposição por bactérias decompositoras que existem naturalmente nestes resíduos. Esta depende de equipamentos eletromecânicos.

A vermicompostagem é feita de diversas formas e vamos focar a nossa atividade na minhocasa, um dispositivo que facilita a nossa vida e a das minhocas. Uma série de informações adicionais vocês podem encontrar no fôlder da Embrapa neste link.
Boa sorte com as experiencias.

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: