Coletivo Educador Ambiental Regional

Iniciação científica — Lixo II

 

RESUMO

Em um debate juntamente com os alunos, conversamos sobre os problemas que degradam o meio ambiente, concluindo que o principal problema é o lixo, por falta de conhecimento ou consciência a maior da população não separa nem encaminha seus resíduos para reciclagem, além de não descartar adequadamente, colocando em lugares inadequados que acabam poluindo e degradando a natureza.

Em Taquara são recolhidos 26 toneladas de lixo por dia e deste total estima-se que somente 8% é encaminhado para empresas de reciclagem, o restante é levado para aterros sanitários onde é despejado em valas custando cerca de R$ 170,00 mil reais mensais aos cofres da Prefeitura ( neste valor está incluso o trabalho da usina, as coletas convencional e seletiva, o transporte e destino final do rejeito).

O lixo produzido é encaminhado a Usina de Moquém onde é selecionado, é recebido cerca de 800 toneladas de resíduos ao mês, mas apenas 7,5% são reaproveitados, isto representa 60 toneladas do total, o restante segue para o aterro sanitário . Se houvesse cuidados por parte da população em relação à separação do lixo seco e orgânico acreditasse que haveria uma redução de até 70% de materiais para os aterros. Pois cada morador gera aproximadamente 12 quilos de lixo ao mês,vemos cenas de lixo amontoados em terrenos baldios, margem de rios e estradas demonstrando o descaso das pessoas com o próprio lixo produzido.  As cidades de todo mundo geram toneladas de resíduos sólidos, podendo aumentar ainda mais nos próximos anos trazendo sérias consequências para o meio ambiente e saúde da população mundial. Então é necessário um maior engajamento da população para a problemática do lixo ser amenizada, tomando conhecimento dos riscos e da dimensão do problema.

CONCLUSÃO

Após tomar conhecimento da dimensão do lixo em âmbito local e mundial e discutir amplamente em sala de aula, concluímos que é preciso ocorrer uma conscientização maior por parte da população quanto à separação do lixo doméstico, para evitarmos uma crise futura em relação aos recursos naturais que poderão ser comprometidos devido ao descarte inadequados dos diferentes tipos de lixos produzidos pelas pessoas diariamente.

 

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: