Coletivo Educador Ambiental Regional

Projeto de Pesquisa do CM Theóphilo Sauer

PROJETODE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME DA ESCOLA: COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
CIDADE: TAQUARA
TÍTULO DO TRABALHO: APROVEITAMENTO DE ESPAÇOS OCIOSOS NO COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
ALUNOS: GRUPO COM – VIDA
NOME DO PROFESSOR E ORIENTADOR: ADRIANO DOS SANTOS OLIVEIRA

TEMA
Otimizando e aproveitando os espaços ociosos no Colégio Municipal Theóphilo Sauer.

JUSTIFICATIVA:
O presente projeto justifica-se por observar que algumas escolas do país sofrem por falta de espaços como salas, área verde e pátio. Locais na qual os professores poderiam utilizar para ministrarem suas aulas e terem momentos de lazer.
O colégio, por ser grande, possui a necessidade de utilizar melhor os espaços exteriores e interiores para otimizar seus atendimentos aos alunos e comunidade.
Ao observar este diagnóstico, que foi realizado pela Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) da escola, ficou constatado a necessidade de melhorar e aproveitar os espaços ociosos. Por isso justifica-se a importância deste projeto.
PROBLEMA: Como melhorar e aproveitar os espaços ociosos da escola?

HIPÓTESES:
– Desocupando locais com entulho.
– Utilizar espaços ociosos como espaços educativos.
– Formar parcerias com a comunidade e entidades para compra e mão de obra para realização de bem feitorias.

Objetivo geral:
– Propor utilização de espaços ociosos.

Objetivos específicos:
– Realizar pesquisa sobre como utilizar melhor os espaços ociosos;
– Conscientizar alunos da importância de cuidar dos espaços existentes;
– Orçar gastos e verificar disponibilidade de parceiros na realização de mudanças na prática;
– Destacar na mídia local a ajuda dos parceiros e alunos;

PESQUISA TEÓRICA:
Uma escola participativa e atraente é conhecida por seus espaços exteriores. Onde as estruturas devem ser seguras e que chame atenção do individuo que olha, ou seja, um lugar divertido. Dessa forma a equipe diretiva e professores em parceria com outros órgãos devem desenvolver projetos de manutenção, preservação e recuperação dos espaços exteriores da escola através de um curriculo alternativo.
Segundo Azambuja, “dar maior atenção às características sócio-físicas dos ambientes e às relações entre estes e a criança, garantindo a ela oportunidades de contato com espaços variados, tanto construídos pelo homem quanto naturais, é uma maneira de proporcionar à infância condições plenas de desenvolvimento, gerando a consciência de si e do entorno que são provenientes da riqueza experiencial”.

METODOLOGIA:
– O levantamento de informações e dados será realizado através de um questionário desenvolvido pelos alunos da COM-VIDA e distribuído a comunidade interna da escola.
– Entrevista com alguns alunos, professores, funcionários e direção.
– Oficina de conscientização.

CRONOGRAMA:
DATAS AÇÕES
02 DE AGOSTO Construção e aplicação do questionário.
16 DE AGOSTO Realização de pesquisa.
23 DE AGOSTO Planejamento e sondagem e metodologia..
27 DE SETEMBRO Conscientizando os alunos na hora do recreio.
04 DE OUTUBRO Conclusão do projeto.

RECURSOS: Para realizar a pesquisa será necessário o uso de computador, impressora, folhas de ofício, canetas,cópias digitalizadas.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a comunidade escolar seja beneficiada com o uso de todos espaços ociosos possíveis a fim de que a escola seja sempre um lugar agradável e favorável à aprendizagem.

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Realização:

Apoio: