Coletivo Educador Ambiental Regional

Relatório Projeto de Pesquisa

RELATÓRIO DE PESQUISA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO MARTINI

 

 

 

 

FRUTA E SALADA: PORQUE MUITAS CRIANÇAS NÃO COMEM?

 

 

 

 

ALUNOS:

Aline Ferreira Hilário da Silva – 5º ano

Anderson Brittes da Silva – 5º ano

Deison Wesley Petersen Martins da Silva – 3º ano

Iuri Demie Gomes – 5º ano

Ketlyn Eduarda Tedesco – 4º ano

Micael Prestes da Silva – 5º ano

Lucas Weschenfelder – 3º ano

Pedro Isaias Saldanha da Silva – 5º ano

Renata Meri de Oliveira – 4º ano

 

PROFESSORA ORIENTADORA: Camila Neves da Rosa Baptista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAQUARA, OUTUBRO DE 2016.

Resumo: Conforme a Agenda 21 Escolar, um dos problemas diagnosticados dentro da realidade em que a escola se encontra, se enquadra no tema hábitos alimentares, visto que ao observar, que quando são oferecidas frutas e salada na merenda muitas crianças não comem. Então vimos à importância de conhecer o real motivo que faz com que não comam, para que todos possam passar a ter hábitos alimentares mais saudáveis, pois ao ter uma alimentação saudável e equilibrada, consequentemente terão melhor qualidade de vida, prevenindo doenças.

“Porque muitas crianças não têm o hábito de comer fruta e salada?”, é a questão norteadora do trabalho, onde foram definidas as seguintes hipóteses: Porque os pais não incentivam; Porque não tem o hábito de comer no dia-a-dia; Porque não tem horta em casa; Porque nunca experimentaram.

Foram realizadas entrevistas com os alunos da escola e foram enviados questionários para as famílias para base da pesquisa.

O objetivo da pesquisa realizada foi descobrir o porquê que muitas crianças não comem fruta e salada quando lhe é oferecido, para a partir do resultado realizarmos ações que venham incentivar uma alimentação mais saudável, o que também já está previsto na nossa agenda 21 escolar, com atividades relacionadas a horta.

 

Objetivo geral: Descobrir o porquê que muitas crianças não comem fruta e salada, para encontrar meios de incentivá-los a comer, para que tenham boa saúde, não fiquem doentes com facilidade e cresçam saudáveis.

 

Metodologia: A pesquisa realizada se baseou em bibliografias que tratam do assunto alimentação saudável e também através de entrevistas e questionários para conhecer a realizada vivenciada de acordo com a pergunta norteadora da pesquisa.

A entrevista e o questionário foram elaborados com os alunos da COM-VIDA, sendo que as entrevistas foram realizadas com os alunos da escola e o questionário foi enviado para casa para ser respondido por pais ou responsáveis. Parte da entrevista foi realizada pela professora responsável pela pesquisa, e outras foram feitas por alguns alunos da COM-VIDA. E também foi realizada entrevista com a merendeira da escola.

 

Material: No desenvolvimento deste projeto de pesquisa os materiais utilizados foram livros e revistas da biblioteca escolar, folha de ofício, impressora, lápis, caneta, computador e gráficos sobre os resultados.

 

Resultado: Foram analisadas as entrevistas realizadas com os alunos e os questionários enviados para as famílias, e a partir destes foram construídos gráficos, para concluir se as hipóteses levantadas inicialmente estavam corretas. Foi visto que, as hipóteses não estavam corretas, pois através do questionário pode-se ver que os pais incentivam seus filhos a terem uma alimentação saudável; que a maioria come salada e fruta no dia-a-dia; e que também muitos tem horta em casa. E a partir da entrevista foi visto que, a maioria experimenta frutas e saladas, mas não gosta. Então pode-se chegar as seguintes conclusões: a maioria das crianças tem preferência por frutas, o que foi observado também em entrevista realizada com a merendeira; e que os alunos que não comem fruta e salada, na maioria, experimentaram, mas não gostaram.

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: