Coletivo Educador Ambiental Regional

Rio do Nosso Bairro – EMEF Arlindo Martini – (ODS 6 e 14)

No decorrer dos dias 17 de março a 04 de abril, todas as turmas da nossa escola (da pré-escola ao 5º ano) se empenharam em realizar atividades voltadas à proposta do RIO DO NOSSO BAIRRO, cada uma em sua sala de aula, onde realizaram trabalhos muito ricos e de acordo com o objetivo desta programação, aprendendo um pouco mais sobre os rios e arroios do município de Taquara.
O grupo do COM-VIDA, organizou um mural informativo sobre a hidrografia do município (arroios e rios), destacando “Os Arroios que temos” com alguns impactos ambientais que os mesmos sofreram e “Os Arroios que queremos” como seria o rio ideal, com o objetivo de toda comunidade escolar ter mais conhecimento sobre esse assunto, assim como os visitantes que chegam à escola.
As turmas realizaram atividades diversas, com a professora regente a e a professora de hora atividade, assistiram a vídeos sobre os nossos rios, apresentações de Power Point, conversaram sobre a realidade dos mesmos e a importância destes, visando à conscientização da preservação dos rios.
A turma do pré ainda ouviu a história “Chi, o pingo de chuva viajante”, com o auxílio de fantoches”. Confeccionaram cartaz com gotinhas, sobre as utilidades da água; assistiram vídeos educativos sobre o ciclo da água, sobre o não desperdício, observaram fotos sobre os problemas encontrados nos rios do nosso município e construíram um cartaz coletivo “Vamos preservar os rios da nossa cidade!”.
A turma do 1º ano trabalhou sobre os cuidados com a água e construiu um cartaz informativo “Cuidemos de cada gota de Água” e assistiu ao vídeo “Luna-como a água vira chuva?”
As turmas do 2º e 3º ano trabalharam sobre a utilidade do Rio para a natureza, descobriram maneiras de como a água chega nas suas casas, construíram acrósticos sobre o rio e ilustraram figuras representando o Rio dos Sinos, descaram a importância da água para o corpo humano e também confeccionaram cartazes “Preserve a água do planeta”.
A turma do Pré também confeccionou cartaz, representando o RIO QUE TEMOS e o RIO QUE QUEREMOS. Os cartazes foram expostos nas salas de aula e no mural da escola.
Os alunos do 4º e 5º ano ainda realizaram produção textual sobre a importância e utilidades do rio, leitura de textos sobre Rio dos Sinos e Rio Paranhana e estudaram o conceito de hidrografia através de textos, imagens e desenho. Tudo com diálogos dirigidos, visando sensibilizar as pessoas a terem atitudes que ajudem na preservação ambiental.
Ao observar o que foi realizado, acreditamos que nossa escola atingiu o objetivo desta Açõa tão importante, pois todos os alunos passaram a conhecer um pouco mais da hidrografia do nosso município e sua importância para cada um de nós. Apesar de não termos nenhum rio em nossa localidade, entenderam que os rios são muito importantes, e que eles devem ser bem cuidados, para o bem de todos, para conservação da vida e das espécies que vivem nestes locais.

Encontro1 (6)

Água (5)

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: