Coletivo Educador Ambiental Regional

Arlindo Martini e os rios do Município – Rio do nosso Bairro

Como o COM – VIDA de nossa escola ainda está em formação às atividades realizadas sobre o “Rio do nosso Bairro” foram realizadas com todas as turmas da escola, envolvendo alunos do pré, 1°, 2°, 3º, 4º e 5º ano, onde cada professora dentro da sua proposta de trabalho realizou alguma atividade que desenvolvesse a conscientização da importância dos rios e também sobre sua preservação.

Na turma do pré a professora iniciou a atividade contando uma história que falava de um rio, que tinha por título “Não afunde no lixo!”. A

O Rio que queremos
O Rio que queremos

seguir realizou uma roda de conversa sobre a história e a partir daí dirigiu a conversa para a importância dos rios e falou o nome de um dos rios presentes em nosso município. Então confeccionaram um cartaz coletivo com tinta e desenhos parabenizando o Rio dos Sinos. Cada aluno também realizou um trabalho com colagens e figuras geométricas para representar o rio, onde colaram papel crepom para ser o rio e fizeram peixinhos com formas geométricas para colar no mesmo.

As turmas do 1º e 2º ano são multisseriadas, e a professora trabalhou sobre a questão da preservação dos rios e o problema da poluição, onde no momento inicial realizou uma rodinha de conversa para falar sobre os assuntos citados anteriormente e em seguida fizeram desenhos diferenciando o rio limpo do rio poluído.

A turma do 3º ano iniciou seu trabalho com uma roda de conversa onde no momento inicial a professora relatou o passeio que realizou com a turma do 5º ano, onde conheceu o Rio Padilha e o Rio da Ilha. Falou ainda sobre a importância da mata ciliar e  porquê devemos cuidar do nosso rio, sendo que o nosso município é privilegiado, pois o mesmo abrange cinco rios. Fizeram um debate sobre o assunto iniciado pela professora e depois em grupos construíram cartazes sobre as diferenças e as consequências de um rio poluído e um rio cuidado.

Preservação dos Rios
Cartaz sobre Preservação dos Rios

A turma do 4º ano primeiramente trabalhou com a leitura, debate e interpretação, em dias diferenciados, dos textos “Rio dos Sinos” e “Rio Paranhana”. Após o conhecimento adquirido sobre esses dois rios pertencentes ao nosso município, os alunos confeccionaram um cartaz coletivo representando o rio e o que existe em suas margens.

A turma do 5º ano realizou um passeio à localidade de Padilha, que foi proporcionado através da programação da 3ª Jornada “Pelo Rio do Nosso Bairro”, onde conheceram o COM –VIDA da E. M. E. F. Júlio Maurer, que apresentaram o trabalho que realizaram no ano passado sobre o Rio Padilha que atravessa essa comunidade. Os alunos também conheceram o Rio Padilha aprendendo sobre a importância da mata ciliar, da biodiversidade presente neste local, a importância de se cuidar dos rios e do que existe a sua volta. Realizaram ainda o plantio de mudas de árvores nas margens do rio. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Rio da Ilha, e no trajeto de ida e volta, também passaram pelo Rio dos Sinos, tendo então a oportunidade neste dia de passar por três dos cinco rios do município.

Os alunos da turma do 5º ano apresentaram o que aprenderam nesse passeio numa Hora Cívica realizada com as demais turmas da escola.

A poluição dos rios e suas consequências
A poluição dos rios e suas consequências

Em sala de aula realizaram uma produção textual individual a partir do passeio realizado. Também construíram um texto coletivo sobre a importância dos cinco rios existentes em Taquara, e para finalizar as atividades voltadas ao “Rio do nosso Bairro”, confeccionaram cartazes com mensagens e desenhos referentes à importância da preservação dos rios.

Os trabalhos realizados por todas as turmas foram expostos no mural e/ou corredor da escola para conscientização dos alunos sobre cada assunto trabalhado em cada turma referente as bacias hídricas do nosso município.

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: