Coletivo Educador Ambiental Regional

Diagnóstico e oficinas do futuro: pedras no caminho e árvore dos sonhos da Júlio Maurer – (ODS 4 e 11 e 17)

Iniciamos a formação do COM-VIDA   com explicação do que seria a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. Após a conversa, os alunos observaram as dependências da escola e seus arredores para mapear os principais problemas ambientais e estéticos da mesma.

Os alunos apontaram as demandas que acharam interessantes trabalhar durante o ano de 2019.

O grupo confeccionou uma árvore dos sonhos, onde colocaram seus desejos para melhoria da escola, relacionados à: estética, consumo e produção responsável e cuidados com o meio ambiente em geral.

Estes problemas foram levados para a oficina de futuro Pedras no Caminho, onde foi citado:

  • Bebedouros com vazamento;
  • Excesso de lixo jogado no pátio;
  • Lixo orgânico e inorgânico misturados no pátio da escola e no refeitório;
  • paredes sujas
  • computadores estragados
  • Pátio sem jardim
  • Pátio sem canteiros de chás
  • vidros quebrados
  • goteiras e buracos no forro
  • pátio sem pinturas de amarelinhas para as crianças brincarem

Dentro deste contexto na oficina Árvore dos sonhos, foi citado então como gostariam que fosse:

  • paredes limpas e pintadas
  • bebedouros mais sustentáveis
  • mais computadores funcionando
  • vidros novos
  • Jardim florido no pátio da escola
  • Canteiros de chás
  • conserto do forro e telhado
  • Mais lixeiras no pátio da escola
  • Lixeiras no refeitório com a separação adequado dos resíduos
  • Pintar o espaço com amarelinhas

Foram escolhidos três problemas como prioridade para resolver:

  • pintar as paredes
  • Fazer um jardim
  • Fazer um canteiro de chás
Confecção arvores do sonhos e pedras no caminho
Sonhos e pedras

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: