Coletivo Educador Ambiental Regional

Agenda 21: BIODIVERSIDADE – Ação “Pente Fino” no pátio da escola – Parte 1

“O desconhecimento da Natureza gera ações predatórias cujas conseqüências muitas vezes podem ser irreversíveis, […] Daí a importância da Educação Ambiental estar presente na vida do ser humano desde muito cedo.” VICTORINO
A Constituição Federal de 1988, reconhecendo essa importância, dá à sociedade brasileira o direito fundamental à educação ambiental nos termos dos artigos 205 e 225. No inciso VI do artigo 225. Esse documento permite ao Poder Público, por meio da educação ambiental, criar condições para a coletividade de defender e proteger o meio ambiente para todas gerações. Referente a isso o MEC instituiu a Portaria 678, que diz respeito a inserção da Educação Ambiental nos sistemas de ensino em todas as instâncias, níveis e modalidades, permeando todo o currículo, visando atender às demandas do cotidiano “numa visão ampla da educação e sem a criação de matérias e disciplinas específicas,” (PEDRINI, 2008 apud Victorino).
Assim reconhecendo a importância de abordar e trabalhar questões ambientais na escola, dentro do Programa mais Educação foi incluído um espaço para essa finalidade. Dessa forma, semanalmente ou quinzenalmente, conforme a disponibilidade tanto da professora quanto dos alunos que fazem parte da COM-VIDA, juntamente com os do Programa Mais Educação, realizam atividades voltadas as questões ambientais. Essas atividades incluem a limpeza dos canteiros da horta, limpeza e revitalização de floreiras, recolhimento e separação de resíduos encontrados no pátio da escola, reutilização de alguns resíduos (potes, tubos, madeiras, canos, etc) e fotografias, entre outras coisas.
Temas ambientais, sociais e éticos que envolvem a questão dos resíduos, preservação do meio ambiente, cuidados com o espaço escolar são discutidos e trabalhados durante e após o desenvolvimento das atividades.
Em algumas situações são confeccionados panfletos informativos, os quais são distribuídos pelos alunos da COM-VIDA, aos demais colegas, professores e funcionários da escola.O material que sobra é deixado na secretaria da escola para ser distibuído a outras pessoas que ali compareçam, por algum motivo.
É assim que a gurizada da COM-VIDA se movimenta na escola EMEL!
Dessa vez eles promoveram uma “ação pente fino” no pátio da escola. Já haviam realizado a limpeza em outra oportunidade e agora passaram para verificar se houve melhoras com relação aos resíduos que eram deixados espalhados pelo pátio, inclusive nas floreiras e canteiros. Além disso, colocaram placas de aviso para manutenção da limpeza.

Fonte: teresinha victorino Victorino às 11:17 AM em http://terevictorino-ea.blogspot.com.br/2011/08/horta-escolar-como-instrumento-de.html

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