Coletivo Educador Ambiental Regional

Dezessete de Abril e o Arroio Tucanos

Entre os dias 17 de março e 01 de abril a Escola Municipal de Ensino Fundamental 17 de Abril, em parceria com a COM-VIDA, realizou diversas atividades com o objetivo de desenvolver a consciência hídrica de seus alunos.

14
Hora cívica que encerrou os trabalhos realizados pelas séries iniciais
2
Aula expositiva nas margens do Arroio Tucanos

As séries iniciais (Pré ao 5º ano) desenvolveram diversas atividades de pesquisa e realização de trabalhos individuais e em grupo que culminou em uma hora cívica com o objetivo de socializar o conhecimento e a preocupação com o assunto.

Já os 6º anos, na disciplina de História, fizeram uma relação entre a Pré-História (Paleolítico / Neolítico)  e a atualidade, identificando a importância dos rios para o desenvolvimento das sociedades.

 

 

4
Integrantes da COM-VIDA participando da reposição da mata ciliar no Rio Rolante
9
Trabalho realizado pelos alunos do 6º ano em parceria com a COM-VIDA

A COM-VIDA em uma saída de campo, no dia 23 de março, visitou a EMEF Antônio Martins Rangel, onde tiveram uma recepção calorosa e uma aula expositiva sobre educação ambiental,  coordenada pela professora Sabrina Amaral.

Ainda neste dia visitaram as margens do Rio Rolante onde participaram de plantação de mudas com o objetivo de conscientizar os demais educandos da necessidade da recomposição da mata ciliar de nossos Rios.

 

 

13
Alunos do 6º ano na disciplina de História fazendo uma relação entre a Pré-História e o Projeto Rio do Nosso Bairro
3
COM-VIDA nas margens do Arroio Tucanos

Além dessas atividades os integrantes da COM-VIDA  visitaram o Arroio Tucanos, com a finalidade de fotografar e identificar problemas que podem ser evitados a partir de uma conscientização da população.

 

 

 

 

10
Identificando no mapa a localização do Arroio Tucanos

 

Posteriormente foi socializado as preocupações com os demais alunos da escola, falando do Rio do Nosso Bairro, tendo como base o filme “Caminho das Águas”, estimulando e sensibilizando a comunidade escolar, a refletir a respeito da responsabilidade  e participação como cidadãos, levando-os a desenvolver além de uma preocupação em relação às questões ambientais, uma preocupação também com a qualidade de vida de todos.

 

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: