Coletivo Educador Ambiental Regional

Trabalho de Pesquisa

Porquê tem lixo no arroio?

Nome da escola: EMEF DONA LEOPOLDINA

Taquara-RS

Profª: Karen Amanda dos Santos

Membro CEA: Solange Teresinha da Silva

Nome dos alunos:

Adriano G. de Oliveira

Camile R. Pedroso

Cíntia T. S. Becker

Cláudia F. Henrich

Érik F. de O. Fedrigo

Gabriela de A. Moreira

João Vítor F. Teixeira

Miguel E. Blumm da Silva

Raniel I. da Silva

Rian T. V. da Silva

Tema:

Lixo no arroio

 

Justificativa

A turma da COM-VIDA, ao ver o lixo no arroio, procura soluções para resolver o problema, como; conscientizar a escola e a comunidade.

 

Problema:

Buscar soluções para conter o acúmulo de lixo nas margens do arroio, para impedir que este lixo chegue até aos nossos rios.

 

Hipótese:

  • As pessoas vão jogando papéis no chão, e as águas da chuva vão levando o lixo para o arroio.
  • Tem muito cachorro nas ruas, rasgando os sacos de lixo.
  • Pessoas jogam sacolas com lixo no arroio ao invés de largarem nas lixeiras.
  • O caminhão do lixo passa apenas uma vez por semana.

 

Objetivos:

Realizar campanhas educativas, como distribuir fanzines, fazer cartazes, colocar placas no arroio, visitar as casas e sensibilizar a comunidade para a importância de cuidar do lixo e dar a ele um lugar apropriado.

 

Metodologia:

  • Conversar com os alunos das outras turmas, para mostrar o problema e buscar ajuda para solucionarmos o problema.
  • Confeccionar cartazes, informando as condições do arroio e como queremos deixá-lo limpo.
  • Distribuição de fanzines para a comunidade.
  • Colocar placas informando para não colocar lixo no arroio.
  • Visitar as casas e mostrar o trabalho que está sendo realizado.
  • Fazer visitas periódicas ao arroio, para vermos se estamos tendo resultado positivo.
  • Registrar tudo com fotos e anotações.

Cronograma:

  • Visita ao arroio, 06/07/16, 1 hora
  • Divulgar trabalho nas turmas, 09/08/16, 30m
  • Distribuição de fanzines para as turmas, 09/08/16, 30m
  • Colocação da placa no arroio, 10/08/16 30m
  • Visitar as casas e distribuir fanzines, 09/08/16, 1 hora
  • Visitas periódicas ao arroio, 17 e 24/08/16

Recursos:

  • Ajuda dos alunos para a construção das placas.
  • Utilização de materiais da escola para a confecção de cartazes e fanzines.

Resultados esperados:

  • A conscientização do problema.
  • Arroio limpo.
  • Divulgação do projeto para que a comunidade ajude a manter nossos arroios limpos.
  • A comunidade colocar o lixo nas lixeiras, nos dias de coleta..

Referências:

Folder: Resíduos sólidos. Programa de Educação Ambiental-PRÓ-SINOS.

Niemayer Mark- Água – a essência da vida em suas múltiplas formas, Ed. Publifolha

 

Anexos:

Fotos

Lixo nas margens do Arroio Morro da Pedra.
Lixo nas margens do Arroio Morro da Pedra.
Alunos recolhendo o lixo do arroio.
Alunos recolhendo o lixo do arroio.
Confeccionaram cartazes, placas e fanzines.
Confeccionaram cartazes, placas e fanzines.
Distribuíram fanzines, para as turmas.
Distribuíram fanzines, para as turmas.
Distribuíram fanzines para a comunidade.
Distribuíram fanzines para a comunidade.
Apresentando o projeto para a comunidade.
Apresentando o projeto para a comunidade.
Fanzine parte da frente.
Fanzine parte da frente.
Fanzine.
Fanzine.

IMG_5035

Deixar uma Resposta

Realização:

Apoio: