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Coletivo Educador Ambiental Regional

Plano de Pesquisa sobre Resíduos Sólidos do Alípio

E.M.E.F. Dr Alípio Alfredo Sperb

Taquara

O que fazer com os resíduos do Alípio?

Professora Melissa Vilches Pires

Tema: Resíduos sólidos da escola

Justificativa: Os alunos diariamente convivem com resíduos dispostos de maneira irregular no seu bairro e em alguns casos dentro da própria escola. Diante disto os alunos resolveram investigar a origem dos resíduos, a forma de descarte e para onde vai. Diante disto os alunos se questionaram se com a produção cada vez maior de produtos não aumenta a quantidade de resíduos também.

Problema: O que é possível fazer dentro da escola para melhorar a questão dos resíduos?

Hipótese:

  1. Diminuir o consumo de produtos que possuam muita embalagem
  2. Reutilizar alguns resíduos na forma de artesanato
  3. Separar de forma correta os resíduos e encaminhá-los para a coleta seletiva e futura reciclagem

Objetivo: Gerenciar de forma correta os resíduos da escola.

Pesquisa teórica:

Conforme Mandarino (2002) a industrialização, o consumo e o lixo são questões diretamente ligadas. Toda produção, seja ela industrial ou domiciliar, estimula o consumo que acarreta em algum momento o descarte e a transformação da matéria em lixo. Bidoni (1999) já atribuia ao aumento da geração de resíduos nas áreas urbanas o aumento do poder aquisitivo das populações. Justifica ainda, que grande parte da migração da população da área rural para os centros urbanos ocorre, dentre outros fatores, ao usufruto de melhores serviços públicos como saúde e educação. Dentro desse contexto deve-se definir o que é lixo e o que é resíduo. Segundo Zanetti (2003) o conceito de resíduo é diferente de lixo, o “lixo” é um termo que dá sentido a algo que precisa ser jogado bem longe e de preferência o mais rápido possível. Já o resíduo, essa relação muda, porque as pessoas associam o termo de resíduos às questões de reutilização e reciclagem de diversos tipos de materiais que foram descartados.

Uma alternativa viável para a sustentabilidade da existência humana seria a gestão de resíduos sólidos, que proporcionaria uma melhor qualidade de vida para a população uma vez que abrange atividades referentes à tomadas de decisões estratégicas à organização desse setor, envolvendo instituições, políticas, instrumentos e meios. Para José Silva Quintas, quando uma problemática for trabalhada dentro da educação ambiental ganha uma nova abordagem, que está na contestação do consumismo e do desperdício, com ênfase na ação individual por meio dos três R (reduzir, reutilizar e reciclar), até aquela que toma esta problemática como conseqüência de um determinado tipo de relação sociedade – natureza, histórica e socialmente construída, analisa desde as causas da sua existência até a destinação final do resíduo e, ainda, busca a construção coletiva de modos de compreendê-la e superá-la.

BIDONE, F.R.; POVINELLI, J. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC-USP, 1999

MANDARINO, A. Produção crescente de resíduos sólidos: pode ser sustentável esse processo? Rio de Janeiro, Garamond, 2002, pp. 213-224

QUINTAS, J.S. Educação ambiental e sustentabilidade. Brasília: IBAMA, 2003. (doc. Mimeo).

ZANETTI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos e Sustentabilidade: Um estudo de caso sobre o sistema de gestão de Porto Alegre/RS.2003. 176 p. Tese de Doutorado em Política e Gestão ambiental. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

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